Dedico este blog aos poetas, sonhadores, sábios pesquisadores, idealistas, aos que apreciam a arte e a todos que descobiram a inteligência como Dom de Deus e que usam seus talentos e dons para realizar causas nobres em benefício da humanidade.
Pesquisa personalizada

28 de agosto de 2007

Atividades para a Semana da Pátria

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

SUGESTÃO PARA A SEMANA DA PÁTRIA:

Para a Semana da Pátria ficar mais animada, cante com seus alunos, além dos Hinos Cívicos, canções que enaltecem nossa Pátria. Esta música da Gal costa pode ajudar. Além de cantar, faça um concurso de desenhos. Forme uma comissão julgadora, pode ser formada de pessoas convidadas. Ofereça um prêmio simbólico, pode ser um troféu, medalhas de ouro, prata e bronze, ou de honra ao mérito. Faça uma entrega solene, com hasteamento da Bandeira Nacional.

AQUARELA DO BRASIL Ari Barroso


Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio que faz gingá
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Prá mim... prá mim...

Ô, abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Brasil!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver a “sá dona” caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Brasil!
Prá mim... prá mim...

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
O Brasil, verde que dá
Para o mundo se admirá
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Brasil!
Prá mim... prá mim...

Ô, esse coqueiro que dá côco
Ôi onde amarro a minha rêde
Nas noites claras de luar
Brasil! Brasil!
Ô, ôi essas fontes murmurantes
Ôi onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincá
Ôi, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Brasil!
Prá mim... prá mim

Quer outros textos? Acesse o endereço:
http://www.patriotismo.org.br/


19 comentários:

gisele disse...

otimo a relaçao da da semana da patria, parabéns professora do Brasil Alfabetizado Gisele

Anônimo disse...

OLÁ.. sou professora da EDUCAÇÃO BASICA , e quero dizer que adorei todas as idéias para a semana da PÁTRIA. bjOo e continue assim.

Professora Maria Elvira e Turma GR2-B disse...

Atividade bem sugerida. Pena informar que "Aquarela do Brasil" é da Gal Costa. Já que é aula de História que tal ensinar corretamente as crianças que letra e música foram compostas pelo inesquecível Ari Barroso, e não por uma de suas muitas intérpretes?

terezinha bordignon disse...

Professora

Obrigada pela informação. Eu já fiz a correção no Blog

CRISTÓVÃO COLOMBO disse...

Sou Cristóvão Colombo, professor de Geografia na cidade de Rodolfo Fernandes-RN.
São ótimas suas idéias, e fudamentais para o desenvolvimento da cidadania nas nossas crianças, jovens e adultos. Que não sabem o significado das palavras CIDADANIA, DEMOCRACIA,PÁTRIA.

KARLA disse...

QUERIDA AMEI SEU BLOG..
COPIEI SEU MAPA, OK...
MAS VALEU PELAS DICAS.
VISITE MEU BLOG.
http://www.minutinhocomdeus.blogspt.com

um abraço karla

Anônimo disse...

olá, meu nome é Célia. Sou professora do 5º ano em Vera Cruz - RN e adorei as sugestões. beijos

Anônimo disse...

adorei as sugestões de atividade. bjos.

Mary Maura disse...

Oi amiga,
navegando pela blogosfera a procura de algo sobre a semana da Pátria encontrei seu blog, muitas atividades interessantes ,....adorei...qdo tiver um tempinho faça uma visitinha , podemos trocar figurinhas ....rs
http://marimauraraiodeluz.blogspot.com
Beijos
Maura

OSC Patriotismo disse...

Parabéns pela iniciativa. No sítio www.patriotismo.org.br publicamos material que pode auxiliar no incansável trabalho de pesquisa de assuntos voltados à cidadania.

marcela disse...

eu agei muito emteresante a semana da patria e da musica tambem.eu sou a marcela

Anônimo disse...

Além dessa sugestão,o que posso trabalhar dentro da música Aquarela do Brasil,com uma turma do 8 ano?

Anônimo disse...

Adorei a idéia!!!! Vou usá-la imediatamente com a minha turma!! Beijos


Patrícia/Condeúba-Ba

Anônimo disse...

Amei seu blog, está excelente. Obrigada pela ajuda.Tina.

Anônimo disse...

CUIDADO! Tem sacana no Conselho Nacional de Cultura que vai achar essa letra "racista" e "antipatriótica". Cantem baixo... shhhhhh....

Anônimo disse...

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)

A India e o Paquistão que o digam....

Anônimo disse...

vcs acham certo iludir as crianças?
dizendo q a "independencia" foi realmete bonitinha
como tentao implatar em nossas mentes? o que o brasil tem d patria?
só carnaval, futebol, samba, etc...
quando a frase da bandeira é seguida ORDEM E PROGRESSO, Oredem onde? e progresso quando?
pensem.........

Anônimo disse...

Terezinha gostaria de ser sua aluna ao menos por um dia .Achei o máximoesse seu blg.Parabéns.Eny

Anônimo disse...

oi não encontrei o q queria mas achei muito legal