Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

28 de maio de 2007

São João


Vamos ver quem é que sabe
soltar fogos de São João?
Foguetes, bombas, chuvinhas,
chios, chuveiros,chiando,
chiando,
chovendo
chuvas de fogo!


Chá ____Bum!


O delegado proibiu bombas, foguetes, busca-pés.
Chamalotes tcheco_eslavos
enchem o chão
de chamas rubras.
Chagas de enxofre chinesas
chiam,
choram,
cheiram,
numa chuva de chispas,
chispas de todos os tons;
listas de todas as core
e no fim
sempre um,


Tchi____Bum!


Fogueira! Fogueira!
A menina bonita
saltou a fogueira
de meus olhos!


Meus olhos ficaram
cheios de fumaça de sonho!
..................................................

Jorge Lima

SUGESTÃO:
-Leitura, declamação e figuras de linguagem.
- Desenho do poema




Fogos de artifício
Fogos de artifício são lindos, mas seu perigo é indiscutível. Uma bombinha que explode na mão de uma criança pode mutilá-la; próximo aos olhos, pode cegá-la. Evite também os balões, que podem causar acidentes e grandes danos a outras pessoas.
CCorpo de Bombeiros de Alagoas


Pesquisa:
- Origem dos fogos de artifício
- Perigos dos fogos de artifício
- Perigo dos balões

27 de maio de 2007

Aquecimento global

Quando acontecia ECO 92 eu estudava Pedagogia Religiosa em Curitiba. Na época, fazia alguns desenhos com caneta esferográfica durante as aulas e estes geralmente expressavam o conteúdo estudado. Muitas pessoas gostavam. Um colega de sala, Poeta e Pastor Carlos Alberto R. Alves, pediu-me que fizesse um desenho de uma poesia sua: Oração pela Terra. Eu trouxe o texto para casa e na viagem seguinte levei o desenho pronto. Causou um impacto e foi reproduzido por alguns colegas de curso e por professores. Tempos depois, fiquei sabendo que o Professor Claudino Ortigara, o distribuiu em Faxinal do Céu, em pelo menos um seminário para professores. Em 2006, minha filha Camila, assistindo a um noticiário em Pato Branco PR, viu várias cópias do desenho. As crianças de uma Escola do Estado de Santa Catarina, durante uma exposição de trabalhos sobre ecologia, coloriram o desenho e o mostraram para a reportagem. Minha filha imediatamente o reconheceu e me contou. Fiquei feliz. Esta foi a razão de publicá-lo neste blog, juntamento com o texto que o inspirou. Considero este como o desenho mais significacativo de todos que fiz até hoje. Bom para trabalhar o aquecimento global

ORAÇÃO PELA TERRA
Senhor:
AGRADEÇO-TE...
pelo nosso pequenino planeta
que tu fizeste azul espelhando o céu;
pela energia que dele emana e nos faz
ser irmãos da água, do fogo, da terra e do ar;
e pelas primaveras que, deveras,
veraneia o inverno de nossos outonos.
PENITENCIAMO-NOS...
pela profanação hedionda do teu templo esfumaçado,
pela crueldade fétida impingida aos rios e oceanos,
pela ganância estupradora imposta às matas virgens,
pelos desertos-áridos-tornados-terras-malditas
e pelo anti-Éden-de-árvores-atômicas construído.
COMPROMISSAMO-NOS...
em nome do arco-íris ainda ligando terra e céu,
em nome dos selváticos que ainda pastam solenemente,
em nome dos peles-vermelhas sobreviventes ao progresso:
a sentir o Espírito de Cristo presente no vento, na
gota de orvalho, na nuvem que navega, na folha verde;
e a trabalhar como irmãos do Sol e da Lua
para o mundo ver que a natureza é o rosto risonho de Deus.
E assim quando voltarmos, um dia, para o ventre da mãe-terra,
pois somos terra e para lá retornaremos também,
queremos nós ter deixado vivas a esperança e a saudade
de quem esteve, constantemente, em busca do novo céu e da nova terra
Curitiba, 14 de junho, último dia da Eco 92
Rev. Carlos Alberto R. Alves




Há dois anos, meu cunhado, Floriano, viu o desenho e me pediu que fizesse uma pintura em tela para ele. Achei muito difícil de pintar, então simplifiquei um pouco o desenho e passei minha interpretação para tela.
Veja um detalhe.

