Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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30 de maio de 2008

Ser como um rio que flui


Pensamentos extraídos do livro
Ser como um rio que flui
( Paulo Coelho)



Olho de minha filha Camila

“Se você quiser alguma coisa, precisa antes mostrar seus olhos. Podemos ter todos os meios de comunicação do mundo, mas nada, absolutamente nada, substitui o olhar do ser humano.”


“Daí ao tolo mil inteligências, e ele não quererá senão a tua”.
Provérbio árabe


A vida é como se um rei enviasse alguém a um país para realizar determinada tarefa. A pessoa vai e faz uma centena de coisas – mas se não tiver feito aquilo que lhe foi pedido, é como se não tivesse feito absolutamente nada.
Poeta - Rumi


Nem mesmo sete mil anos de alegria podem justificar sete dias de repressão.
Hafez – poeta persa


Se você acreditar totalmente nos médicos, vai achar que tudo faz mal à saúde. Se acreditar totalmente nos teólogos, vai se convencer de que tudo é pecado. Se acreditar totalmente nos militares, concluirá que nada é absolutamente seguro.
Lord Salisbury



A vida é um risco constante, e quem se esquece disso, jamais está preparado para os desafios do destino. Quando estamos diante da inevitável dor que cruza o nosso caminho, então somos obrigados a buscar um sentido para o que está acontecendo, superar o medo e dar início ao processo de reconstrução.


Quando as torres (gêmeas) caíram, carregaram consigo sonhos e esperanças, mas também abriram um espaço no horizonte, e nos obrigaram a refletir sobre o sentido de nossas vidas. E justamente aí, nossa atitude fará toda a diferença.


“Deus é sobretudo um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer”.
Pablo Picasso

O modelo, às vezes, nos serve para evitar repetir erros estúpidos que outros já cometeram, mas normalmente é uma prisão que nos obriga a repetir sempre aquilo que todos fazem.


Desde que não prejudique ninguém, mude de opinião de vez em quando, e caia em contradição sem se envergonhar disso. Você tem este direito; não importa o que os outros vão pensar – porque eles vão pensar de qualquer maneira.

25 de maio de 2008

Dinâmicas de leitura


O QUE VOCÊ DIZ

a) O Professor solicita a um aluno que complete livremente, com suas idéias, a frase: ”O que o texto me diz:...”;

b) O professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo ao texto:...”;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo a meus colegas:...”


Observações:

1a.) a dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases;

2a.) a etapa c, especialmente, estimula a criatividade do aluno;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições a aprendizagem e manifestando percepções pessoais.



RESPONDA DIFERENTE

a) O Professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;

b) O Professor solicita a outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta de uma outra maneira. Esta outra maneira poderá ser|:

c.1) Com outra informações;

c.2) Substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas, ou não;

c.3) Invertendo a ordem das palavras;

c.4) Falando com uma entonação especial de voz;

c.5) Expressando a resposta por gestos;

c.6) Expressando a resposta por desenhos e sinais, ou por figuras etc. O aluno usará, então, sua criatividade;

d) O Professor solicita ao primeiro aluno (que elaborou a pergunta) que diga qual das duas formulações de resposta prefere e por quê.


Observações:

1a.) O Professor poderá comentar a pergunta, as duas formulações da resposta e, também, s preferência manifestada pelo aluno que elaborou a pergunta;

2a.) A dinâmica poderá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

Fonte de Pesquisa: DINÂMICAS DE LEITURA PARA SALA DE AULA de Mary Rangel, Editora Vozes

22 de maio de 2008

As duas Vizinhas

Havia duas vizinhas que viviam em pé de guerra. Não podiam se encontrar na rua que era briga na certa.

Depois de um tempo, dona Maria descobriu o verdadeiro valor da amizade e resolveu que iria fazer as pazes com dona Clotilde. Ao se encontrarem na rua, muito humildemente, disse dona Maria:

- Minha querida Clotilde, já estamos nessa desavença há anos e sem nenhum motivo aparente. Estou propondo para você que façamos as pazes e vivamos como duas boas e velhas amigas.

Dona Clotilde, na hora estranhou a atitude da velha rival, e disse que iria pensar no caso. Pelo caminho foi matutando: 'Essa dona Maria não me engana, está querendo me aprontar alguma coisa e eu não vou deixar barato. Vou mandar-lhe um presente para ver sua reação.'

Chegando em casa, preparou uma bela cesta de presentes, cobrindo-a com um lindo papel, mas encheu-a de esterco de vaca.

- Eu adoraria ver a cara da dona Maria ao receber esse 'maravilhoso' presente. Vamos ver se ela vai gostar dessa.

Mandou a empregada levar o presente a casa da rival, com um bilhete:

"Aceito sua proposta de paz e para selarmos nosso compromisso, envio-te esse lindo presente."

Dona Maria estranhou o presente, mas não se exaltou.

- Que ela está propondo com isso? Não estamos fazendo as pazes? Bem, deixa pra lá.

