Dedico este blog aos poetas, sonhadores, sábios pesquisadores, idealistas, aos que apreciam a arte e a todos que descobiram a inteligência como Dom de Deus e que usam seus talentos e dons para realizar causas nobres em benefício da humanidade.
Pesquisa personalizada

3 de outubro de 2010

Escritores da Liberdade

Cena do filme Escritores da Liberdade
a-  NUMERE AS QUESTÕES SOBRE O FILME:
( 1 ) Para ações da professora
( 2 ) Para ações da diretora
( 3 ) Para ações dos alunos 

(___) Cobra responsabilidade pelas escolhas;
(___) Desperta a motivação; 
(___) Passa a ler, pensar, escrever e mudar;
(___) Muda o espaço da sala de aula;
(___) Passa a incomodar a instituição escolar;
(___) Sente inveja;
(­­­___) Sente medo de educar e com isso as pessoas se  tornem contestadoras;
(___) Tem o casamento abalado;
(___) Disputas por marcar território;
(­­­­­___) Apenas um sabia o que e o holocausto;
(___) Resolve mudar de ares e dedicar-se à educação;
  

b-  ASSINALE OS PROBLEMAS ABORDADOS NO FILME:
(___) Desigualdades nas classes sociais;
(___) O massacre de judeus;
(___) Racismo;
(___) Desemprego;
(___) Falta de material didático;
(___) Desestrutura familiar;
(___) Intolerância ao que é diferente;
(___) A harmonia familiar
(___) Políticas públicas sem uma função;
(___) Exclusão social;
(___) O clima de amizade e colaboração entre estudantes;
(___) Políticas geradoras de sujeitos apenas com capacidade funcional;
(___) O filme retrata a visão de educação hoje;
 

Cena do filme Escritores da Liberdade

 COMENTE O FILME 

1- O filme “Escritores da Liberdade” mostra a dedicação  de  uma professora por seus alunos, O grupo, formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos e negros),   O grupo demonstra intolerância e resistência à interação, jovens acabam se rebelando uns contra os outros tentando provar o falso poder de cada etnia. Como ações coletivas como das gangues podem afetar afetar toda a sociedade ?

2- A nova professora é vista por todos como representante do domínio dos brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos perpetrados nas escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da própria sala de aula. Você  acredita que no final houve realmente uma superaração das diferenças étnicas ali existentes ?

3- Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desistiu de sua empreitada. Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e dos demais professores,  Para isso, criou um projeto de leitura e escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, menina judia alemã. Os livros são capazes de mudar a vida das pessoas? Exemplifique

4- A partir de uma caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar um colega de classe, negro, ressaltando os lábios, ela começa a falar do Holocausto. Algo que só um deles sabia o que era. Erin consegue mostrar aos alunos que a exclusão e o preconceito podem afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica, da religião, do saldo bancário? Explique.

5- O Colégio passou a receber alunos da periferia,  de baixa-renda e que alguns cumpriam pena em liberdade condicional por crimes cometidos, a diretora sente aversão por ter que receber esses alunos. Ela os despreza. Por que a diretora proíbe que os alunos da professora Erin leiam os livros da biblioteca da escola?

6- O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais, disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar perante uma sociedade preconceituosa, Apesar de se passar nos Estados Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil, por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme? Explique

7- O filme envolve seres humanos que vivenciam a violência, agressividade e tensão racial. Também nos mostra a capacidade de sermos seres humanos melhores e atores de nossa própria história. Como podemos nos transformar em pessoas melhores, conscientes, tolerantes e capazes?

8- Uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma turma de alunos problemáticos de uma escola. Na escola de hoje isso seria possível? Explique.

9- Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um exemplo.


10- Que lições  de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da Liberdade”?

11 comentários:

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
[Sala de Aula]

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Anônimo disse...

Já assisti esse filme bem legal msm!
Assisti com a Prof LUci

Anônimo disse...

eu quero saber a resposta

terezinha bordignon disse...

Eu não me recordo mais. Eu teria que assistir ao filme outra vez.

Anônimo disse...

esse filme da uma baita lição de vida!

Muito show ameiiii

bia andreão disse...

esse filme é espetacular ... tem uma lição de vida cara ! assisti com a minha professora Renata Salles ... muito bom msm (:

Anônimo disse...

Onde ver as respostas ?

terezinha bordignon disse...

Se você assistir ao filme vai encontrá-las facilmente.

Anônimo disse...

me ajudem a responder

Anônimo disse...

ALGUÉM PODE ME AJUDAR A RESPONDER A 7 E A 10 POR FAVOR ....

Anônimo disse...

adoreiiiiii o filme... uma lição de vida!

SHOW!!!!!