Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

26 de janeiro de 2007

Mensagens de início de ano


Caro Professor, esta é uma página especial para início de ano letivo. Este ano provavelmente você enfrentará muitos desafios e com sua coragem para transpor obstáculos, obterá muitas conquistas e vencerá. Vou sugerir alguns pensamentos que poderão tornar seu local de trabalho ainda mais agradável e harmonioso. Você poderá levar seus alunos à reflexão e deixá-los sempre motivados para o sucesso. Selecione algumas frases, faça algumas faixas e cartazes e cole-os nas paredes dos corredores e das salas de aula. Por uns dias a novidade funciona, depois de algum tempo, os alunos se acostumam com eles e passam a não notá-los, então é hora de substituir as frases. O ideal seria uma vez por mês.

BOAS VINDAS

Sorria, você está chegando na sua Escola!

Seja bem-vindo, sua presença muito nos alegra!

Que bom que você está aqui!

Caros alunos, a direção, os professores e funcionários saudamos sua honrosa presença.

Escola, local onde os amigos se encontram.


AUTO-AJUDA

Todos devemos colaborar para fazer da escola um local agradável.

Juntos formamos uma equipe dinâmica.

Ninguém nasce pronto, é preciso esforço e determinação.

A educação é o primeiro passo para um futuro melhor.

A escola lhe oferece oportunidade para se tornar tudo o que você pode ser.

Todos possuímos capacidade de melhorar

A coragem e a determinação são nossas companheiras.

Aprender é um direito e um dever do aluno.

Você vai experimentar uma sensação de realização ao concluir este ano letivo.

O esforço é necessário para se obter o sucesso.


PENSAMENTOS DO LIVRO Além do Topo V.1 _ de Zig Zigler_ Editora Record

Os campeões são disciplinados.

A disciplina é o ingrediente da vitória.

Disciplina é o compromisso com alguma coisa.

È preciso aprender a obedecer antes de aprender a mandar.

A oportunidade raramente bate à porta. Você tem que procura-la.

Duas palavras mágicas: por favor e obrigado.

A confiança é o elemento fundamental da educação.

O que entra na mente lhe afeta o pensamento, o pensamento lhe afeta o desempenho, o desempenho lhe afeta o futuro.

As pessoas mais bem-sucedidas são as que aprendem com seus erros e transformam o fracasso em oportunidade.

Se quer ter sucesso, você tem de agir.

Manter uma atitude mental correta é mais fácil que recupera-la.

O pensamento positivo permite que você use a capacidade que tem.

Você é o único que pode controlar o que diz a si mesmo.

8 de janeiro de 2007

Enfeite para sala de aula


SUGESTÃO:

Enfeite sua sala de aula. Com esses desenhos você pode pintar uma cortina, ou uma parede, reproduzir os desenhos em E.V.A. ou papel cartão, fazer móbilies, etc. Repita os desenhos formando uma barra ou faça combinação a seu gosto. O importante é usar cores bem vivas. Click sobre a imagem para ampliá-la


1 de janeiro de 2007

Máxima chinesa



Quando a espada ganha ferrugem e a enxada está luzidia; quando estão vazias as prisões e cheios os celeiros; gastas as escadas da igreja e cobertas de erva as escadas do tribunal; quando os médicos andam a pé e os padeiros a cavalo – então está bem governado o império.

Programação











PROGRAME SUA VIDA:
troque as palavras rudes por palavras de carinho
mude seus gestos violentos por gestos suaves
olhe com serenidade
fale sem agressividade e sem destruição
escute com atenção
saiba ver no mundo o verde da esperança.

PROGRAME SUA VIDA:
não veja filmes de violência
não conviva com pessoas pessimistas
não provoque discussões por nada
não fira sentimentos bons.

PROGRAME SUA VIDA:
escute música suave que tranqüilize a vida
olhe mais as flores e menos os espinhos
contemple o sol mais que a lâmpada elétrica
olhe mais as árvores que os edifícios
goste mais do dia que da noite
descubra mais a alegria no mundo do que a dor.

