Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

17 de setembro de 2008

O Feijão de Sirila



O FEIJÃO DE SIRILA

...............................................................................

É DE VER OS OLHOS CHEIOS


E dar uma boa escolhida n’um quilo

De, id est, rajadinho et cetera vistoso

E dê-lhe um descanso em água viva

Pra lhe ajudar na maciez.


Os minutos?... O necessário a cada tipo.


Leve ao fogo sem escorrê-lo.

Não te esqueças da folha de louro; dos Cézares!

O tempo de cozimento não importa:

Ele sempre acompanha vossa toada...


Os minutos!... O necessário a cada tipo.


Não há pressa, seu moço, experiência conta mais

[que teu relógio...


E quando o cheiro do feijão

Pela tua casa espalhar, ainda falta temperá-lo.

O arroz já deve estar em fogo brando...


É DE VER ÁGUA NA BOCA


Frite um toucinho (a gosto) até o douro.

Machuque alho e sal, também a gosto;

Use um pilãozinho.

Leve tudo à fritura;

Pode acrescentar salsa e cebolinha...


E quando essas especiarias estiverem coradas,

Com uma concha (pode ser a de Vênus)

Jogue o feijão, não todo,

Neste preparo de Diónysos...

(chiiisss...)

A erupção será dos vulcões, as léguas poucas

[e instantâneas para o cheiro percorrer.


Machuque (como n’um sacrifício)

O produto um pouco, até o caldo engrossar...

Volte tudo à panela de origem: à origem!...

Machuque mais um pouco (a gosto)

Prove!...

Mantenha o fogo brando...


Sirva-o com o principal, i. e., arroz

Ou com o que mais te satisfaz.

Sacie tua fome e... a do companheiro

Que a mãe terra outro feijão te dará.


...........................................................................


SERTÃO FLAMBOYANT (estórias)

Zamuner, José Alaercio

Lábaron Gráfica e Editora Ltda. – 1996


SUGESTÕES:

1- Leitura do texto

2- Pesquisa sobre receitas de:

Feijoada - Pastel doce e Mandju

A o arroz e feijão e o feijão na alimentação do brasileiro.

Alimentos básicos de outros países.

A consumo do arroz em outros países.

A origem da feijoada.


3- Confraternização. Cada aluno pode contribuir com algum prato.



ALGUNS SITES INTERESSANTES

Como Cozinhar arroz http://e.entao.com.br

Como cozinhar feijão http://culinaria.terra.com.br

Feijoada http://panelinha.ig.com.br

Arroz integral http://pat.feldman.com.br

Hábitos alimentares http://www.urbal.piracicaba.sp.gov.br

11 de setembro de 2008

Sonhos



Não é comum eu me recordar dos sonhos que tenho à noite, mas quando me recordo de algum, fico preocupada, pois ele provavelmente acontecerá após dois ou três dias.

Tenho lembranças de vários sonhos, principalmente de acidentes com pessoas da família, amigos ou conhecidos. Um desses foi com um sobrinho. Coincidência ou não, ele sofreu um acidente e teve um grave traumatismo craniano, por sorte se recuperou. Sonhei com um irmão. Vi seu rosto num carvão. Liguei para ele e disse que estava angustiada. Pedi para que não viajasse nos próximos dias, pois poderia sofrer algum acidente. Ele me tranqüilizou dizendo para que eu não me preocupasse com isso, pois ele já tinha sofrido o acidente naquela semana estava se recuperando bem. Outra vez, acordada, vi um acidente, com muitas pessoas caindo. No dia seguinte meu esposo retornou sem concluir a viagem que faria ao Rio Grande do Sul. O ônibus em que viajava havia capotado. Estes são apenas alguns dos sonhos de minha enorme lista.

Naquele sábado de manhã chovia. Meu esposo me perguntou se iríamos mesmo a uma cidade vizinha, cerca de 40 quilômetros, fazer compras. Respondi que sim, mas que dirigisse com cuidado, porque eu havia sonhado à noite e estava apreensiva. – Penso que vai acontecer algo grandioso e ruim – disse-lhe – Vi uma enorme explosão no céu.

Optamos pelas compras. Retornamos sãos e salvos.

Na semana seguinte aconteceu o atentado de 11 de setembro. A explosão que eu tinha visto em sonho era semelhante à explosão ocorrida quando o avião foi lançado contra a segunda Torre.

Pode ser que o sonho tenha sido mera coincidência, mas que coincidência!

10 de setembro de 2008

Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena!

(Luís Fernando Veríssimo)

Colaboração: Luis Hipólito

1 de setembro de 2008

S. O. S. Titanic



10 de abril de 1912: Um grande dia na história da navegação. O Titanic, o maior e mais luxuoso transatlântico construído até aquela data, parte com 2.200 passageiros a bordo para sua primeira viagem de Southampton para Nova Yorque. Devido a seu engenhoso e bem planejado sistema de compartimentos estanques, ele era considerado praticamente insubmergível. “Nem Deus consegue afundar esse navio!”, afirmaram alguns. 14 de abril, 23:00 horas: O Titanic recebe uma mensagem de rádio. “Cuidado, icebergs!” O aviso é desprezado. Que mal poderia fazer um pouco de gelo para o grande e poderoso navio? Mas então... 23:40 horas: De repente uma enorme montanha de gelo aparece na frente do Titanic. Os alarmes tocam. Um estranho ranger se faz ouvir. Grande agitação na ponte de comando. E aí vem a terrível comunicação: um rombo de 90 metros na proa! A água entra muito rapidamente apesar dos compartimentos estanques, subindo cada vez mais!

0:05 horas: Vinte e cinco minutos após a colisão. Ouve-se uma ordem: “Todos os passageiros para o convés! Preparar todos os botes salva-vidas!” O operador de rádio recebe a ordem para enviar a mensagem de S.O.S. S.O.S. – “save our souls – salvem nossas almas!” Mas muitos ainda nem se dão conta da seriedade da situação. A banda de bordo continua a tocar suas músicas. E muitos tentam desviar sua atenção do perigo real com a alegria fingida. Aproximadamente 0:30 horas: “Todos para os botes! Mulheres e crianças primeiro! Muitos se negam terminantemente a entrar nos botes salva-vidas. Eles dizem: “Não, nós não vamos. Queremos ficar. Aqui estamos mais seguros. O Titanic não vai afundar”. 0:45 horas: Os primeiros botes são lançados ao mar. Alguns apenas com a metade da sua capacidade de ocupação! Muitos dos lugares seguros nos botes ficam vazios. A maior parte dos 2.200 passageiros fica a bordo perplexa, indecisa. 2:18 horas: Todas a luzes do navio se apagam. O Titanic afunda nas gélidas águas do Atlântico, arrastando para a morte mais de 1.500 pessoas.

Esse foi o trágico final de um dos capítulos da história do orgulho humano. Muitos dos que estavam a bordo do Titanic faziam planos e estavam convictos que alcançariam Nova Yorque. Eles pensavam: “O que pode acontecer a esse navio tão imponente? Ninguém atrapalhará nossos planos!” Mas mesmo assim todos os planos se frustraram naquela noite. A Palavra de Deus nos diz: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16,18).

A questão decisiva é, se entreguei minha vida a Deus, colocando-a sob Sua direção ou se tento vive-la e administrá-la sem Ele. Planos sem Deus acabam num beco sem saída. Passar pela vida ignorando-O é uma catástrofe. Quem não coloca Deus em primeiro lugar vive num Titanic. Deus é nosso bote salva-vidas. Só Ele pode ser nosso S.O.S. . Façamos nosso pedido de socorro a Ele.

Peter Bronclik