Animação sobre a criação do Planeta Terra

O homem e a natureza



O CAPÍTULO PERDIDO


NO PRINCÍPIO era a Terra e ela tinha forma e beleza. E o homem habitava as planícies e vales da Terra. E disse o Homem: Edifiquemos prédios neste lugar: e construiu cidades e encheu a Terra com aço e concreto. E as campinas desapareceram. E viu o homem que isso era bom.
NO SEGUNDO DIA, o homem olhou as água da Terra. E disse: Joguemos nossos refugos nas águas para acabar com o lixo. E assim fez. E as águas ficaram poluídas e seu odor, fétido. E viu o homem que isso era bom.
NO TERCEIRO DIA, o homem olhou as florestas da Terra e viu que eram exuberantes. E disse: Serremos madeira para as nossas casas e cortemos lenha para nosso uso. Assim fez o homem. E as árvores desapareceram e a Terra se tornou árida. E viu o homem que isso era bom.
NO QUARTO DIA, o homem viu que os animais corriam livremente pelos campos e brincavam ao Sol. E disse: Enjaulemos os animais para nosso divertimento e os matemos por esporte. E assim fez o homem. Não havendo mais animais sobre a face da Terra. E viu o homem que isso era bom.
NO QUINTO DIA, o homem respirou o ar da terra. E disse: Espalhemos nossos detritos pelo ar, pois os ventos os dissiparão. E assim fez o homem. E o ar se impregnou de fumo e gases que não podiam ser eliminados. A atmosfera se tornou pesada com a fumaça que sufocava e ardia. E viu o homem que isso era bom.
NO SEXTO DIA, o homem olhou o próprio homem. E, ouvindo as muitas línguas e vendo as diferenças raciais, temeu e sentiu ódio. E disse: Façamos grandes máquinas para destruir estes antes que nos destruam. E construiu enormes máquinas e a Terra foi convulsionada com a fúria das grandes guerras. E viu o homem que isso era bom.
NO SÉTIMO DIA, havendo o homem terminado toda a sua obra, descansou. E a Terra estava silenciosa e vazia, pois já o homem não habitava a face da Terra. E isto foi bom?
Revista Mocidade
COMO PRESERVAR A FAUNA


Nunca usar roupa, complemento ou enfeite de decoração feito de produto ou subproduto cuja retirada implique na morte ou mutilação de qualquer animal. Exemplo: cosmético à base de óleo de tartaruga, plumas de pássaros, consumo de carnes de caça, etc.;

Jamais adquirir animais vendidos na rua;

Não freqüentar circos ou espetáculos com animais amestrados ou enjaulados;

Nunca ter como animais de estimação espécies silvestres como macacos, jaguatiricas, etc.;

Cuidar das plantas, aves e animais do local onde vive, denunciando às autoridades ecológicas qualquer movimentação estranha que prenuncie derrubada de árvores ou mata, (alçapões) de animais, ou caça.
MENSAGEM:
_ O menino que atormenta os animais, há de mais tarde atormentar a família e a Pátria. (Pitágoras)
_ Os maus tratos aos animais demonstram covardia e ignorância. (Leon Tolstoi)
OBSERVAÇÃO:
Muitos meninos ainda fazem estilingue e saem caçando passarinho por aí, matando pelo prazer de matar. O professor pode comentar sobre isso.

ATIVIDADES



- Colorir os desenhos, recortar e colar as figuras no caderno, copiando o que o homem fez do primeiro ao sétimo dia e como preservar a fauna

Para o professor:
Acesse o blog Palavras Articuladas e veja algumas imagens de tráfico de animais
Filme A walk in the woods. Mostra o que encontramos quando visitamos uma floresta. Escolha o idioma: Inglês ou Espanhol.

