Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

23 de fevereiro de 2007

Caretinhas sorridentes


Os desenhos sorridentes podem ser usados para avaliar trabalhos,
tarefas, produções de textos ou para motivar a turma a colaborar com a disciplina.

Photobucket

21 de fevereiro de 2007

Produção de texto



20 de fevereiro de 2007

Cartões dobráveis




Estes modelos de cartõs podem ser usados para felicitar aniversariante, no dia das crianças, dia das mães, dia dos pais, etc. Dobre nos riscos pontilhados, fica como uma caixinha de presente.



14 de fevereiro de 2007

Brincadeira


Corre por aí um novo dicionário da língua inglesa. Ou seria portuguesa?


Monday: Segunda-feira ou verbo. Exemplo: Já não Monday você ir embora?

You: Você ou expressão de curiosidade. Exemplo: You seu irmão, como vai?

Dark: Escuro ou expressão comparativa. Exemplo: É melhor dark receber.

May go: Talvez vá ou pessoa dócil. Exemplo: Ele é tão may go!!!

Feel: Sentir ou barbante. Exemplo: Me dá esse feel para amarrar o pacote.

Vase: Vaso ou o momento da jogada. Exemplo: Agora é minha vase.

Ice: Gelo ou expressão de desejo. Exemplo: Ice ela me desse bola...

French: Francês ou dianteira. Exemplo: Sai da minha french, por favor.

Autor desconhecido



ATIVIDADE:

Continuar a brincadeira com palavras. Sugerir ao aluno que invente outros exemplos, usando outras palavras. Para isso ele terá de fazer uso do dicionário ou do livro de inglês. Exemplo: hen

Aulas

13 de fevereiro de 2007

Menina


8 de fevereiro de 2007

Cestinho

Se você gosta de fazer as lembranças para o dia das crianças, que tal este cestinho? O tamanho você escolhe. Depois é encher com um pedaço de bolo e algumas balas. Faz o maior sucesso. Também pode ser usado em outras ocasiões, como por exemplo a Páscoa, é só mudar o desenho, substituindo-o por coelhinhos.


3 de fevereiro de 2007

Galo



Quando a chuva se aproxima e a turma está impossível, ninguém mais suporta ouvir explicação ou escrever e o barulho da 5ª aula está tirando você do sério, relaxe. Tire uns vinte minutinhos e ensine para seus alunos a reprodução de desenhos simples. Eles ficarão mais calmos e tempo vai passar rapidamente. Pode até parecer uma perda de tempo, mas é algo que eles aprenderao para o resto da vida e que sempre irão utilizar, além de ser uma atividade lúdica.

Pensamento


Cada um de nós vê nos outros
aquilo que carrega no próprio coração.



Carnaval 1985












Existia um país
em que o povo adorava
futebol, cachaça e carnaval.
No futebol,
os campeões do mundo;
a cachaça,
era qual de graça;
No carnaval
o povo era livre,
era rei e era deus.
Um dia, todo esse povo descobriu
que futebol não era tudo;
que a melhor cachaça
eram suas idéias;
que podia ser rei e deus
e não ser carnaval.
E então todo o povo
foi para as ruas
e viveu o verdadeiro carnaval.

Darcy Gervan

Narrativa



É mais fácil trabalhar narrativas na 5ª série através de desenhos.

Melhor ainda se o aluno seguir um roteiro, como por exemplo:
Quem, quando, onde, como e o porquê.

Aula preparada



Que intimidades a atrevidinha se permite! Pergunto mesmo: Haverá no planeta alguém mais sem cerimônia? Pois ela invade nossos mais guardados territórios com a afoiteza, a temeridade de um camicase. Trafega por eles como se estivesse na sua própria casa _ e, na verdade, somos uma de suas casas. Crava-nos sua agulha se sucção como se fôssemos flor de alguma abelhinha vampira. Seu maior mal não é a fisgada que dá, pois o que nos rouba é pouco; seu maior mal é ser promíscua, excessivamente inconstante e passeadeira, amiga de ratos, gatos, madames, senadores, cães, esgotos, palácios, teatros ordinários. A pulga é uma excursionista sem programa: agora está na braguilha de um hortelão que leva à cidade o produto de sua horta, logo mais já está a caminho de São Paulo no cós da calça de um comerciante, amanhã vai para Roma na dobra de uma batina. E que atleta respeitável, ela que, tendo perdido as asas na poeira dos tempos, pula cem vezez o próprio tamanho e desloca um volume cem vezes maior que o próprio peso. E que atleta moderada na mesa: uma refeição de sangue lhe basta para dois dias e andaram descobrindo que pode jejuar até por dezoito meses, façanha de já se invejar no cotidiano, quanto mais nos tempos de apertura. Não chega a ser, como se vê, um monstro _ o mais que ela faz é ser inquieta e intrometida. John Donne não a defendeu mal diante da amada: "Que crime cometeu a pulga incauta salvo a mínima gota que lhe falta?" Não sei se o poeta pensava, mas eu penso: há tanta gente chupando nosso sangue, merecendo nossa unha...
Autor desconhecido

