Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

23 de junho de 2010

Carlos Drumond de Andrade








No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra





Carlos Drummond de Andrade
En Revista de Antropofagia, 1928
Incluido en Alguma poesia (1930)





 


Sugestões:

Material:
  • Uma caixa pequena com a seguinte frase colada: "Deixe aqui as pedras que estão atrapalhando seu caminho";
  • Texto digitado;


O professor lê o texto e diz que ele pode ter muitas interpretações  e que muitas coisas podem ser pedras em nosso caminho. Quando nos deparamos com essas pedras podemos parar em sua frente e esperar que alguém resolva o problema tirando-as dali para nós. Corremos o risco de ser esmagados por elas. Também podemos nos desviar  delas,  construir uma nova rota e avançar. Outra saída é tirar proveito  das pedras que estão em nosso caminho: recolhê-las e lapidá-las, transformando-as em algo melhor. Podem ser considerados pedras no meio do caminho os medos, os conflitos internos, os problemas familiares, problemas financeiros ou de saúde, disputar uma vaga, necessitar de algo e não ter dinheiro, encontar pessoas que são verdadeiras muralhas, a preguiça, enfim, há inumeras situações.

Trabalhando em duplas:
  • Pense sobre os tipos de pedra uma pessoa pode encontrar no caminho e liste algumas delas;
  • Apresentação das respostas

Trabalhando individualmente:
  • Entregar cinco pedaços de papel para o aluno e pedir que, sem se indentificar, liste cinco pedras que gostaria de eliminar de seu caminho, uma em cada papel
  • Dobrar os papéis em quatro e depositá-los dentro da caixa de papelão. Eles não deverão ser lidos. O professor poderá lacrar a caixa.
  • Entregar cinco papéis com a o desenho de um diamante. O aluno deverá colorir as figuras e escrever cinco pedras que irá recolher no caminho e lapidar. Por exemplo: A patir de hoje vou estudar mais ou vou ajudar minha mãoe em casa...
  • Recortar os diamantes escritos e coloridos e colar no caderno.

Mensagem
  •  Copiar a frase: "Cuidemos para nao nos transformarmos em pedras que atrapalham a própria vida e a vida dos outros".


Encerramento:
  • Feito isto, todos sairão da sala e levarão a caixa lacrada para o depósito de recicláveis. O professor poderá dar outro destino para a caixa, por exemplo: queimá-la ou enterrá-la.

14 de junho de 2010

Site para crianças

http://iguinho.ig.com.br/

Neste site infantil há uma variedade muito grande
de brincadeiras educativas.

Albert Einstein



"A vida de um indivíduo só tem sentido na medida em que ajuda a tornar mais bela e nobre qualquer outra vida"

ALBERT EINSTEIN (1477-1511), diplomata francês

3 de junho de 2010

Mímico Everton Ferre


Esta semana, diversas escolas do município de Alto Piquiri receberam a visita de um ator mímico. Trata-se de Everton Ferre. A mímica é uma arte silenciosa muito poderosa. Em tempos de grande dificuldade para se trabalhalhar como professor, pois o comportamento de nossas crianças e jovens não tem correspondido às nossas expectativas, foi uma visita de imensurável contribuição.


O ator faz seu trabalho sozinho. Em sua trajetória artística, já se apresentou por todo o Brasil, e em diversos outros países, em praças públicas, empresas, teatros e escolas, mas escolheu alunos de escolas públicas para mostar seu talento artístico. Através de mímicas criativas e de palestras, intergindo, faz um excelente trabalho socil. Conscientiza crianças e jovens de sua capacidade de aprendizagem, incentiva à leitura, ao estudo, ao respeito a si próprio, à família e ao outro. Ensina ao aluno que deve valorizar o lugar onde vive e a ter perspectivas de futuro ali mesmo, dedicando-se ao estudo e aproveitando as oportunidades.







Apresentação para os alunos da Escola Manuel Bandeira - Alto Piquiri - PR


Para saber mais acesse:

http://mimicoeverton.blogspot.com/
http://mimicoeverton.com.br/

1 de junho de 2010

Meio ambiente


Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.

Mahatma Gandh


Dia da ecologia

05 de junho,
dia da Ecologia e meio ambiente






Este simpático sapinho pode ser usado para:
colorir, fazer colagem, ampliar, produzir texto...


http://www.todabiologia.com/

Flor de lótus

A flor-de-lótus é uma planta da família das ninfáceas (a mesma família da vitória-régia) nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).

Ela é venerada na Índia e no Japão, essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam.

Para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar. Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a Buda, por representar a pureza surgindo limpa de águas lodosas.

No Japão, por exemplo, esta flor é tão admirada que, quando chega a primavera, o povo costuma ir aos lagos para ver o botão se transformando em flor.

A tradição budista nos relata que quando Buda tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram.

Os Budas em meditação são represen-tados sentados sobre flores de lótus, Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com:


Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus


O deus elefante (Ganesha)


Lakshmi (a deusa da prosperidade)


Shiva, (O destruidor)


COMPLETE O ACRÓSTICO ABAIXO:

1- Planta da família das ...

2- Era a flor … da espiritualidade.

3- O botão da flor tem a forma de um ...

4- É também a única planta que regula seu ... interno

5- Olhada com respeito e veneração pelos povos orientais, ela é associada a ...

6- Deus indiano representado na figura de um elefante …

7- Ela nasce na ... e só se abre quando atinge a superfície.

8- Pais onde é admirada quando chega a primavera

9- É da mesma família da … régia.

10-Para os Chineses, o passado, o presente e o ... estão simbolizados,

11- Deusa indiana da prosperidade: …





Tal como a flor do lótus cresce da escuridão do lodo para a superfície da água, abrindo sua flores; a mente humana, faz crescer suas verdadeiras qualidades.


1- Quais são suas verdadeira qualidades?


2- Desenhe de suas qualidades.



3- O que você pode fazer para melhorar o mundo?


4- Pinte a flor de lótus.