Alguns dias depois dona Clotilde atende a porta e recebe uma linda cesta de presentes coberta com um belo papel.

- É a vingança daquela asquerosa da Maria. Que será que ela me aprontou! - pensou dona Clotilde.




Qual não foi sua surpresa ao abrir a cesta e ver um lindo arranjo das mais belas flores que podiam existir num jardim, e um cartão com a seguinte mensagem:

"Estas flores é o que te ofereço em prova da minha amizade. Foram cultivadas com o esterco que você me enviou e que proporcionou excelente adubo para meu jardim. Afinal, cada um dá o que tem em abundância em sua vida."


14 de maio de 2008

Santos Juninos

QUEM FORAM OS SANTOS JUNINOS?


Santo Antônio




Nasceu 15 de agosto 1195 em Lisboa e recebeu o nome de Fernando. era filho de um cavalheiro corte de do Rei Alfonso II. Em 1212 entrou para a Ordem de Santo Agostinho . A chegada das relíquias de cinco mártires franciscanos de Marrocos em 1221 levou Santo Antônio a entrar para a ordem dos franciscanos. Tornou-se conhecido como um grande pregador
Santo Antônio se fixou na cidade de Pádua, reformou a cidade, acabou com a prisão de devedores e ajudou os pobres. Em 1231 ele sofreu de exaustão e foi se recuperar em Campossanpietro. No seu retorno a Pádua ele não agüentou e acabou morrendo no convento das "Clarissas Pobres" em Arcella, em 13 de junho de 1231. Santo Antônio foi chamado o "Trabalhador Maravilha" pelos seus muitos milagres. Ele pregava para multidões na chuva e a sua audiência ficava seca a despeito do forte aguaceiro. Ele foi saudado como um traumatologista após ter curado a perna de um homem que tinha sido seccionada e fez outro homem voltar a vida, para testemunhar em uma audiência de assassinato onde um inocente estava sendo considerado culpado.
Perto da morte de S. António aparece-lhe o Menino Jesus na cela de Camposampiero.
Santo Antônio é o padroeiro de Pádua, de Lisboa e dos casais. É um santo popular para encontrar itens perdidos. No Brasil é o santo casamenteiro e é invocado pelas moças solteiras para encontrar um noivo. O "dia dos namorados" no Brasil é celebrado na véspera de sua festa ou seja no dia 12 de junho.
O milagre dos peixes:


Santo António faz um sermão aos peixes, no rio Marecchia porque os homens de Rimini não o querem ouvir. Ao ver isto eles arrependem-se e dirigem-se para junto do santo, ouvindo o sermão.
O milagre do jumento:
Um herege não acreditava que Cristo de fato estava presente na Eucaristia. Santo António diz que o jumento, que o homem tinha, era menos teimoso e que seria mais fácil convencê-lo. Ao ver a hóstia o jumento ajoelha-se.
Em 1236 fizeram o traslado do corpo do Santo. Foi possível encontrar a língua do Santo
São João

São João Batista era filho de Zacarias e de Santa Izabel. Chamava-se “Batista” porque ele batizava as pessoas. Até Jesus, que era seu primo, foi batizado por ele!
A Igreja Católica celebra a festa de São João Batista no dia 24 de junho. O seu nascimento é celebrado pelo povo com grande alegria: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem dessa festa uma das mais populares e queridas da nossa gente.
Foi consagrado por Jesus como o último e maior dos profetas.


São João Batista,
Batista João,
levanto a bandeira
com livro na mão.
O nosso corpo é uma podridão,
no fundo da terra,
no centro do chão.
São João adormeceu
no colo de sua tia.
Se meu São João soubesse
quando era seu dia,
descia do céu na terra
cum bandeira de alegria.

(Anonimo)

São Pedro

Pedro tinha como primeiro nome Simão, nasceu em Betsaida e era irmão do apóstolo André. Antes de ser apóstolo, Pedro era pescador, mas foi chamado pelo próprio Jesus para deixar tudo e caminhar com Ele, pregando o Evangelho.
São Pedro recebeu o título de “O Príncipe dos Apóstolos”. Foi primeiro Papa da Igreja Católica
Ele foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como Jesus Cristo.
Depois da sua morte, foi nomeado “chaveiro” do Céu, pois para entrar no Céu é necessário que São Pedro abra as portas, também é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover.
Bandeira com os santos Juninos