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1- SUBSTITUA AS PALAVRAS NEGRITADAS POR UM SINÔNIMO:
A pulga invade nossos territórios com a afoiteza, a temeridade de um camicase.
Seu mal não é a fisgada que dá, mas é ser promíscua e inconstante.
É uma excursionista. Às vezes está na braguilha de um hortelão.
É moderada. Faz a façanha de jejuar até dezoito meses.
Que crime cometeu a pulga incauta?

2- ESCREVA NO PLURAL:
A pulga atrevida viajou para Roma.
Um hortelão leva à cidade o produto de sua horta.
Trafega por nossos territórios como se estivesse em sua própria casa.
É uma excursionista.
Crava-me sua agulha de sucção como se eu fosse uma flor.

3- COPIE DO TEXTO:
As palavras com acento agudo e as palavras com acento circunflexo.

4- EXERCITANDO O TEXTO:
Quais os adjetivos atribuídos à pulga?

POR QUE A PULGA É:
- Sem cerimônia?
- Uma excursionista
- Uma atleta moderada?
- Uma atleta?

Relacione os amigos da pulga.

Explique o que disse o poeta:
"Que crime cometeu a pulga incauta
Salvo a mínima gota que te falta?"

Qual a intenção do autor quando afirma:
"Há tanta gente chupando nosso sangue, merecendo nossa unha..."?

O Texto condena ou inocenta a pulga?

Trava-línguas

Os Trava-línguas despertam o gosto de brincar com as palavras e os sons da língua. O professor poderá usa-loa para melhorar a dicção de seus alunos. Eles fazem parte do nosso folclore, e sofrem variações conforme os costumes de cada região, São conjuntos de palavras que privilegiam encontros consonantais dificultosos de se falar, que podem servir muito bem para se melhorar a dicção, ajudando também a tornar mais clara a fala. Além de aperfeiçoadores da pronúncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos. São embaraçosos, provocam risos e caçoadas. Fazem parte das manifestações orais da cultura popular, são elementos do nosso folclore

Quando um trava-linguas é repetido de forma rápida ou várias vezes seguidas, provoca um problema de dicção ou paralisia da língua; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo


Ex.: Toco preto, Porco crespo, repetido rapidamente.

Pia o pinto a pipa pinga.


O professor motivará os alunos para que recitem bem alto e da mesma forma que ele fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala. Iniciar com frases simples e depois as mais complexas. Também poderá passar como tarefa, para que os alunos mais tímidos treinem em casa.

O professor também poderá organizar um concurso. O vencedores serão aqueles que melhor memorizarem e pronunciarem os trava-línguas. Também poderá trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore com as famílias dos alunos, podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.

Para valorizar a importância de cuidar da boca e da garganta, a importância da voz, como ela nos faz falta , como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com as outras pessoas, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc., poderá convidar um fonoaudiólogo, para dar uma palestra.

Alguns trava-línguas

Pó pô o pó?
Pó pô.

Tatá tatuou o tatu.

Cair no poço não posso.

Porco seco, corpo crespo.

Bagre branco, branco bagre.

Fia, fio a fio , fino fio, frio a frio.

Amo a ama, mas a ama ama o amo.

O ó que som tem? Ora de u, ora de ó.

Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala!

Toco preto, porco fresco, corpo crespo.

Bote a bota no bote e tire o pote do bote.

O peito do pé preferido de Pedro é preto.

Tente falar esta palavra: "Tapibaquígrafo"

Atrás da porta torta tem uma porca morta.

Quem a paca cara compra, paca cara pagará.

Como pouco coco como, pouco coco compro.

O chará chora. Em Araxá o chará achará chá.

Um limão, mil limões, um milhão de limões.

Traga três pratos de trigro para três tigres tristes.