PROGRAME SUA VIDA:
goste de você como você é
ame as pessoas como você se ama
ame o mundo, ele é fonte de beleza
ame a Deus acima de tudo e de todos.

PROGRAME SUA VIDA:
sinta a bondade nas pessoas
saiba descobrir em tudo o bem existente
não lamente com todos sua miséria
seja amigo de tudo e de todos.

PROGRAME SUA VIDA:
ame e aceite ser amado
perdoe e aceite ser perdoado
viva intensamente e deixe os outros viverem
lute pela comunhão entre os homens.

PROGRAME SUA VIDA:
olhe mais para o céu e menos para a terra
faça de uma idéia, uma realização
não guarde sua vida para si mesmo
encontre a razão de sua luta diária
espalhe o bem que está em você e nos outros
ame antes de querer ser amado
faça o bem sem esperar recompensa.

PROGRAME SUA VIDA:
E ela recompensará você por tê-la programado.

(Da revista VERITAS – PUC – RS)

Os milhanos e os pombos


La Fontaine

Uma guerra atroz deflagrou-se nos ares entre a raça dos abutres, por causa de um cão morto que despertara a avidez de todos. Choveu sangue em quantidade; juro que não estou exagerando. Se quisesse descrever a luta de começo ao fim, em todos os seus detalhes, chegaria a perder o fôlego. Afirmo, contudo, que muitos chefes e muitos heróis perderam a vida. Era uma coisa admirável ver seus esforços, mas era uma pena vê-los tombar mortos. Empregaram com igual destreza valor e coragem, astúcia e arrojo; os dois magotes, dominados por igual furor, não pouparam nenhum meio para povoar a região dos mortos.

Esse furor homicida, essa chacina infame, despertou compaixão na alma de outra nação, cujo coração sensível e cuja fidelidade são notórios, a qual se prontificou a intervir, como mediadora, a fim de pacificar os contendores. Escolheram-se embaixadores experimentados dentre os melhores pombos; e estes souberam parlamentar com tanta diplomacia, que induziram os abutres a terminar a luta insana; depois de uma trégua para as negociações, estipularam acordo e assinaram a paz.

Desgraçadamente, porém, a paz foi feita às expensas da raça a quem eles deviam gratidão; a maldita espécie, sem o menor respeito às regras da humanidade, atirou-se sobre os pombos fazendo uma terrível carnificina e em poucos instantes, despovoaram inteiras cidades e campos.

O ingênuos pombos revelaram falta de prudência querendo apaziguar um povo tão selvagem, não há dúvida, mas fizeram-no confiados na lealdade. Por isso convém guardar a lição.

Conservai sempre apartados e desunidos os maus; pois disso depende a segurança dos demais povos. Semeai sempre a guerra entre eles próprios, do contrário nos vos deixarão em paz.

Troféu mais você



A televisão é o meio mais poderoso inventado pelo homem para divulgar uma mensagem ao maior número possível de pessoas, de todas as classes sociais. Proporciona lazer e informação a toda sociedade. E dentro de casa, por isso mesmo tem poder para influenciar comportamentos, mudar hábitos, educar, informar, divertir, emocionar, gerar mudanças. Também pode oprimir, desvirtuar, dominar, direcionar, manipular a opinião do público. Todos sabemos disso.

Não sou uma daquelas pessoas habituadas a muitas horas de televisão todos os dias. Assisto a poucos programas, mas tenho o hábito de me levantar e ligar a TV na Globo, no noticiário da manhã, para me inteirar dos acontecimentos. Às vezes vejo uma parte do programa Mais Você, da Ana Maria Braga, pessoa que muito admiro pela alegria, determinação e fé.

No dia 29 de dezembro, levantei-me e fiz o ritual de sempre. A apresentadora entregava o troféu Mais Você às pessoas que se destacaram no ano 2006. Não vi todo o programa porque tive que sair, porém assisti à parte em que Roberto Carlos de Souza recebia o troféu por ter resgatado o bebê que foi jogado pela mãe, na lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. Nada tenho contra esse senhor, penso que mereceu o prêmio, porque salvou a vida de um ser completamente indefeso. Ele estava lá e foi chamado para socorrer a vítima e assim o fez.

