Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

26 de maio de 2014

Arte Povera

Arte Povera ("Arte Pobre" em português ) é um movimento artístico que se desenvolveu originalmente na segunda metade da década de 1960 na Itália. Os seus adeptos utilizam materiais de pintura (ou outras expressões plásticas não convencionais, como por exemplo areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra e trapos) com o intuito de "empobrecer" a obra de arte, reduzindo os seus artifícios e eliminar as barreiras entre a Arte e o quotidiano das sociedades.
Esta corrente artística surgiu e desenvolveu-se ao longo da década de 1970, período em que os artistas voltaram a sua atenção para as temáticas da natureza e seus derivados, rompendo com os processos industriais e revelando a sua critica ao empobrecimento de uma sociedade guiada pelo acumular de riquezas materiais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_povera


O material desta colagem foi coletado de plantas secas naturalmente, encontradas no quintal. Esta colagem pode ser feita nas disciplinas de Arte ou Ensino Religioso.

FORAM USADOS:

Para fazer o fundo:
- Botão de roseira para imitar um sol;
- Folha de mamoeiro para a árvore;
- Folhas de orquídea para a vegetação;
- Sementes de flor para as sementes pequenas.

Para a figura do homem:
- Cascas de árvore para o corpo;
- Cabelos de milho para os cabelos;
- Vagem de feijão para a oferenda;
- Pedaço de tecido velho para a roupa.

Após confecção, o aluno pode escrever ou falar sobre os sentimentos despertados pela imagem.


22 de maio de 2014

Abstracionismo


      Abstracionismo é qualquer obra de arte que não faz uma representação dos objetos. O artista abstracionista usa cores, linhas e manchas para criar formas indefinidas, não copiando a realidade.
O pintor russo Wassily Kandinsky é considerado o iniciador da pintura abstrata.
O abstracionismo está dividido em duas tendências: o abstracionismo informal e o abstracionismo geométrico.
O abstracionismo informal expressa os sentimentos e as ideias do artista com total liberdade de expressão e utiliza cores e formas de maneira espontânea.
      No abstracionismo geométrico as formas as cores são organizadas. A base da composição são linhas e figuras geométricas. Malevitch e Pieter Mondrian são alguns dos representantes desse estilo.

No Brasil, o abstracionismo manifestou-se no trabalho dos artistas japoneses Manabu Mabe e Tomie Ohtake. Dentre os pintores brasileiros destacam-se: Iberê Camargo, Wega Nery e Henrique Boese.



SUGESTÃO:


Pieter Mondrian



Modelo para colagem com papéis coloridos, pedaços de tecidos ou E.V.A.


Criar uma pintura para a xícara usando as característica de Pieter Mondrian.



Henrique Boese


Fazer uma releitura, pintando com cores diferentes.







21 de maio de 2014

Vinícius de Moraes e Toquinho



Música brasileira para o aluno ouvir, ler, declamar, interpretar, cantar,  desenhar, trabalhar movimentos e sons...


Berimbau
Vinicius de Moraes e Toquinho

Quem é homem de bem
Não trai!
O amor que lhe quer
Seu bem!
Quem diz muito que vai
Não vai!
Assim como não vai
Não vem!...

Quem de dentro de si
Não sai!
Vai morrer sem amar
Ninguém!
O dinheiro de quem
Não dá!
É o trabalho de quem
Não tem!
Capoeira que é bom
Não cai!
E se um dia ele cai
Cai bem!...

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará...

Se não tivesse o amor (2x)
Se não tivesse essa dor (2x)
E se não tivesse o sofrer (2x)
E se não tivesse o chorar (2x)
Melhor era tudo se acabar (2x)

Eu amei, amei demais
O que eu sofri por causa de amor ninguém sofreu
Eu chorei, perdi a paz
Mas o que eu sei é que ninguém nunca teve mais...
Mais do que eu

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará.



15 de maio de 2014

Trabalhos manuais


Garrafas decoradas com barbante ou lã. Fáceis de fazer. O importante é variar os modelos de garrafas e combinar as cores.  Encontradas em http://www.pinterest.com/pin/367747125794589625/ 


12 de maio de 2014

Pensamento

“A força da maternidade, é maior que as leis da natureza.”

Barbara Kingsolver

Por Terezinha Bordignon

7 de maio de 2014

Atividade para o dia das Mães


Desenvolvi a atividade abaixo com alunos de 6º . a 9º anos. Os alunos gostaram. Usei a figura de uma mulher encontrada na Web. Tirei os adereços, como roupa, cabelos e a adaptei para a atividade.  Por cima da figura desenhei roupa, cabelos ... e colori a imagem. Na sala de aula fiz assim:

1- Mostrei a imagem que criei por cima do modelo. Deixei que observassem e disse que aquela figura era um modelo para inspiração, mas que ela seria guardada para que cada aluno criasse a sua imagem.

2- Apresentei o modelo no qual eles  iriam desenhar e expliquei que se quisessem, poderiam criar a figura com as características da mãe (biológica ou da pessoa que desempenha o papel de mãe na vida deles, como por exemplo, uma irmã, uma tia, uma avó, uma mãe de criação...)

