Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

27 de fevereiro de 2014

Lápis de cor aquarelável

Desenho com lápis de cor aquarelável. Eu estava ansiosa para fazer uma pintura. Comprei pela Internet uma caixa com quarenta e seis cores, a mais barata que encontrei. Gostei, só falta treinar bastante para me aperfeiçoar.


26 de fevereiro de 2014

O Renascimento nas Artes

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Nascimento_de_V%C3%AAnus

Renascimento ou Renascença que ocorreu na Europa durante os Séculos XIV a XVI.  Foi um movimento inspirado no mundo clássico, greco-romano, e na expansão geográfica e comercial dos finais da Idade Média, quando houve o abandono do pensamento de que Deus era o centro, teocentrismo e valorização do homem, o homem com centro, isto é, humanismo.
Foi um período de muitas conquistas marítimas e de comércio com a Ásia.  Muitos comerciantes europeus enriqueceram e acumularam fortunas, eram chamados de mecenas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.
Os  governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Era comum as famílias nobres encomendarem  pinturas (retratos) e esculturas aos artistas.
Foi na Itália que o comércio mais se desenvolveu. Cidades como, Veneza, Florença e Gênova. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

Características Principais:
- Valorização da cultura greco-romana.
- As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento
  e o dom artístico;
- Deus não é mais o centro (teocentrismo). O centro é o homem (humanismo)
- Valorização da razão e da natureza
- Os cientistas, passam a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e

  universo.
Este movimento cultural espalhou-se para outros países europeus. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci: é uma das obras de arte mais conhecidas do Renascimento

Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:

- Giotto di Bondone - pintor e arquiteto italiano.
Obras - O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.
- Michelangelo - destacou-se em arquitetura, pintura e esculturas. Obras: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina (Juízo Final)
- Rafael  - pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).
- Leonardo da Vinci  - pintor, escultor, cientista, engenheiro, físico, escritor, etc. Obras principais: Mona Lisa, Última Ceia.
- Sandro Botticelli - pintor italiano, abordou temas mitológicos e religiosos. Obras principais: O nascimento de Vênus e Primavera.
- Tintoretto - pintor veneziano da fase final do Renascimento. Obras principais: Paraíso e Última Ceia.
- Veronese -  nascido em Verona, foi um importante pintor maneirista do Renascimento Italiano. Obras principais: A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto.

SUGESTÃO: 
Após explicar o tema, o professor poderá dialogar com os alunos sobre:

- Quando ocorreu o Renascimento
- Sobre o que foi o Renascimento
- Qual o significado de teocentrismo e de humanismo
- Sobre o que marcou a Renascença
- Indagar sobre os mecenas, quem eram eles, o que faziam
- Perguntar quais as características do Renascimento e seus principais representantes


ATIVIDADE:

- Distribuir cópias para os alunos colorirem;
- Formar um painel;
- Expor o painel


- Fazer colagem com revistas velhas da Medusa de Michelangelo. Para dar mais realismo, as serpentes podem ficar com algumas partes soltas. 




RELEITURAS: 












ATIVIDADE: Fazer uma releitura da pintura Retrato de um jovem , de Rafael - c. 1504-1506 - Óleo sobre madeira - 54 × 39 cm - 


http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pinturas_de_Rafael

Imagens para atividades extras:


Paul Cezanne

Leonardo da Vinci

Flasmob

20 de fevereiro de 2014

Arte indígena


http://museu2009.blogspot.com.br/

Os indígenas pintam o corpo para enfeitá-lo e também para defendê-lo contra o sol, os insetos e os espíritos maus. A pintura corporal garante sorte na caça, na guerra, na pesca, e na viagem. Cada tribo pintura conforme seu modo de ser. Nos dias comuns a pintura pode ser simples, porém nas festas é mais elaborada. A pintura corporal é função feminina, a mulher pinta os corpos dos filhos e do marido.