Planeta Água

Só ¼ da superfície é de terra


Ao invés de Terra, o lógico seria chamar este planeta de água. É que mais de três quartos de sua superfície são cobertos por água. A quantidade total de água no planeta é de 1,348 sextilhões de litros. Mesmo com os continentes espalhados, apenas um oceano, o Pacífico, domina a metade do globo. Planeta azul poderia ser outro nome. - A Terra é azul- foi a frase pronunciada pelo astronauta russo Yuri Gagarin (1934-1968), primeiro homem a efetuar um vôo espacial, em 1961.

De toda a chuva que cai na terra, só um terço chega aos rios, e volta logo para os mares. O restante penetra no solo e nas camadas rochosas profundas, onde permanece por até dezenas de milhares de anos como água subterrânea. É esse manancial que alimenta as nascentes e poços e que mantém o nível dos rios em épocas de seca. 94% da água é salgada e estão nos oceanos e apenas 0,01% se encontra nos rios e lagos do mundo.

Ciclo – A água participa de um ciclo infinito, movendo-se de um lugar para outro. O calor do sol aquece a água dos oceanos próxima da superfície e algumas moléculas evaporam. Essas moléculas ganham energia, escapam dos oceanos e se transformam em vapor d’água, que se acumulam em nuvens.

Quando as nuvens se resfriam, não conseguem mais manter a água em formam de vapor. As gotas se condensam e caem como chuva ou neve. A maioria da chuva se precipita de volta ao mar, retornando o ciclo. Parte da chuva cai na terra e é usada por plantas e animais e parte se reúne em lagos e rios, por onde desce novamente para o oceano. Só demora para retornar ao ciclo a água da chuva que penetra na terra, por minúsculos poros, ou nas rochas, por pequenas aberturas.

Correio Riograndense


PILHAS PREJUDICAM A SAÚDE E O AMBIENTE

Algumas pilhas comuns que se usa em brinquedos, rádios, máquinas fotográficas e outros aparelhos, assim como as baterias dos telefones celulares, possuem substâncias chamadas de metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo. Esses metais são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde. Como a maioria das pessoas não sabe dos danos que essas substâncias provocam, acaba jogando as pilhas e baterias usadas no lixo de casa. Daí, elas são levadas para aterros ou lixões a céu aberto. Elas ficam expostas ao sol e à chuva, deteriorando-se. Quando vazam, as substâncias tóxicas atingem o solo e chegam aos lençóis d’água subterrâneos.

Essa água é ingerida pelos animais e também utilizada na irrigação das lavouras. Os alimentos irrigados com essa água chegam às pessoas contaminados por metais pesados. As substâncias se acumulam no organismo causando problemas nos rins e no sistema nervoso.

As pilhas podem ser recicladas. Depois de trituradas e dissolvidas com produtos químicos, os metais presentes nas pilhas são separados e se transformam em óxido metálico, um pozinho parecido com cinza de cigarro. Cada substância apresenta uma cor diferente no final do processo. Esses pozinhos podem ser usados como corantes pelas empresas de tintas, vidros, pisos e cerâmicas.

Correio Riograndense


SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Iniciar com leitura silenciosa e depois oral. Comentário do sinônimos das palavras difíceis.

EXERCÍCIOS:
1- Desenhe um círculo e pinte a quantidade de água e a quantidade de terra existentes no globo terrestre.

2- Desenhe um círculo e pinte a água que se encontra nos rios e lagos da terra


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA


1- A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável diante de todos.

2- A água é a seiva do nosso planeta. Ela é condição essencial de vida e de todo o ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito da água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Art. 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

3- Os recurso naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

5- A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer lugar do mundo.

7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

8- A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo o homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão da sua distribuição desigual sobre a Terra.