3- Guardei o desenho que fiz e distribui a segunda imagem.

4- O desenho do aluno foi recolhido. Colei num painel que foi exposto na escola para as mães que compareceram à homenagem. Foi muito bonito de ver, pois as mães se procuravam no mural. 









Alguns trabalhos feitos por alunos








6 de maio de 2014

Livro do Artista

Para produzir do “Livro do Artista”, o aluno deverá, durante uma semana, tomar nota dos acontecimentos bons ou ruins  que lhe chamaram a atenção. Depois disso, deve escolher um acontecimento por dia e fazer uma produção, pode ser uma colagem, um desenho ou uma pintura para fazer o Livro do Artista. Cada desenho deve receber uma breve explicação. Esta técnica é positiva, porque além de desenvolver o talento artístico do aluno, também desenvolve sua habilidade de escrever. Uma artista que utilizou esta técnica foi Frida Kahlo. Ela retratou seu sentimentos, substituindo o diário. Este trabalho influenciou as obras da artista. 




Segunda-feira – 24/09/2012  - TERÇO DAS ROSAS
Escolhi fazer este desenho porque fui convidada para o Terço das Rosas e gostei. Todas as segundas-feiras às 19 horas vou ao Terço das Rosas. Ele é rezado assim:

Arruma-se um altar com a Bíblia, uma vela, algumas rosas e uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. As pessoas que participam ficam em circulo, nas parte externa da casa, porque vão muitas pessoas, aproximadamente cem pessoas. Uma dirigente faz a uma oração e leva a imagem de Nossa Senhora para cada participante fazer o seu pedido secreto. Enquanto isso, são entoados hinos a Maria. A seguir, ela faz  outra oração e escolhe uma das rosas, um laço, uma marca a distingue como a rosa escolhida, depois distribui todas as rosas para os participantes do terço, inclusive a rosa escolhida. O terço é rezado coletivamente. Cada vez que se inicia uma Ave Maria, as rosas vão para as mãos da pessoa seguinte. No último Ave Maria, a pessoa que ficou com a rosa marcada pela dirigente, será a anfitriã do terço da semana seguinte.

Terça-feira – 25/09/2012  - ANIVERSÁRIO DA SOPHIA
            Esta é a Sophia. Nesta terça-feira ela completou um aninho e convidou os parentes e alguns coleguinhas para a festa. Como sua mãe é minha prima, fui convidada. O tema da festa foi “Joaninha”.


Quarta-feira – 26/09/2012  - PREVENÇÃO
            Esta é minha dentista. Na quarta-feira fui fazer uma limpeza nos dentes e ela encontrou uma cárie. Não tive escolha, tive que me submeter a uma anestesia para fazer a restauração. Como não foi muito agradável, escolhi o fato para fazer o desenho. A dentista do desenho dá medo, mas pessoalmente é uma pessoa muito delicada.


Quinta-feira – 26/09/2012  - HORÁRIO ELEITORAL GRATUITO
            Nesta quinta, eu passava roupas enquanto ouvia o horário eleitoral no rádio. O rádio estava um pouco distante e consequentemente o som ficava mais baixo. Fiquei curiosa com o resultado de um debate e me aproximei do rádio para erguer o volume. Eu fiquei ali mesmo ouvindo, até que senti um cheiro de queimado. Recordei-me do ferro de passar. Eu havia deixado ele em cima de uma blusa. O resultado mais ou menos este do desenho. A blusa ficou inutilizável.


Sexta-feira – 27/09/2012  - MADRUGADA

            Quanta dedicação! Mais uma noite indo dormir de madrugada, fazendo as atividades do curso. Tenho me dedicado aos estudos dia e noite, mas são tantas atividades e estou com medo de não dar conta até o dia 03 de novembro. Com tantos exercícios assim, é necessário um tempo maior.


Sábado – 28/09/2012  - UM PEDIDO
Marcelo foi meu aluno quando adolescente. Não era muito dedicado aos estudos, mas concluiu o segundo grau. O problema dele foi um vício. Em conseqüência, muito jovem ainda adoeceu e ficou com sequelas, de modo que agora trabalha e se aproveita da situação para sustenta este vício. Sábado, bateu palmas no meu portão e pediu cinco reais. Disse que tinha ficado seis meses internado numa clínica psiquiátrica e que precisava do dinheiro para comprar remédios. Não acreditei na história porque vi atualizações em sua página do Face Book. Fiquei com pena, mas não o ajudei.


Domingo – 30/09/2012  - ADEUS

Liguei a TV e naquele instante estava sendo transmitido o enterro da Hebe Camargo. Ela não é parente minha, mas senti uma tristeza. Afinal, muitas noites eu assisti seu programa e me distraí com suas gargalhadas. Sua alegria era contagiante. Eu também gostava de ver como estava vestida, suas jóias, seus sapatos. Fiquei surpresa ao ver como era querida, não era só eu que gostava da Hebe, milhares de pessoas também gostavam. Há pessoas que nascem e brilham. Hebe foi uma dessas pessoas. Fiquei com pena de ela ter partido, mas ao mesmo tempo pensei: Ela precisava ir para não sofrer mais. Adeus Hebe.