Pesquisa personalizada

13 de fevereiro de 2008

Denotação e conotação


DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

SENTIDO DENOTATIVO: É a linguagem comum, objetiva, científica.

EX: - O leão é um animal feroz.

- leão = animal (sentido próprio, verdadeiro

SENTIDO CONOTATIVO: É a linguagem poética, literária, diferente

da linguagem comum.

EX: - Aquele homem é um leão.

- leão = pessoa forte, brava (sentido figurado, irreal)



1- NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS

DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):

(___________) Meu pai é meu espelho

(___________) Quebrei o espelho do banheiro

(___________) Essa menina tem um coração de ouro.

(___________) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.

(___________) Fez um transplante de coração.

(___________) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.

(___________) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.

(___________) Completou vinte primaveras.

(___________) Na primavera os campos florescem.

(___________) O leão procurou o gerente da Metro.

(___________) O metro é uma unidade de comprimento.

(___________) Estava tudo em pé de guerra.

(___________) Ela estava com os pés inchados.

(___________) É órfão de afeto.

(___________) Muito cedo ele ficou órfão de pai.

(___________) Caíram da escada.

(___________) O leão caiu num sono profundo.

(___________) Feriu-se na boca.

(___________) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.

(___________) O alpinista conseguiu escalar a montanha.

(___________) Ela disse uma montanha de absurdos.

(___________) Este cavalo venceu a corrida.

(___________) Você foi um cavalo durante a partida.

(___________) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.

(___________) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.

(___________) A tempestade já conspirava no ar.

(___________) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.

(___________) O pescador vinha chegando.

(___________) O chão era uma confusão desolada de galhos.

(___________) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.

(___________) A varanda corria ao longo da face norte da casa.

(___________) Havia outros cães.


51 comentários:

  1. Anônimo3/06/2008

    Bem legal o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/08/2012

      Muito bom faz muita diferença
      na hora do estudo.

      Excluir
    2. Anônimo3/29/2012

      Gostaria de saber por que o exercício:
      O leão caiu num sono profundo, está corrigido como denotativo? ele não é conotativo? ele não está no sentido figurado?

      Excluir
    3. O exercício não está corrigido. Eu não vi esta resposta.

      Excluir
    4. Márcia3/30/2012

      Boa tarde Professora Terezinha

      Me chamo Márcia, em relação a pergunta anterior, há uma correção no Yahoo respostas e nele consta este exercício (que aliás, foi através dele que cheguei neste blog)corrigido como DENOTATIVO e a minha Professora de Português me disse que está correto, mas eu não concordo e gostaria se saber se essa resposta está correta ou não.

      Excluir
    5. Márcia, O sentido denotivo é o sentido real, e o sentido conotativo é o figurado. Em minha opinião, o sentido da frase: "O leão caiu num sono profundo" é figurado, isto é conotativo, porque o verbo cair, quando está em seu sentido real, significa ir ao chão, desabar e no sentido figurado pode significar deixar-se apanhar, ser vítima, pender. Se o leão caiu em sono profundo, ele foi vítima do sono profundo, deixou-se apanhar pelo sono profundo, pendeu em sono profundo. O leão não desabou, não foi ao chão como qualquer objeto.
      Portanto, eu compartilho da sua opinião, para mim é sentido conotativo.
      Pode ser que sua professora tenha outra interpretação da frase, por isso ela atribui sentido denotativo.

      Excluir
  2. Anônimo7/01/2008

    putz , muito boa a explicação !
    show de bola , parabéns !

    ResponderExcluir
  3. esse é o assunto da minha prova *-*
    dá pra estudar por aqui tranquilo :)
    valeu aí, beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela idéia de colocar atividades a respeito do assunto explicado. Preciso de ajudar e gostaria de ideias criativas de como trabalhar o filme Iracema. Obrigada. Sugestões aguardo....

    ResponderExcluir
  5. Elis

    Eu nunca tralhei esse filme e atualmente ando muito ocupda, diminuí muito as postagens no Blog por falta de tempo. Dê uma olhada em: http://piquiri.blogspot.com/search?q=A+moreninha ou em http://piquiri.blogspot.com/2007/08/o-analfabeto-poltico.html de repente tem alguma idéia que você pode aproveitar e adaptar ao filme "Iracema".

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/16/2009

    Seu Blog está de nota 1.000, está muito bom para um estudante que tem dificuldades em Língua Portuguesa. Pois os assuntos estão expostos de forma clara possibilitando que o mesmo consiga adiquirir o conteúdo com mais facilidade.
    Parabéns pelo seu trabalho no Blog.

    Anderson Rocha (Colégio da Polícia Militar) BA.

    há, tirei cópias de conotação e denotação.