(Histoire de I’Eau, George Ifrah, Paris, 1992)


Continuação:

3- Imprimir um texto da Declaração Universal dos Direitos da Água. Recortar o texto em dez. Distribuir um Direito para cada equipe. Cada equipe fará o estudo do seu mandamento. Após o Estudo, um aluno de cada equipe se levantará, fará a leitura e explicará o que a equipe entendeu.

4- Ainda em equipe:
Escrever dez formas de como não poluir a água.
Escrever dez regras de como economizar água.
Escrever os dez mandamentos de amor à água

5- Os alunos farão leitura dos textos escritos

6- PRODUÇÃO DE UM SONETO DIRIGIDO.
Obs: Dando as rimas para o aluno, ele não terá dificuldade para escrever
os versos. Não há necessidade de usar pontuação no final dos versos.

TÍTULO ...............................................................

.............................................................................. oceano
.............................................................................. humano
............................................................................... estável
............................................................................... potável

............................................................................... animal
............................................................................... povoação
............................................................................... nação
............................................................................... vegetal

............................................................................... cidadão
............................................................................... região
............................................................................... irmão

............................................................................... renovada
............................................................................... preservada
............................................................................... amada

7- Cantar a Música abaixo:

Planeta água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre o profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés onde Iara mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra planeta água... terra planeta água
Terra planeta água.


Continuação:
8- Desenhar a música e expor os desenhos.
Uma cópia da música deve ser exposta também.

Energia renovável


As vantagens da energia renovável


- Aumentam a diversidade da oferta de energia;
- Asseguram a sustentabilidade da geração de energia a longo prazo;
- Reduzem as emissões atmosféricas de poluentes;
- Criam novas oportunidades de empregos nas regiões rurais, oferecendo oportunidades para fabricação local de tecnologia de energia;
- Fortalecem a garantia de fornecimento porque, diferentemente do setor dependente de combustíveis fósseis, não requerem importação.


As fontes renováveis de energia:

- Podem aumentar o acesso à água potável proveniente de poços. Água limpa e alimentação cozida reduzem a fome (95% dos alimentos precisam ser cozidos antes de serem ingeridos);
- Reduzem o tempo que mulheres e crianças gastam nas atividades básicas de sobrevivência (buscando toras, coletando água, cozinhando). Energia em casa facilita o acesso à educação, aumenta a segurança e permite o uso de mídia e comunicação na escola;
- Diminuem o desmatamento.

Fonte de Pesquisa:

Greenpeace

Alberto Schweitzer


Vivemos numa época perigosa.

O homem domina a natureza

antes que tenha aprendido

a dominar-se a si mesmo.
Alberto Schweitzer, médico francês, 1875-1965

Reputação e caráter

REPUTAÇÃO – É o que pensam que você é;

CARÁTER – É o que você é.

REPUTAÇÃO – É o que você tem quando chega a um lugar novo;

CARÁTER – É o que você tem quando de lá se retira.

REPUTAÇÃO – É o que os homens vão dizer sobre o seu túmulo;

CARÁTER – É o que os anjos vão dizer ante o trono de Deus.

(Anônimo)

Matança de animais



Desenho para produção de texto

Pássaro chocando

CAÇADORES BENÉFICOS

Protegendo o ninho, a árvore protege o homem.

- por quê?

Porque os passarinhos são os melhores e mais ativos defensores das nossas lavouras e da nossa saúde. Sem o auxílio dos pássaros _ esses caçadores vorazes e agilíssimos _ o Mundo acabaria por ser devastado por legiões de lagartas, moscas, aranhas, gafanhotos e mosquitos.

Quantas doenças mortais ou repugnantes as ferro9adas de alguns desses insetos transmitiriam à gente do campo, se a fome e a atividade dos pássaros não a preservassem do mal, aniquilando-lhes o inimigo?

Quantas plantações seriam destruídas, quantos rios contaminados, quantas florestas abatidas pelo caruncho e o cupim, se as avezinhas, saneadoras da terra, não se alimentassem de insetos?