A Gigi já jejuou hoje e o João enjoou e jejuou junto.

O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra

Lara amarra a arara rara, a rara arara de Araraquara

Fui ao mar colher cordões, vim do mar cordões colhi.

Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia

A Xuxa acha a Sasha chata e a Sacha acha a Xuxa chata!

A baba do bobo babou a boba e a baba da boba babou o bobo.

A melão melou a mala, a mala melou a mula e a mula melou a mola.

A rã erra e rói na rinha, o réu erra e urra na raia, o rei erra e ri na rua.

Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.

Descrição de ambientes



Descreve com riqueza de detalhes as características do lugar onde se dão os acontecimentos.
EX:“Uma sala repleta de móveis sobre o piso de linóleo, móveis pesados, de feitio antigo: o enorme sofá, a mesa negra, a cristaleira, o relógio...
Introdução:(1º parágrafo) Começar a descrição referindo-se ao lugar como um todo. Localizá-lo precisamente: casa, museu, biblioteca, bairro, cidade, etc.
Desenvolvimento: (2º e 3º parágrafos)
a) Falar da estrutura do ambiente: como são suas paredes (cor, estado de conservação, etc.), apontando a existência e a localização de janelas e portas. Em seguida, as características do chão e do teto, fazendo também observações acerca de sua cor, material com o qual são construídos, estado de conservação e outros detalhes relevantes. Ao falarmos sobre a luminosidade, podemos mencionar, por exemplo, a presença de lustres luxuosos ou, dependendo do local, de uma certa escuridão decorrente da má iluminação. Ainda é possível fazer referência ao aroma de plantas lá existentes ou a outros menos agradáveis, como o do mofo, sensações de calor, frio, dor. Tudo dependerá do tipo de ambiente que você estiver descrevendo.
b) Entramos em pormenores. Escolhemos uma ordem (ou direção) para descrever os móveis, utensílios ou adornos do local. A ordem tanto pode ser da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, como também de trás para a frente, ou vice-versa, levando-se em conta a posição do observador e a disposição dos objetos. Comparar esses detalhes a outros objetos. Atribuir qualidades.
Conclusão: (4º parágrafo) Fazer um comentário geral, que pode ser, por exemplo, sobre a atmosfera do ambiente descrito (de luminosidade, cor e alegria, ou de desolação e tristeza), ressaltando a impressão que causa em quem dele se aproxima ou o freqüenta.
OBSERVAÇÃO:
A pessoa que descreve pode ou não aparecer, em alguns momentos, em meio à descrição. Isso não ocorreu no exemplo acima. Entretanto, você pode fazê-lo, conforme sua vontade.
Exemplo:
O lugar e o tempo
Ao entrar na sala daquele casarão antigo, tem-se, de início, uma desagradável sensação de abandono e de uma certa tristeza.
As paredes, já quase sem cor devido à ação do tempo, as duas janelas fechadas, com suas venezianas carcomidas, situadas na parede oposta à porta, também velha, davam a quem lá chegava a impressão de estar adentrando um museu abandonado. O chão já sem brilho e o teto no qual havia um lustre luxuoso, mas empoeirado e com poucas lâmpadas em funcionamento, confirmavam a impressão inicial. Sentia-se também no ar o odor dos tapetes embolorados.
Da porta, avistavam-se logo à frente alguns móveis em estilo colonial, muito antigos, mas belíssimos - verdadeiras raridades. No centro da sala, uma mesa de cor marrom sobre um tapete persa de rara beleza. Mais perto da porta, uma poltrona revestida por um tecido amarelo florido e, como os outros móveis, empoeirada. Nas paredes, quadros de paisagens e retratos daqueles que algum dia habitaram o que deveria ter sido uma casa esplendorosa.
Em toda a sala pairava uma atmosfera de desolação, de decadência, de envelhecimento, que causavam em quem a contemplava uma sensação de nostalgia.

J. Simões

Exercícios 
- Descreva a sala de aula.
- Escolha um ambiente fechado e descreva-o seguindo as orientações do esquema: Ex: seu quarto, a sala de sua casa, sua igreja...

Aliteração


DOIS DADOS


Dora, dondoca de Diadema decidiu doar dois dados de Dirce. Dirce , depois de dez dias descobriu. Deu dez dentadas. Dora disse;

_ Doeu, doida!