    ResponderExcluir
  7. Eliziane6/22/2009

    Adorei o blog! muito bom à todos na aréa da educação


    parabéns pela iniciativa...

    abraçoss

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/03/2010

    Eu sou fã dessa maravilhosa pessoa, por isso adoro escrever suas epígrafes. Essa é forte e linda, adorei!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/25/2010

    esse é o assunto da minha prova *-*
    dá pra estudar por aqui tranquilo :)
    valeu aí, abração

    ResponderExcluir
  10. lailson6/05/2010

    adorei legal demais
    to estudando pra um concurso e isso vai cair tirei muitas duvidas aqui
    brigadu

    tem como vcs fararem sobre estudo literarios?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/29/2010

    é o assunto da minha prova, me ajudou muito *-*
    parabéns pelo blog, é muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/30/2010

    mt chupa manga o blog , adoreiii *
    parabéns a vocês !!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/14/2010

    valeu, me ajudou!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo11/20/2010

    É a forma simples e clara de explicação da materia que eu presisava,adorei bastante,estão de parabéns.Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Muito bom! Sou português (Portugal) e estou a estudar esta matéria, reparo muito que vocês (brasileiros) conseguem explicar de forma simples e clara quanto os professores portugueses já fazem das matérias um grande bicho (conotação =) )

    Só tenho pena de não ter as soluções para confirmar-mos. Continuação de muito bom trabalho!

    ResponderExcluir
  16. Thayná2/15/2011

    Gostei muito dos exercicios continuem postando é muito bom ter um site que posso nos ajudar cada vez mais! parabens!!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/01/2011

    muito bom ja que minha professora nao presta estudo aqui

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada...esse é o assunto da minha prova do dia 30/03/2011 ...eu não estava entendendo nada do assunto,mas após sua explicação consegui compreender tudo ...muito obrigada mesmo...Valew Aí,bjos!!!
    Tawane Carvalho'*
    Barreiras-Bahia*
    Colégio Enigma(Rede Pitágoras)*
    1º ano E/M*
    15 Anos.*

    ResponderExcluir
  19. Anônimo9/20/2011

    Nossa!
    Muito bom mesmo. Espero poder sempre contar com este blog para poder tirar minhas dúvidas. Essa explicação me ajudou bastante.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo10/12/2011

    The best!
    Eu sou ucraniana e nao persebo bem portugues! Essa pagina ajudo-me muito!
    Obrigada!
    Sempre vossa amiga Natalia!
    <3

    ResponderExcluir
  21. obrigado ... graças a esta postagem aprendi!!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo11/01/2011

    muito bom, consegui tirar as minhas duvidas obrigada

    ResponderExcluir
  23. Anônimo11/28/2011

    legal agora posso explicar melhor as minhas colegas o assunto que elas não entenderam

    ResponderExcluir
  24. Anônimo11/30/2011

    Gostei muito mim ajudou demais *---*

    como eu faço pra ver ser acertei as frases sobre conotativa e denotativa..??? que vc colocou no Blog..??

    ResponderExcluir
  25. Anônimo12/08/2011

    muito bom, parabens, excelente explicação, obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  26. Pathy Marinho12/10/2011

    Muito legal e explicativo; bem fácil de entender, além dos exercícios que ajudam bastante!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo1/16/2012

    gostei muito do blog e espero que mim ajude no que eu preciso pois vou fazer uma prova e tenho quase certeza que vai cair sobre esse assunto mais de todo jeito valeuuu

    ResponderExcluir
  28. Anônimo1/18/2012

    obrigado por compartilhar seu conhecimento com as pessoas, fica na paz!

    ResponderExcluir
  29. Anônimo2/04/2012

    sou do 7 ano e esta materia nao esta nao esta no meu livro e a professora so explicou por voz e nao fizzemos apontamentos...vai ajudar me sem duvida....obrigada a todos ke fizeram isto......

    ResponderExcluir
  30. Anônimo3/02/2012

    como vou saber se esta certo os exercicios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo3/08/2012

      muito bom aprendi muito mais
      do que gostaria valeu...

      Excluir
  31. Anônimo3/09/2012

    Onde encontrar o gabarito destas questões?

    ResponderExcluir
  32. O exercício não foi publicado com gabarito, mas é muito fácil. Quando o sentido for real é Denototativo, quando for figurado é Conotativo. Ex:
    Minha gata dorme no cestinho. Minha gata = tem o sentido denotativo, pois se trata de um animal.
    Minha gata veio me buscar de carro. Minha gata = tem o sentido conotativo, pois gata é um termo emprestado, na realidade é uma mulher.

    ResponderExcluir
  33. Anônimo4/11/2012

    olha muito obrigada! me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  34. Olá, onde tem o gabarito deste exercício? Muito grato

    ResponderExcluir
  35. Anônimo5/10/2012

    Adorei o exercício da para ver claramente a diferença

    ResponderExcluir
  36. Anônimo5/28/2012

    poxa muito bem explicado.esse assunto vai cair na prova da prefeitura de nova iguaçu e eu aprendi rapidinho.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo7/02/2012

    Legal!
    Me ajudou muito!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  38. Anônimo8/02/2012

    como faço p ver as respostas professora adorei vc mas to um pouco perdida me rsponda

    ResponderExcluir
  39. muito bom o blog mim ajudou bastante

    ResponderExcluir
  40. Anônimo3/08/2013

    como acho a correção?

    ResponderExcluir
  41. Anônimo3/16/2013

    cara,expert..

    ResponderExcluir
  42. Anônimo3/24/2013

    Muito bom!!!

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)