Quem ama a vida e os homens deve, pois, amar os pássaros e protege-los, para que eles possam continuar a proteger-nos.

Deixai tranqüilos os ninhos!

Não mateis o passarinhos!

Sabei que as aves são as protetoras

Dos homens, as florestas, das lavouras!

Júlia Lopes de Almeida e

Afonso Lopes de Almeida





A proteção aos animais
faz parte da moral e da
conscência dos povos.

Victor Hugo (1802-1885)
escritor francês

Papagaios


Este desenho pode ser utilizado em sala de aula em uma atividade com papéis picados, bolinhas coloridas, sementes, cascas de ovos, lápis de cor...


23 de maio de 2007

Nossas atitudes


Extraídos do livro “A Valquírias - de Paulo Coelho” , alguns trechos interessantes e pensamentos nos sugerem uma reflexão sobre nossas atitudes perante a vida.

"Lembrou-se que, certa vez, um domador lhe contou como conseguiam manter os elefantes presos. Os animais, ainda pequenos, ficavam amarrados por correntes a um toco de pau. Tentavam sair, e não conseguiam, tentavam a infância inteira, mas o pedaço de pau era mais forte do que eles.

Então acostumavam-se ao cativeiro. E, quando grandes e fortes, bastava o dominador colocar a corrente numa das patas, e amarrar a qualquer lugar até mesmo num graveto que não ousavam tentar sair. Estavam presos ao passado."



"Quem está feliz só consegue ver o mundo com amor esta força que regenera tudo o que existe no Universo".

"O homem esquece suas origens; a natureza nunca".

"Quando Deus quer enlouquecer alguém, satisfaz todos os seus desejos".


"Destruímos sempre aquilo que mais amamos
em campo aberto, ou numa emboscada;
alguns com a leveza do carinho
outros com a dureza da palavra;
os covardes destroem com um beijo,
os valentes, destroem com a espada"

Oscar Wilde, Balada do Cárcere de Reading

16 de maio de 2007

Otimismo

O RIO E O OCEANO

Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas,
o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados,
e vê à sua frente um oceano tão vasto
que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira.
O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência.
Você pode apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece.
Porque apenas então o rio saberá
que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.
Assim somos nós.
Só podemos ir em frente e arriscar.
Coragem !! Avance firme e torne-se Oceano!!!
Anônimo

Todos queremos ter uma vida feliz e viver muitos anos. Para que isso aconteça precisamos fazer a nossa parte, evitando isolamento, bebidas alcoólicas, cigarros, alimentos gordurosos, açúcares. Devemos praticar atividades físicas e intelectuais e ser otimistas. O otimismo é essencial, porque nos ajuda a enfrentar as dificuldades, as doenças e nos trás qualidade de vida.
Veja nesta animação um velhinho bem humorado que joga xadrez. Podemos seguir seu exemplo.

9 de maio de 2007

Cactos

Sugestão de trabalho:

Escreva um texto assumindo a personalidade de uma planta, (árvore, planta rasteira, fruto, verdura, flor...). Descreva suas características boas, ruins, ou as duas. Fale como é, como tem vivido, se gosta de si mesmo, se é bem tratado ou não, se sofre alguma ameaça...


Após a produção do texto o professor orientará o aluno a desenhar a planta escolhida por ele.
Expor os textos e os desenhos.




1 de maio de 2007

Lembrança para o dia das mães


Quer fazer um lindo vaso de rosas para
presentear sua mãe ou decorar sua casa?
Veja mais fotos e explicações.

Mãe feliz


Feliz a mulher que escolheu ser mãe
e continua gerando seu filho dia-a-dia,
pois sabe que ele deve crescer
em idade, sabedoria e graça.

Abençoada a mãe que nunca abandona o filho,
nem mesmo quando este tenta abandoná-la.

Feliz a mãe que faz de sua casa
o lugar onde todos se sentem bem.

Feliz a mãe que é segurança e amor.
Que educa para o entendimento, o respeito,
a distribuição das tarefas, a partilha.