Debateram-se, daí duas descontentes: Dirce, de Douradina, Dora de Diadema. Debandaram-se

Dona Durvalina, doceira débil, dedo duro, defendeu Dirce:

_ Dirce deixou dados dourados debaixo do divã.

Debalde. Dados desapareceram.

Dias depois, Dantes, dentista descobriu destino dos dados:

_ Dalcira, datilógrafa, daltônica, débil depositou dados dentro do decote da defunta Delizete, degolada, deixada dentro do depósito de drogas do delinqüente demente Damião.

Duzentas discussões! Deus!

Desajeitado, Dantes destravancou destino das duas:

_ Deixem disso, desmioladas!

Dora derreteu doces, deu dez. Dirce, descarada, desbarrigada, desdentada, desnutrida, devorou. Depois disso, desconsolada dormiu. Dora disse:

_ Dirce, doida, desculpe!

Dirce, dormindo:

_ Dora, desculpo desaforo depois. Deixe dona dos dados doados dormir, diacho!

T.Bordignon


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Leitura oral

Reescrever o texto detalhadamente, usando verbos, conjunções, artigos, pronomes e preposiçõese palavras adequadamente, sem mudar os fatos.

Escrever um texto narrativo com palavras iniciadas pela mesma letra, ex: c, r, t, m. A atividade pode ser feita em duplas, usando dicionário.

Conselhos Uteis e Inúteis


CONSELHOS ÚTEIS E INÚTEIS DE ANO NOVO


Siga (ou não siga) estas dicas:
- Não faça de 2007 um mero rascunho de 2006.
- Viva o hoje. 2006 é cheque cobrado. 2008 é promissória sem assinatura. 2007 é dinheiro vivo.
- De modo algum, gaste todo seu estoque de paciência nas pescarias. Isto é produto que também se usa em casa, no trabalho e nas repartições públicas.
- Pense alto. Se for de avião, não terá que se preocupar com os buracos das estradas ou as enchentes dos rios.
- Ria, mas sem fazer do riso uma máscara para a tristeza.
- Lute pela paz, até descobrir que ela não está na luta.
- Não seja muito tolo. O tolo preocupa-se com as coisas que não têm importância e despreocupa-se com as que têm. O muito tolo nem sabe distinguir umas das outras.
- Use seu dinheiro de tal maneira que se ele faltar não lhe faça falta.
- Se não gostar de pensar, leia. Quem lê sete livros por semana está dispensado de pensar.
- Pressione, pois antes de quase toda mudança de pressão há uma pressão para mudanças.
- Se quiser sair do lugar, não se aninhe numa cadeira de balanços – por motivos óbvios.
- Seja otimista, sabendo que o otimismo deve ser fabricado, não pré-fabricado.
- Como diria Maomé, confie em Deus, mas ponha alarme no carro e cadeado nas janelas.
- No lugar dos lamentos, experimente o canto; No do medo, tente o amor.
- Jamais pise numa pessoa só para erguer uma idéia.
- Nunca derrube alguém com o peso de uma tese.
- Para sua segurança, não se esqueça de respirar, se alimentar e dormir.
- Não viva cada dia como se fosse o único do ano, mas como um dos 365.
- Se tudo falhar, experimente Deus; se tudo der certo, assegure o sucesso... com Ele.
(Marcos de Benedicto)
ALGUNS PENSAMENTOS
- O direito e o dever são como duas palmeiras: não dão frutos se não crecem uma do lado da outra. (Lamennais)
- A ave constrói o ninho; a aranha a teia; o homem a amizade. (W. Blake)
- Quem se limita a ficar onde estava na véspera, será vencido pelas exigências imprevistas dos dias seguintes. (A. Amoroso Lima)

DIZ-ME QUANTO DORMES... DIR-TE-EI QUEM ÉS...
Quatro horas dorme o santo,
Cinco ou seis o que não é tanto,
Sete ou oito o estudante,
Oito ou nove o passeante,
Dez o porco
... E as demais, o que está morto.
(Autor desconhecido)
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Ainda há tempo. Planeje mês a mês, o que você espera de 2007
Roteiro de temas:
Deus - Amor - Ler - Comprar - Surpreender - Ver - Conversar - Reformar - Fazer - Plantar - Colher - Aplaudir - Praticar - Passear - Cantar - Fortaler - viver - Rir - Lutar por - Confiar em - Formar bons hábitos - Quem vai ajudar - Usar paciência para - Preocupar-se com - Ser responsável - Aproveitar para - Viver sem por uma semana - Data que não pode esquecer ....