Após este cidadão receber o merecido prêmio fiquei o dia todo indignada, pensando no que vi e me indagando: E o casal de namorados que primeiro viu que algo estranho acontecia e pediu ajuda? Eles pensavam tratar-se de um animal e foram pedir ajuda para que não morresse afogado, sem saber que era um bebê. Se valorizaram o que pensavam ser um gato, imaginem o quanto não se espantaram quando viram que era um bebê? Imagine se eles não tivessem feito nada por pensarem que se travava de um animal? Será que não mereciam receber o troféu também? Não são réus que mata e quem manda matar? Por que não são heróis quem salva e quem manda salvar? Penso que o troféu, neste caso, deveria ser para quem encontrou o bebê e para quem o retirou da água.

Recordo-me que assim que o caso aconteceu, Roberto Carlos deu entrevistas, transformou-se num herói nacional, e é um herói, não o nego. O que não vi foi reconhecimento para o casal que fez o achado. Não tem sentido um time vencer um campeonato e só um jogador subir no pódio. Acredito na Providência Divina. Deus, certamente usou esses dois jovens como instrumentos, para que se concretizasse o resgate. Meu reconhecimento a José da Cruz Neto e Vera Lúcia França. Vocês também são heróis. Para Vocês um troféu Mais Você imaginário.

Pense sobre isso...

Carta com argumento


VEGETARIANISMO

A alimentação é algo que é do interesse de todas as pessoas em todos os lugares. As necessidades alimentares não estão apenas ligadas à sobrevivência biológica mas também à saúde humana. Por razões nutritivas e econômicas uma dieta sem carne é melhor para o corpo humano. E aquelas pessoas que evitam comer carne de qualquer espécie são chamadas de vegetarianas.

O vegetarianismo está ganhando respeito hoje em dia. O número de vegetarianos voluntários está crescendo no Brasil. Argumenta-se que comer muita carne e muitos produtos derivados de carne pode contribuir muito para desarranjos: úlceras, infecções parasíticas e doenças do coração e dos vasos sangüíneos, tais como colesterol e pressão alta, que pode levar ao enfarte. Há também outras razões para adotar uma dieta vegetariana: nossos dentes evoluíram para lidar com fibras e sementes, não com carne; é mais eficiente usar a terra para produzir alimentos diretamente. Há mais cálcio e vitaminas B e C numa dieta vegetariana (legumes, frutas, nozes). Há menos gordura (nozes e gorduras vegetais). As proteínas são similares. Há mais água.

O vegetarianismo pode proporcionar uma dieta saborosa e variada. Uma boa dieta balanceada deve incluir (feijão, soja), caloria (pão, massas, óleo vegetal) e vitaminas (frutas e legumes). Simplesmente evitar carne pode ser perigoso se a carne não é substituída por outra proteína equivalente. Para abster-se de três mil calorias (o consumo recomendado para um homem adulto) uma pessoa precisaria de seis quilos de maçãs, ou um quilo de repolho cru ou um quilo de pão. Balanceando sua dieta vegetariana você pode alcançar o consumo recomendado de um modo menos aborrecedor.

SUGESTÃO:

- Leitura do texto.

- Explorar o texto oralmente: (vantagens, cuidados ...), preparando o aluno para a próxima atividade. O professor pode orientar uma atividade de pesquisa no texto pedindo para o aluno copiar, por exemplo, dois verbos regulares, cinco substantivos comuns, três dígrafos, duas palavras paroxítonas acentuadas...


CARTA DA MÃE ONÇA:


Prezada filha


Sabemos todos de sua traição à raça.Se não quiser ser a ovelha negra da família, mande imediatamente uma presa para sua avó que morre de velha. É preciso que ela abençoe você. Não quero acreditar que seja verdadeira a sua fraqueza de não comer carne. Não aceitamos um membro vegetariano na família. Isto fica entre nós. Espero que volte ao bom caminho.

Saudações felinas

Mãe Onça


SUGESTÃO:

- Leitura do texto

- Produção de texto: (Responder a carta acima como se aluno fosse a Onça Vegetariana.) Os argumentos devem ser baseados no texto Vegetarianismo.