A arte plumária serve para enfeites como  mantos, máscaras, cocares, e passa aos seus portadores elegância e majestade. Esta é uma arte busca apenas a beleza. Existem dois estilos na criação das peças de plumas dos índios brasileiros:
            As tribos dos cerrados e savanas fazem trabalhos grandes, como os diademas dos índios Bororó ou os adornos de corpo dos Kayapó. A tribos silvícolas, que vivem nas florestas, como a dos Kaapor fazem peças mais delicadas.

            A maior preocupação é com o colorido e a combinação das cores. As penas geralmente são sobrepostas em camadas, como nas asas dos pássaros. Além de bonito, esse trabalho indica a posição de chefe dentro do grupo. Cada povo indígena tem uma maneira própria de expressar sua arte. Os índios brasileiros fazem os seguintes trabalhos artísticos:

Danças, cânticos, pintura corporal, perfuração da pele, cerâmica, tecelagem,  trançado de cestos, balaios, peneiras, armadilhas para caça e pesca, abanos, cocares, tangas, pulseiras e redes. Instrumentos musicais, armas como machado, arcos, flechas e arpões. Construção de máscaras,  barcos, remos, estacas de cavar e pás...


            Os desenhos indígenas são normalmente elaborados de forma abstrata e geométrica.


O INDÍGENA E A NATUREZA
No Brasil foram devastadas florestas, contaminado rios e lençóis d'água, explorados subsolos,... e que hoje uma pequena parcela da população consciente tenta recuperar.  Graças à resistência indígena de não aceitar a imposição do homem branco, é que se mantém viva a chama do respeito à natureza e ao meio ambiente, fazendo do índio e da natureza, um exemplo de vida harmoniosa.

Com a interiorização da colonização portuguesa os recursos naturais foram sendo devastados. A vinda de imigrantes, principalmente no sul do país, contribuiu para a destruição das florestas sem consciência de manter o equilíbrio com o meio ambiente. Alguns indígenas não conscientes aceitam propinas de madeireiros para a retirada de madeira de alto valor comercial em algumas Terras Indígenas. É preciso criar uma fiscalização permanente para coibir esta prática abusiva que só dá lucro aos madeireiros.

A consciência de preservação do meio ambiente por parte do indígena se constata na prática. Mas é preciso que o homem branco se conscientize também desta importante tarefa para o futuro do Brasil e do mundo. Mas é preciso que os povos indígenas não sejam novamente sacrificados.

©hjobrasil


EXPLORAR ORALMENTE:
1- Porque os indígenas pintam seus corpos?
2- Na tribo, quem tem a função de realizar a pintura corporal?
3- Cite exemplos de arte plumária.
4- Quais os trabalhos realizados pelos indígenas brasileiros?

5- Qual é a forma dos motivos indígenas?


LEITURA DRAMATIZADA:

I - Juca-Pirama (Fragmento)

(Gonçalves Dias)


Meu canto de morte
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi

Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.







VASO KADIWEU


VASOS  MARAJOARA



PINTURA XINGU





Pinte o vaso usando motivos da pinturas Kadiweu, Marajoara ou do Xingu


INDÍGENAS BRASILEIROS





CONFECÇÃO DE CARTAZ EM EQUIPE:
Fazer uma pintura facial e colar penas de aves, formando um cocar. 
Expor os trabalhos para apreciação



PINTURA DE CAMISETA


Pintar motivos indígenas em camisetas.
As camisetas podem ser usadas. 
Os motivos podem ser outros.
Desfile de camisetas.


FLAUTA DE MADEIRA


 ´-
Uma sugestão para trabalhar musicalidade usando material barato: Flauta feita com canudinhos de plástico.  Não testei. Créditos a  

18 de fevereiro de 2014

Rito de passagem dos cherokee


Os cherokee ou cheroqui são um povo ameríndio da América do Norte. São uma tribo da nação iroquois que, até o século XVI, habitava o atual território do leste dos Estados Unidos, até serem expulsos para o Planalto de Ozark. Nos Estados Unidos, são conhecidos como uma das “cinco tribos civilizadas”.