REFLEXÃO CAIPIRA

FAMÍA CARENTI
Um dia saí caminhano,
já quasi nu intardecê,
à uma famia carenti,
uma visita fui fazê.
Moravam nu pé da montanha,
numa casa di sapê,
numa pobreza tamanha
dava pena só di vê.
Chegano fui convidado
para cum eles jantá,
mas quando vi a comida,
deu vontadi di chorá.
As panelas eram limpas
mas, comida num tinha não,
era apenas uma água,
cum arguns grãos di fejão.
Cum cinco crianças piquenas,
comecei a imaginá,
como pode sê pussive
essa água sustentá.
Preguntei para o Jusé,
mas Maria respondeu:
porque a cruiz nu terrero?
foi meu fio qui morreu.
Mas a Deus eu agradeço
pelo meu fio levá,
pois ele eu tenho certeza
qui fomi nunca mais vai passá.
Dei-lhe um abraço apertado,
lágrimas rolaram no chão,
di repenti um di seus fios,
chegou com uma Bíblia na mão.
I mi chamano di môço!
mi disse: eu sou o Sebastião.
Pegui essi livro sagrado
faiz pra nóis uma oração.
Já bastanti comovido
peguei a Bíblia na mão,
li pra eles uma passagi
du evangelho di São João.
Dizia na esperança,
na fé i compriensão,
i Qui mesmo fartano di tudo
nunca farte a oração.
(Ademir Maciel)


Criança caracterizada para festa junina.


SANTOS JUNINOS PARA COLORIR

São João

Santo Antônio


São Pedro

13 de maio de 2008

Lenda das três irmãs



Um feiticeiro passeava com suas três irmãs quando se aproximou o mais famoso guerreiro daqueles tempos.
“Quero casar-me com uma destas belas moças”. Disse.
“Se uma delas casar, as outras duas vão se achar feias. Estou procurando uma tribo onde os guerreiros possam ter três mulheres”, respondeu o feiticeiro, afastando-se.
E, durante anos, caminhou pelo continente australiano, sem conseguir encontrar essa tribo,
“Pelo menos uma de nós podia ter sido feliz”, disse uma das irmãs, quando já estavam velhas e cansadas de tanto andar.
“Eu estava errado”, respondeu o feiticeiro. “Mas agora é tarde”.
E transformou as três irmãs em blocos de pedra, para que quem por ali passasse pudesse entender que a felicidade de um não significa a tristeza de outros.
Do livro “Ser como um rio que flui” - Paulo Coelho

10 de maio de 2008

Mãe má

Há algum tempo visitei o Orkut de minha
amiga Marice e encontrei este texto escrito por ela.

Gostei muito e o copiei para publicá-lo em meu blog.



Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:

Eu os amei o suficiente para ter perguntado: "Onde vão, com quem vão e a que horas regressarão".
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio, e fazer com que eles soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé duas horas junto deles, enquanto limpavam o quarto: tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los ver além do amor que eu sentia por eles, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
Eu os amei o suficiente para deixá-los assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que poderiam me odiar por isso - e em alguns momentos até me odiaram.

Essas eram as mais difíceis batalhas de todas

Um dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer, quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má! Era a mãe mais má do mundo..."
As outras crianças bebiam refrigerantes, comiam batatas fritas e sorvete no almoço, e nós tínhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas.
Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora - tocava nosso celular de madrugada.

Era quase uma prisão; mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que eles faziam.
Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade.
E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler nossos pensamentos.
Enquanto todos podiam voltar tarde à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16 para chegar mais tarde, e aquela "chata" levantava para saber se a festa foi boa - só para ver como estávamos ao voltar.

Por causa de mãe, nós perdemos algumas experiências da adolescência.
Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubos, atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o nosso melhor para sermos "Pais Maus", tal como a nossa mãe foi.

Marice Piffer

6 de maio de 2008

Trabalho em equipe


TEXTO 1

“Os jovens de hoje rebelam-se contra a autoridade e não respeitam os mais velhos. Contradizem seus pais, cruzam as pernas e tiranizam seus mestres.”

(Sócrates, filósofo grego – 470 a.C. – 399 a.C)

TEXTO 2

“O adolescente considera tudo o que é mais antigo do que ele como arcaico e obsoleto. Ao passo que tudo seu é novo, ciativo, algo que sem dúvida dará certo. Essa praga só pensa em sexo e contestação.”

(Anônimo, escrito numa placa da Mesopotâmia, há cerca de 4000 anos)

TEXTO 3

Os jovens de hoje estão órfãos de famílias que os eduquem e dêem a eles uma estrutura de valores morais que façam deles cidadãos que exercitem efetivamente a liberdade e não a permissividade.

(Moacir teles Maracci)

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1- Parte

A crítica ao jovem é bem antiga, e ao que parece, continua valendo para os dias atuais. Pesquise sobre o jovem contemporâneo. Compare o comportamento, a educação e os valores dos jovens atuais com as afirmações dos dois primeiros pensamentos .

Apresentação de um relatório escrito.

Apresentação oral das idéias básicas da pesquisa.



Após a conclusão da 1ª parte

2- Parte:

Entrevistar uma pessoa adulta: (roteiro:)

O que o Sr./Sra. admira no jovem de hoje? O que não gosta?
O que fez na sua juventude e não faria hoje se fosse jovem?
O que pensa sobre a educação que recebeu?
Que conselhos daria para um jovem hoje?
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Fazer um mural com as entrevistas.