Perfume


O SAPATO PERFUMADO


Era uma vez um sapato
Totalmente amalucado.
Seu esquisito costume
Era usar um bom perfume.

Ele nunca passeava
Sem estar bem asseado;
Pra isso sempre passava
Perfume por todo lado,
Banhando seu corpo inteiro
Com fragrâncias do estrangeiro,
E na sola e no cadarço
Espalhava água-de-cheiro.

Que me lembre se casou
(e que lindo par formou!)
Com a meia do garçom.
A qual tinha, por seu lado,
O costume amalucado
De pintar-se de batom.

(Ricardo da Cunha Lima)


Sugestão:

Levar algum objeto (boné, chapéu, sapato velho, relógio...) para a sala de aula e pedir para o aluno escrever uma paráfrase. A atividade pode ser feita em duplas

A girafa

aaaaaaa Pescoço extenso, mas constituído pelo número normal de vértebras cervicais (sete), a enorme cabeça estreitando-se para frente, as pernas desmesuradas, o dorso oblíquo e a cauda terminada por um comprido tufo de crinas, são características bem conhecidas da girafa

aaaaaaaaaTanto o macho quanto a fêmea possuem dois cornos de 15 cm de comprimento, curtos e peludos. A pelagem ornada de malhas castanhas ou amarelas, separadas por intervalos de cor branca, dissimula de tal modo a nitidez do seu contorno que uma manada de girafas dificilmente será vista à distância no meio de um grupo de acácias, árvores que constituem sua principal fonte de alimentos.


Sugestão de atividade:

- Leitura

- Usando o dicionário, o aluno reescreverá o texto substituindo as palavras sublinhadas por um sinônimo. A reescrita deverá ser feita a lápis, e o professor orientará para que o aluno faça a atividade de forma que o texto fique correto como no papel, com as margens e parágrafos alinhados. Parece uma atividade fácil, mas muitos alunos não sabem mais escrever com estética, e outros esqueceram como se usa um dicionário. Experimente e verá.


A GIRAFA BRANCA

As girafas têm todos os motivos para achar que a vida não é fácil! São o alvo da cobiça de caçadores e da fome das feras. Aprenderam a usar longos pescoços como se fossem periscópios, e do alto dos seus cinco metros de altura vigiam, por cima dos arbustos, os seus possíveis inimigos. Ao menor sinal de perigo, entram em fuga estratégica.

Nesse galope salvador deixam quase para trás a figurinha difícil da família, a girafa branca, raridade ainda encontrada na fauna do Quênia. A girafa branca sofre a discriminação de toda a manada. Malvista e mal amada, segue humildemente as outras, de longe. É repelida o tempo todo pelas girafas comuns, cobertas de belas nódoas da espécie.

O fenômeno da girafa desbotada se explica por uma carência parcial de melanina, que impede a formação que impede a formação de pigmentos na pele. Mas não se trata de um animal albino. Os albinos não têm melanina nenhuma e, por isso suas mucosas são muito avermelhadas. A girafa branca, ao contrário, possui olhos grandes e escuros.

Mas nem esses olhos sombrios e meigos comovem suas companheiras de manada, que também não se estremecem com o fato de que ela possui língua imensa e azul-escura como qualquer outra girafa. É branca e, por isso, uma verdadeira ovelha negra da família. Apenas duas ou três companheiras mais avançadas a aceitam. Com restrições.

Entre as hipóteses formuladas pelos especialistas para explicar o preconceito, figura a da sobrevivência: A girafa branca constituiria um alvo fácil demais para os inimigos da manada. Daí sua vida de bode expiatório.