Feliz a mãe que se alegra com o exito dos filhos,
que apóia, que os trata
com igualdade, não se apropria deles,
mas educa na liberdade responsável.

Feliz a mãe que dialoga com todos.
Que deixa os filhos, mesmo crescidos,
sentarem em seu colo para conversar
e sentir a segurança materna.

Abençoada a mãe que continua
com carinho maternal,
sem distinguir tempo e idade.
Sempre respeito, sempre carinho.
Sempre mãe!

Wilson João

Ampliação


De vez em quando, quando a turma se comportar bem, presenteie seus alunos com alguns momentos de descontração. Uma sugestão, ensine-os a a ampliar ou reduzir esta imagem. Saber ampliar ou reduzir será útil para eles por toda a vida. Não é só o professor de Artes que pode.




Atraso

Eu capto várias mensagens quando uma pessoa se atrasa. Uma delas é que o tempo dela é mais importante que o meu, mensagem que eu considero bastante arrogante. Atrasar-se também transmite a mensagem de que eu não devo ser muito importante para a pessoa, porque ela certamente seria pontual com alguém que achasse importante. Também me passa que a pessoa não é muito honesta, porque pessoas honestas cumprem a palavra e seguem os compromissos, inclusive os do tempo. Atrasar-se é um comportamento extremamente desrespeitoso e, pior, cria hábito.

Do livro O Monge e o executivoJames C. Hunter - página 89.


Cigarro


31 DE MAIO, DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

QUANTO VALE UM CIGARRO?
João Bezerra Filho
(Picos. Pl.)



 Uma tossezinha seca e constante
Umas unhas amarelicidas e feias
Uma dentadura amarela e estragada
Um incêndio de proporções inclculáveis
Uma consulta médica
Uma radiografia apresentando manchas pulmonares
Um entupimento nas coronárias
Um coração doente
Uma face cadavérica e anêmica
Uma falta de educação jogando fumaça nos outros
Uma tremenda poluição fumacista
Uma internação num hospital qualquer
Um suicídio lento
Um câncer nos pulmões
Um grande passo no caminho dos tóxicos
Um mau hálito de fumo
Uns quatorze minutos a menos de vida por cigarro fumado
Um desperdício de dinheiro
Um câncer na garganta
Um pouco de alimento e conforto a menos em casa
UM MAUSOLÉU NUM CEMITÉRIO QUALQUER!

COMO E PORQUE PAREI DE FUMAR
Marcelo Vitorelli Emílio(Repóter)
Colégio Assis Pacheco - 1ºColegial


Comecei a fumar aos 13 anos de idade. No início, observava as pessoas fumando na rua, na televisão e até mesmo na própria família. As propagandas que via na televisão e em revistas chamavam minha atenção de modo especial.

Com o tempo, alguns amigos mais velhos começaram a fumar. Foi nesse período que resolvi experimentar um cigarro, por mera curiosidade. Não gostei do sabor e do cheiro da fumaça, mas periodicamente insistia na experiência, até que comecei a "tragar" (aspirar fumaça para os pumões).

Sem perceber, com o passar do tempo, tornei-me dependente do fumo. Meu pai, que só veio a descobrir que eu fumava dois anos depois, durante uma consulta com médico que acompanhava meu desenvolvimento desde os primeiros dias de vida, ficou tão preocupado com minha saúde que ele próprio, sendo também um "fumante", decidiu interromper o uso do cigarro naquele momento.

Com o passar do tempo, o meu rendimento na escola começou a cair, sentia-me desanimado, com falta de apetite e sem resistência física. O menor esforço me deixava exausto e os resfriados, náuseas e outros sintomas desagradáveis eram freqüentes.

Certo dia, ao olhar-me no espelho, percebi que minha aparência não era das melhores. Estava abatido e muito magro.

Naquele momento, lembrei-me da atitude de meu pai, refleti sobre sua determinação em parar de fumar e dos benefícios que essa atitude lhe tinha trazido, e resolvi que nunca mais experimentaria um cigarro novamente.

