Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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31 de janeiro de 2014

O significado das doenças


Segundo a psicóloga Americana Louise L. Hay, todas as doenças que temos são criadas por nós. Afirma ela, que somos 100% responsáveis por tudo de ruim que acontece no nosso organismo. Todas as doenças têm origem num estado de não-perdão, diz a psicóloga Americana Louise L. Hay.
Sempre que estamos doentes, necessitamos descobrir a quem precisamos perdoar. Quando estamos empacados num certo ponto, significa que precisamos perdoar mais. Pesar, tristeza, raiva e vingança são sentimentos que vieram de um espaço onde não houve perdão. Perdoar dissolve o ressentimento. A seguir, você vai conhecer uma relação de algumas doenças e suas prováveis causas, elaboradas pela psicóloga Louise. Reflita, vale a pena tentar evitá-las:





DOENÇAS/CAUSAS:

AMIDALITE: Emoções reprimidas, criatividade sufocada.
ANOREXIA: Ódio ao externo de si mesmo.
APENDICITE: Medo da vida. Bloqueio do fluxo do que é bom.
ARTERIOSCLEROSE: Resistência. Recusa em ver o bem.
ARTRITE: Crítica conservada por longo tempo.
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: mágoa profunda, tristezas manidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DERRAME: Resistência. Rejeição à vida.
DIABETES: Tristeza profunda.
DIARRÉIA: Medo, rejeição, fuga.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de auto-valorização.
DOR NOS JOELHOS: medo de recomeçar, medo de seguir em frente. Pessoas que procuram se apoiar nos outros.
ENXAQUECA: Raiva reprimida.. Pessoa perfeccionista.
FIBROMAS: Alimentar mágoas causadas pelo parceiro(a).
GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
HEMORRÓIDAS: Medo de prazos determinados. Raiva do passado.
HEPATITE: Raiva, ódio. Resistência a mudanças.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
MENINGITE: Tumulto interior. Falta de apoio.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PELE (ACNE): Individualidade ameaçada. Não aceitar a si mesmo.
PNEUMONIA: Desespero. Cansaço da vida.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
PRISÃO DE VENTRE: Preso ao passado. Medo de não ter dinheiro suficiente.
PULMÕES: Medo de absorver a vida.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
REUMATISMO: Sentir-se vitima.. Falta de amor. Amargura.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
RINS: medo da crítica, do fracasso, desapontamento.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
TIREÓIDE: Humilhação.
TUMORES: Alimentar mágoas.. Acumular remorsos.
ÚLCERAS: Medo.. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

Curioso não? Por isso vamos tomar cuidado com os nossos sentimentos. .. Principalmente daqueles, que escondemos de nós mesmos. Quem esconde os sentimentos, retarda o crescimento da Alma'.

Remédios indicados: Autoestima, perdão, amor





"De todos os homens que conheço o mais sensato é o meu alfaiate. Cada vez que vou a ele, toma novamente as minhas medidas. Quanto aos outros, tomam a medida apenas uma vez e pensam que seu julgamento é sempre do meu tamanho".
(George Bernard Shaw)

FONTE: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=17729

29 de janeiro de 2014

Planejamento

            Não se pode negar a importância e a necessidade do planejamento para o sucesso de todas as tarefas realizadas no cotidiano, especialmente quando se trata de educação.
         Ele pode ser definido como o roteiro de uma tarefa docente de previsão de atividades didáticas selecionadas e organizadas de acordo os objetivos propostos para serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula junto a seus alunos. Um bom planejamento é escrito  baseado num diagnóstico das necessidades do aluno e permite reflexão, revisão do que não foi atingido, adequação e avaliação durante seu desenvolvimento. Todo planejamento antecipa de forma organizada todas as etapas do trabalho escolar.
            Os elementos principais de um planejamento são objetivos, conteúdos e métodos. Os objetivos  antecipam as ações que serão executadas e mantém o ritmo do trabalho do professor. Não precisa ser longo, pode ser abreviado.e nunca será perfeito, sempre que se julgar necessário, haverá uma oportunidade para, usar sua flexibilidade para ajustes frente a novas situações e posteriormente melhorá-lo. Isso também melhora o desempenho do professor e a qualidade da educação, evita perda de tempo, ajuda a fugir da improvisação e da rotina, facilita no preparo das aulas e na seleção do material.
            O planejamento tem uma ordem sequencial adequada ao ano escolar, objetividade, coerência e orienta o trabalho de cada escola em todos os aspectos com vantagens: Trás economia de tempo, de recursos e de esforços, mostra as ações, as ferramentas, os recursos, a evolução do trabalho,  antecipa necessidades, permite um trabalho diferenciado, conforme a necessidade da turma.. Em contraposição, exige esforços, empenho, pesquisa.
            Ele deve ser um guia e assegurar uma unidade. Para isso, precisa estar integrado às necessidades do país e expressar o pensamento filosófico de uma linha teórica, seguir as orientações das Diretrizes curriculares do Projeto Político Pedagógico da Escola. Além disso,  necessita ser autêntico e ser redigido conforme a realidade do contexto em que o sistema de ensino está inserido. Refere-se ao que cada professor vai fazer para atingir objetivos de aprendizagem em sala de aula durante o ano letivo e precisa  responder às necessidades, interesses e motivações dos alunos.

             Em suma: O improviso pode ser uma das razões de fracasso. O planejamento é a tarefa de traçar os caminhos a seguir, uma necessidade constante que o professor deve executar como parte de sua tarefa. Cada professor deve elaborar o seu É um conjunto de atividades que o professor seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem, a fim de criar as melhores condições para atingir os objetivos.  Fornece um quadro para as atividades de ensino, orientações para de aprendizagem. É preciso valorizar a importância de planejar e criar condições para uma aprendizagem eficaz. O planejamento do ensino e um trabalho educativo, cujas medidas tomadas  vão afetar o futuro do aluno e da educação.

27 de janeiro de 2014

Michelangelo Buonarroti


            Michelangelo Buonarroti nasceu no dia 6 de março de 1475, em Caprese, província florentina. Filho de Lodovico di Lionardo Buonarroti Simoni e de Francesca di Neri di Miniato del Sera. Ele perdeu a mãe  aos  seis de idade. Tinha quatro  irmãos: Leonardo,  Buonarroto, João Simão e Sigismundo.
            Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama de leite cujo marido era cortador de mármore da aldeia  de Settignano. Esse pode ter sido o início do gosto pela escultura do grande artista. Michelangelo atribuíra  a esse fato sua vocação de escultor.  Na escola, ele  enchia os cadernos de exercícios com desenhos,  desinteressado das lições sobre outras matérias. Esse fato levou-o a ser espancado por seus pai e tios, por entenderem ser vergonhoso ter um artista na família da velha e aristocrática linhagem florentina. O orgulho familiar jamais abandonará Michelangelo:  "Não sou o escultor,  sou Michelangelo Buonarroti." Aos 13 anos,  ingressa, como aprendiz, no estúdio de Domenico Ghirlandaio, já então considerado mestre da pintura de Florença.
            Moisés é uma das principais obras do artista renascentista Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo  passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: Porque não falas? (Perché non parli ?).


        É preciso desenvolver o encantamento pelas coisas simples, enxergar o que existe nas coisas e não está visível ainda. Foi isso que fez Michelangelo Buonarroti. Mostre uma pimenta para seus alunos e diga que ali existe uma flor, depois faça com eles a flor. (A atividade deve ser desenvolvida com alunos maiores, porque não é conveniente que os pequenos manipulem pimenta)
        
          FLOR DE PIMENTA
         Salada de grão-de-bico e brócolis decorada com flor de pimenta e folhas de orégano: Corte a pimenta para fazer as pétalas, conserve as sementes. Mergulhe em água com pedras de gelo por aproximadamente meia hora. A pimenta se transforma numa flor. Da mesma forma, é possível fazer flores com a parte branca da cebolinha de cheiro.




Importância do desenho

No ambiente escolar há uma polêmica sobre o desenho. Não é raro ouvir dizer que o professor que explora o desenho, o faz porque quer sossego, porque não está disposto para o trabalho. O professor que gosta de ensinar através do desenho, pode até sofrer alguma crítica, mas o desenho é importantíssimo para o desenvolvimento do aluno e o professor deve usá-lo respeitando as etapas do desenvolvimento infantil. De acordo com seus benefícios, é possível concluir que todas as disciplinas deveriam explorá-lo generosamente. Veja alguns dos seus benefícios:

O DESENHO É UMA EXCELENTE FERRAMENTA PEDAGÓGICA:
Vários autores: 

            DESENHAR:
         Faz parte do desenvolvimento infantil
         É prazeroso
         É um ato inteligente
         Estimula o raciocínio e a curiosidade
         Auxilia na concentração
         Prepara a criança para a vida adulta
         Facilita a comunicação não-verbal
         Proporciona melhor relaxamento
         Facilita a assimilação de conteúdos
     
      O ALUNO:
         cria novos mundos
         Manifesta sentimentos e preocupações
         Melhora a caligrafia

         Mostra o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e emocional.


      COMO DESENHAR UM PÁSSARO VOANDO: 

14 de janeiro de 2014

Colagem


O fundo dos oceanos é ainda um mistério, um local pouco explorado, muitos segredos não foram desvendados. Este vídeo mostra algumas imagens lindíssimas do fundo do mar. 





Brincando de fundo do mar. Fazer uma colagem usando papel de seda e barbante:  adcionado de 

13 de janeiro de 2014

Sugestão para decorar a sala de aula


Esta decoração minha filha fez, na garagem de sua casa, onde minha neta brinca. Leia o modo de fazer: 

Recorte passarinhos em plástico adesivo preto;
Estenda fios de barbante na parede;
Cole os passarinhos na parede como se estivessem pousados sobre o fio de barbante;
Cole galhinhos de capim seco para imitar um ninho, se quiser coloque ovinhos feitos com biscuit;
Pendure uma casinha de passarinho na parede.






Moldes




Para enfeitar sala de aula


http://www.howtofindyourroots.com/files/1731565/uploaded/FYRMAG-CI-C95243-L.jpg




http://suziebeezie.tumblr.com/post/606299317




http://www.maryjanesfarm.org/Recipes-Patterns-Instructions/images/silhouettes/silhouette-12.jpg




http://img1.etsystatic.com/000/0/5397444/il_570xN.306727441.jpg






Modelos de passarinhos para você usar das mais variadas formas. 
Os pássaros podem ser feitos de outras cores.

Modelos para enfeitar a sala de aula



















Para decorar a sala de aula


O tema escolhido para esta postagem foi aves. Você pode selecionar outros desenhos, como por exemplos papagaios, araras, tucanos e outras aves, figuras mitológicas, personagens dos contos de fada... Use EVA, tinta, papel colorido, tecido e deixe sua sala de aula bem colorida. 










Decoração de sala de aula


Para decorar a sala com o tema "gatos" , você pode pintá-los com guache, fazê-los em EVA, colagem com papel colorido ou usar uma outra técnica, escolher um modelo e fazer uma faixa decorativa, usar outros modelos e decorar sua sala conforme suas possibilidades, o importante é que a sala fique bem alegre.