Manchete, outubro de 1977

1- TIRE SUAS DÚVIDAS LENDO O VOCABULÁRIO:
Alvo: A cor branca; branco.
Cobiça: Desejo sôfrego, veemente, de possuir bens materiais; avidez, cupidez.
Periscópio: Instrumento óptico que permite ver por cima de um obstáculo, usado especialmente nos submarinos, nas trincheiras, etc.
Arbusto: Vegetal lenhoso cujo caule é ramificado desde a base. Não há, portanto, um tronco indiviso como nas árvores. Os arbustos podem ser pequenos ou bastante altos, com vários metros.
Estratégica: Em que há ardil; ardiloso, astucioso, manhoso: atitude
Galope: A carreira mais rápida de alguns animais, e em especial do cavalo.
Raridade: Qualidade de raro. Objeto raro, pouco vulgar
Fauna: O conjunto dos animais próprios de uma região ou de um período geológico.
Discriminar: Diferençar, distinguir; discernir: Separar, estremar Estabelecer diferença;
Repelir: Impelir para fora; expulsar: Impedir de entrar ou aproximar-se: Não acolher; não admitir; recusar; rejeitar:
Manada: Rebanho
Carência: Falta, ausência, privação: Necessidade, precisão:
Melanina: Pigmento negro encontrado em locais diversos do corpo, como pele, pêlos, e em certos tumores, etc.
Pigmento: Designação comum a várias substâncias, de natureza diversa, que dão coloração aos líquidos ou aos tecidos vegetais ou animais que as contêm:
Albino: Que tem albinismo; Anomalia congênita, caracterizada pela ausência total ou parcial do pigmento da pele, dos pêlos, da íris .
Mucosa: Membrana mucosa. Que produz muco.
Parcial: Que faz parte de um todo. Que não é total:
Sombrio: Triste, melancólico, fúnebre, sombroso: Carrancudo, torvo, trombudo
Restrição: Ato ou efeito de restringir(-se). Reduzir, limitar, resumir:
Hipótese: Suposição, conjetura: Acontecimento incerto; eventualidade; caso: Suposição que orienta uma investigação por antecipar características prováveis.

2- ECONTRE NO TEXTO E COPIE A FRASE QUE CONTÉM:
Um numeral
Um substantivo no diminutivo
Um substantivo coletivo
Um substantivo composto

3- COPIE AS PALAVRAS QUE SE PEDE:
uma paroxítona terminada em l
uma paroxítona terminada em ditongo
uma proparoxítona
um monossílabo tônico

4- REESCREVA AS FRASES SUBSTITUINDO AS PALAVRAS DESTACADAS POR SINÔNIMOS:
A girafa branca sofre discriminação.

Os albinos não têm melanina

A girafa é um alvo para os inimigos.


A girafa é um alvo para os inimigos

ESTUDO DO TEXTO:
Por que a girafa branca é discriminada pelas outras?
Em nossa sociedade também existe preconceito. Quais tipos de preconceitos?
Escreva o primeiro parágrafo no singular.
Resuma o quinto parágrafo numa única frase.
Rescreva o terceiro parágrafo iniciando-o por: “As girafas brancas não são albinas
Analise e comente o último parágrafo do texto.

6- PRODUÇÃO DE TEXTO:

Escreva um texto na primeira pessoa do singular, assumindo a voz da girafa, e conte como é sua vida e como se sente em relação à discriminação. O texto deve ter estética.

7- Desenhe o mapa da África e localize o Quênia.

Conto infantil


A Lebre e a Tartaruga



Uma vez uma tartaruga quis apostar uma corrida com uma lebre, porque a lebre sempre caçoava de sua maneira lenta de caminhar. Então a lebre saiu correndo e a tartaruga atrás. Um tempo depois a lebre disse:
_ Vou ganhar de qualquer jeito mesmo, acho melhor descansar um pouco.
Então, deitou-se, dormiu e sonhou com o prêmio que em breve iria receber. Po r outro lado, a tartaruga continuou caminhando devagarinho, mas sem parar.
Finalmente a tartaruga cruzou a linha de chegada e a lebre, conseqüentemente, perdeu a corrida.


Este conto nos faz lembrar aquelas pessoas que acham que sabem mais que outras, e acomadam-se, pensando nunca serem derrotadas. Por isso não se atualizam, não estudam. Quando vão se dar conta, foram superadas por outras, que sempre galgaram postos, mas de uma forma mais lenta. Estas, como nunca desistiram, passaram adiante e continuaram sua caminhada, surpreendendo a todos.