Valeu a pena. Hoje, sinto disposição para estudar e para me alimentar. Os alimentos voltaram a ter sabor e os resfriados e enjôos desapareceram.

OS DEZ MANDAMENTOS DO JOVEM
João Bosco das Neves - Manaus



  • Não farás coisa alguma contrária.
  • Não terás em teu coração outro desejo senão a prática do bem.
  • Não farás coisa alguma contrária a tua própria consciência, nem usarás tua juventude como fonte de utopias, mas como instrumento de renovação e transformação humana.
  • Sonharás, mas que o teu sonho tenha base no amor, na ajuda espontânea, na conciliação, na união, na fraternidade humana. Lutarás por esse sonho não como uma realização pessoal, mas como um objetivo a ser buscado, uma meta a ser alcançada por todos na perpetuação do amor.
  • Lutarás pela paz e serás seu apóstolo.
  • Lutarás para ser livre
  • Fugirás das drogas
  • Fugirás dos amigos que queiram desviar os teus passos a caminho do bem.
  • Crerás somente num Deus, a Ele entregarás a tua alma e porás a tua vida em Suas mãos.
  • Ampara e ama aos teus pais até o fim de seus dias. Respeitando sempre, hontando sempre o ancião que um dia tu te tornarás.
  • Terás nas tuas mãos sempre uma bandeira: A de ser eternamente jovem.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

1.Copiar um dos MANDAMENTO DO JOVEM e expressá-lo em desenho.
2.Exposição do desenho.
3.Para casa - Escrever o depoimento de uma pessoa que deixou de fumar explicando como adquiriu o vício, porque parou, as dificuldades que enfrentou e como está se sentindo agora.
4.Leitura e exposiçao dos textos da turma na aula seguinte.

Ann Landers


Existem apenas três tipos de pessoas: aquelas que fazem as coisas acontecerem, aquelas que vêem as coisas acontecerem e aquelas que perguntam: "O que foi que aconteceu?"
(Ann Landers)

Verbos



FERRO A CARVÃO
Quantas camisas eu passei,
Quantas calças alisei,
Até vestido de noiva
engomei

Ao trabalho nunca me furtei,
Pois de energia não
precisei.

Estava sempre pronto
Quando alguém de mim precisava.
Para que funcionasse, a
mim bastava
Uma mão e carvão em
brasa

Vejam só onde hoje estou,
O progresso me relegou.
Mas a mim isso não
importa.
Pois ainda sirvo de enfeite,
e para SEGURAR PORTA.

Pedro Tadeu

Comentário:
O ferro a carvão, muito usado por nossas avós, e até por muitos de nós, perdeu sua utilidade, exceto nos lugares de extrema pobreza. Com o progresso industrial, foi substituído pelos modernos ferros elétricos, a vapor ou não. Muitas famílias, talvez por apego, ainda o conservam em algum cantinho. Assim como o ferro, muitos eletromésticos e máquinas foram, com o passar dos anos, sendo trocados por outros mais modernos, os quais também ficaram obsoletos. Podemos citar alguns exemplos de substituiçãoes:
  • Batedor de clara de ovos por batedeira;
  • coador de pano por filtros de café descartáveis;
  • máquina de escrever por computador
  • máquina fotográfica por máquina fotográfica digital.
Tudo muda numa velocidade espantosa, carro, celular, computador, calçado, roupa. enfim é inumerável a mudança ocorrida e imprevisível o que ainda vai acontecer, mas de uma coisa podemos ter certeza: todos esses modernos aparelhos de hoje, um dia não passarão de sucatas. Se tiverem sorte, poderão ser reciclados, ou acabar em algum museu.

Sugestão de atividade:

Identificar os verbos que estão nos seguintes tempos:

Modo indicativo:

  • Presente
  • Pretérito perfeito
  • Pretérito imperfeito
Conjugar verbos do poema: