Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

28 de julho de 2007

Textos para reflexão

O HOMEM E O BOSQUE

 
Um lenhador, tendo perdido o cabo de seu machado, entrou certo dia na floresta e em tom de humildade, pediu-lhe que deixasse cortar um galho de árvore a fim de confeccionar outro para a sua ferramenta, prometendo em troca só devastar outras florestas.
Respeitaria ali, assim se obrigava, os antigos robles cuja vetuzes era tão respeitada pelo povo, não tocaria no pinho esguio e resinoso que fazia o encanto dos olhos, assim como respeitaria todas as demais plantas.
Deu-lhe a floresta o galho pedido; o lenhador no mesmo instante despojou-o da casca, rapidamente preparou o novo cabo e ajeitou-lhe na ponta o machado.
A seguir, o miserável, vibrando a arma renovada, pôs-se a cortar impiedosamente ciprestes, robles, louros e teixos, sem nada respeitar. E cada tronco que se abatia ao solo, doridamente gemia:
- Ah, fomos nós, desditosos, que lhe fornecemos os meios para nos abater!
A fábula explica a moral que no mundo, geralmente, paga-se o benefício recebido com fria ingratidão.


PENSAMENTOS:
A ingratidão é um direito do qual não se deve fazer uso. ( Machado de Assis)
A ingratidão não passa de uma prova para seu aperfeiçoamento. ( Mônica Bonfiglio )
A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos. ( johann Goethe )
Não dês a ninguém aquilo que te peça, mas aquilo que achas que necessita; e suporta logo a ingratidão. ( Miguel de Unamuno )



A FORMIGA E A POMBA



Uma formiga foi à margem do rio para beber água, e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha, e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga, subiu na folha, e flutuou com segurança até a margem.
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros, veio por baixo da árvore, e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo.
A formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha, e isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.

Moral: O grato de coração sempre encontrará oportunidades para mostrar sua gratidão. (Esopo)

18 comentários:

  1. Fiquei encantada em ler esses artigos,meu nome é Eliane,sou estudante de Pedagogia.Moro no Pará.
    E que bom seria se todos procurassem na net coisas interessante para seu proprio ego, e nao apenas futilidades.
    Continuem com seus textos,pois enchem de virtude a vida de muitos quando os leem.Parabens

    ResponderExcluir
  2. Sou professor de ensino fundamental e médio, não só leio como faço debates com meus alunos partindo de textos como estes, isso enriquece muito nossas aulas e uda consideravelmente a mentalidade da turma, levando-os a auto-critica e a reflexão. ser sábio. parabens pelas pessoas que utiliza a net para este fim nós estamos contribuindo com a educação de odo geral e global.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Milda, sou professora de Língua Portuguesa e atualmente estou Gestora da escola onde trabalho(EEEFM de Tessalonica, município de Irituia-Pará), estou encantada com tantos textos bons de se trabalhar com E.Fundamental. Gosto muito de ler textos reflexivos e fábulas com meus alunos pois eles nos fazem pensar melhor, ser mais humanos.
    Que bom saber que essa ferramenta(internet) está sendo utilizada para fins tão enriquecedor de aprendizado.Parabéns para todos nós(os que escrevem e os que leem)

    ResponderExcluir
  4. Sou professora de 5º ano em Natal e estou à procura de mais textos reflexivos, pois resolvi ir por aí como mais uma tentativa de sensibilização da turma que é difícil por inúmeras razões extra escola. Tem mais? agradeço e posteriormente posso lhe enviar alguns. Lucineide

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucineide

    Eu gosto muito de textos para reflexão, mas aqui no Paraná a orientação é para um Ensino Religioso a partir da História das Religiões. É uma pena, porque nossos alunos estao necessitando tanto de valores. Este ano deixei 9 turmas de Ensino Religioso, porque a disciplina não pode ser avaliada com notas, imagine a valorização que os alunos dão ao professor, e também deixei porque peguei aulas de Inglês. Como nenhuma das disciplinas têm livro para o aluno, eu não estava dando conta de preparar as aulas. Ultimamente estamos em final de bimestre, com reposições aos sábados e dias de recesso. Nosso bimestre só termina dia 22 de dezembro. Estão comentando sobre reniões pedagógicas aos domingo, o que eu considero um abuso. Portando está muito difícil de preparar textos. Quem sabe no início do ano...

    Obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  6. gostei todos eles são lição de vida

    ResponderExcluir
  7. Sou presidente da minha turma e precisso de um texto de reflexão,sobre melhoria da sala.Pois minha sala encontra-se ensuportavél!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa de procurar uma melhora, isso demonstra liderança e boa vontade. Tenho alguns textos que talvez possam lhe ajudar. Entre neste blog em categorias: valores, valoresI, valoresII e valores III ou copie os links abaixo no seu navegador e entre nas páginas.

    http://piquiri.blogspot.com/search/label/Valores
    http://piquiri.blogspot.com/search/label/Valores%20-%20I
    http://piquiri.blogspot.com/search/label/Valores%20-%20II
    http://piquiri.blogspot.com/search/label/Valores%20-%20III

    ResponderExcluir
  9. CONTINUAÇÃO:

    Você também pode tirar alguma sugestão da página abaixo:
    http://piquiri.blogspot.com/2007/02/primeiro-dia-de-aula.html

    ResponderExcluir
  10. Sou professor, mas este ano estou lotado nos laboratorios de informatica. Sempre trabalhei com textos reflexivos nas minha salas quando ministrava aula. Acho muito positivo essa ideia. Um bom texto sendo bem trabalhado não podemos avaliar o bem que faz. Tenho exemplo de alunos que se sentiam tão sensibilizados com as ideias dos textos que se sentiam bastante amocionados. Todo acontece melhor na sala depois que é explorado um bom texto. Precisamos entender que só conteudo fica longe de atingir uma aprendizagem completa do aluno. Precisamos estimular o emocional dos nossos jovens para que ele esteja motivado para a apredzagem.
    Prabéns pela ideia. O internet tem muitos sites com bons textos para usarmos. VAMOS A LUTA. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia ! Meu nome é Ilkson Ney, tenho 23 anos, sou professor a 5 anos. Trabalho com alunos de inúmeras realidades, o que de fato faz com que eu desdobre meu trabalho enquanto educador. Trabalho na Zona Rural, o que dificulta um pouco minha práxis docente. Amei de coração o texto da formiga e da pomba, pois mostra o quanto é gratificante agir com o coração.Moro em São Luis, maranhão.

    ResponderExcluir
  12. São belas fabúlas, mais preciso de alguma coisa para motivar a sala de aula, parabéns pelos textos gostei de todos

    ResponderExcluir
  13. Estava escrevendo um texto sobre o culto a natureza,ecologia e suas relações e decidi pesquisar sobre, achei seu blog, li e achei um conteúdo além de reflexivo no sentido ecológico, mas reflexivo no sentido social. Parabéns, você contribui para o bom aproveitamento da internet. Aí estar meu blog fique a vontade para comentar e fazer críticas...

    ResponderExcluir
  14. Esse blog é demais! Parabéns pela iniciativa! Tirei muitas ideias para minhas aulas de Português e Ensino Religioso na primeira semana de aula. Valores têm que ser trabalhado mesmo, as pessoas precisam ser mais humanas, mais humildes, amar mais o seu próximo, um pouco mais de amor é bom para quem recebe e ótimo para quem dá. Visitarei sempre! Gostei muito do que encontrei.

    ResponderExcluir
  15. gostei muito mais ... queria que fosse mais interessante um pouquinho...

    ResponderExcluir
  16. Muito boa se todos do mal recebece um castigo o mundo seria diferente.

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desse texto. Estava procurando textos para trabalhar com os alunos valores. Percebo que nossas crianças não tem conhecimento sobre os valores, pois as mesmas não mais respeita professores. Não são gratas pelos anos de dedicação, enfim, não lhes são passados a importância dos valores.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)