RITO DOS CHEROKEE

                           
Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos indígenas Cherokee?
O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.                         
O filho se senta sozinho no topo de um montanha durante toda a noite. Não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém.
Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem.
Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se homem do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido.
O menino está naturalmente amedrontado.   Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.
Os insetos e cobras podem vir picá-lo.
Ele pode estar com frio, fome e sede.
O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele se senta estoicamente, nunca removendo a venda.
Segundo os Cherokee, este é o único modo dele se tornar um homem.
Finalmente, após a terrível noite, o sol aparece e a venda é removida.
O menino então descobre seu pai sentado na montanha perto dele. Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do perigo.


ATIVIDADE:
1- Segundo a lenda, na tribo Cherokee  há um rito de passagem para a idade adulta e o jovem precisa provar que já é um homem. O que ele deve demonstrar?

2- De acordo com nossa cultura, quando um jovem se torna verdadeiramente um homem?

APRESENTAÇÃO E COMENTÁRIO DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS.

3- Criação de desenhos sobre as respostas  e sobre os comentários.

EXPOSIÇÃO DOS DESENHOS


17 de fevereiro de 2014

História e características da Arte Africana

A arte africana é um conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos povos africanos ao longo da história.
O continente africano tem uma grande variedade de culturas. Cada uma delas tem seu próprio idioma, suas tradições e formas artísticas.
O deserto do Saara atuou e continua atuando como uma barreira natural entre o norte da África e o resto do continente. Por causa do comércio entre estas regiões,  há uma troca de culturas entre elas. Estas trocas culturais foram facilitadas pelas rotas de comércio que atravessam a África desde a antiguidade. 
Podemos identificar atualmente, nas civilizações africanas do sul do Saara, características da arte islâmica, norte-africana , indiana e egípcia
A arte africana é um reflexo das histórias,mitos,  crenças e filosofias dos habitantes deste enorme continente.

A história da arte africana tem origem na pré-história. As formas artísticas mais antigas são as pinturas e gravações em pedra na região do Saara (6000 AC ao século I da nossa era).   








Usando tinta guache, pinte as figuras de forma bem colorida, como no modelo acima.  
Exponha as figuras para apreciação de todos. 






Decore os vasilhames com gravuras em preto e branco, como nos modelos acima.





Observe as roupas figuras acima e faça uma colagem nos vestidos e chapéus das figuras que seguem:








Com lápis preto ou caneta preta, preencha a figura abaixo com suas ilustrações. Crie traços diferentes.




Trabalho em equipe: Cartaz. O colorido deve ser criado pelos alunos. algumas partes pode ser feitas em colagem (tecido, papel de presente, penas, palhas...)





Esculturas e máscaras africanas


Outros exemplos da arte primitiva africana são as esculturas modeladas em argila feitas entre 500 AC e 200 DC. Destacam-se também os trabalhos decorativos de bronze de Igbo-Ukwu (séculos IX e X) esculturas em bronze e terracota de Ifé (do século XII al XV). Estas últimas mostram a grande técnica naturalista.
Os povos africanos faziam seus objetos de arte utilizando elementos da natureza. Faziam esculturas de marfim, máscaras entalhadas em madeira e ornamentos em ouro e bronze. Os temas retratados nas obras de arte são retirados do cotidiano: a religião os aspectos naturais da região, por isso esculpiam e pintavam mitos, animais da floresta, cenas das tradições, personagens do cotidiano etc. 






Criar máscaras em diferentes materiais: argila, papelão, madeira... , ou incrementar esses modelos fazendo uma colagem com tecido rústicos, penas, linhas, papelão...


CHEGADA AO BRASIL 
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos, que foram trazidos para cá pelos portugueses durante os períodos colonial e imperial. Em muitos casos, os elementos artísticos africanos fundiram-se com os indígenas e portugueses, para gerar novos componentes artísticos de uma magnífica arte afro-brasileira. 


COLAGEM:
Pele - negra, pode ser feita com lápis de cor. A mulher está sem roupa
Cabelos - Lã, bombril, papel, etc...
Muitos colares no pescoço - pode ser miçangas coloridas
Brinco - Argola de metal ou plástico



Bonecas negras, feitas com retalhos de malha amarrados. Roupas de tecido coladas. Olhos pintados de branco



Motivo para faixa decorativa