Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

18 de junho de 2014

Expressionismo no Brasil

Em nosso país o movimento também foi importante. Podemos destacar, nas artes plásticas:
Candido Portinari que retratou em suas telas a migração do povo nordestino para as grandes cidades e a vida dos agricultores, operários e desfavorecidos. 
Anita Malfati retratou nus, cenas populares cotidianas e paisagens. Usou cores fortes e violentas em suas obras.
Lasar Segall foi o primeiro artista a introduzir o expressionismo alemão em território sul-americano. Uma de suas obras mais conhecidas é "Emigrante Navio" de 1939.
Oswaldo Goeldi (autor de diversas gravuras). 
As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.
As peças teatrais de Nélson Rodrigues apresentam significativas características do expressionismo.

http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701


Portinari - Mestiço





Portinari - Cana




Portinari – Fundição de ferro





Anita Malfatti – A boba




Mario na Rede – Lasar Segall



Oswaldo  Goeldi




Oswaldo  Goeldi        



Oswaldo  Goeldi       




Oswaldo  Goeldi        





16 de junho de 2014

Expressionismo

EXPRESSIONISMO
        
         É um movimento de reação ao passado, contra o Impressionismo.
Surgiu no final do século XIX, na Alemanha, por volta de 1905. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e captar os sentimentos profundos, subjetivos, como por exemplo a angústia, miséria, solidão e aborda temas proibidos como demonismo, sexualidade, fantasia, perversão. Este movimento tem uma visão trágica e revela o lado pessimista da vida. Preocupa-se com com a vida e com a morte, mostra as desgraças e provoca impacto emocional no expectador e distorce a realidade.

HISTÓRIA E REPRESENTANTES 
Ocorreu na Alemanha onde atingiu vários pintores num período de guerra. No expressionismo, as obras de arte expressionistas mostram o estado psicológico e as denúncias sociais de uma sociedade que se considerava doente, precisando de um mundo melhor. Pode-se dizer que o Expressionismo foi foi uma atitude em prol dos valores humanos num momento em que isto era o que menos interessava. 

O principal precursor deste movimento foi o pintor holandês Vincent Van Gogh,  que manifestou os primeiros sinais do expressionismo. Ele serviu como fonte de inspiração para os pintores: Érico Heckel, Francisco Marc, Paulo Klee, George Grosz, Max Beckmann, etc. Há ainda muitos outros pintores, entre eles, Pablo Picasso, Cézanne, Gauguin, Matisse e o norueguês Edvard Munch,  autor da obra O Grito.
        
CARACTERÍSTICAS DO EXPRESSIONISMO:
-  Forte manifestação na pintura.
- Cores fortes e puras.
- Formas retorcidas.
- Composição agressiva
- Também se manifestou na literatura, cinema, teatro, música, dança, arquitetura, fotografia  etc.
- Na década de 40, surge em Nova York o expressionismo abstrato. Este movimento foi criado por pintores como Pollock, de Kooning e Rothko. Seus estilos eram bem variados e buscavam a liberação dos padrões estéticos.

http://pt.slideshare.net/GuoTonetto/expressionismo-15289701


Van Gogh



 Gauguin - Mulheres na praia




 Gauguin – Mulher com a flor




 Edvard Munch – O grito





Edvard Munch – A voz




Pablo Picasso - Les Demoiselles d'Avignon




Marc Chagal





Marc Chagal





  Fazer uma releitrura: Edvard Munch – O grito _ 


13 de junho de 2014

Escultura de um camelo

Escultura de um camelo feita com embalagens de iogurte vazias, papel alumínio, varetas, papel, cola e tinta.

Atividade encontrada em: 
http://www.pinterest.com/pin/498984833684147138/




10 de junho de 2014

Ritos Religiosos


 EXEMPLOS:
1- Procissões
2- Jogar flores no mar para Yemanjá
3- Indiozinho na idade inicio da idade adulta – mão no formigueiro sem chorar
4- Índios dançam para celebrar a colheita

5- Rito feito pelos indígenas Tupinambá:
Quando um bebê do sexo masculino nascia, o pai
- cortava seu cordão umbilical com os dentes,
- banhava a criança no rio e achatava seu nariz com o polegar.
- colocava o bebê em uma pequena rede, com unhas de onça e um pequeno arco e flechas, para que ele se tornasse um valente guerreiro.
- O pai, durante três dias, só comia farinha, e não trabalhava até que o umbigo do filho caísse.
- Quando o umbigo caía, ele o partia em pedacinhos e os pregava nos pilares da oca, para que o filho fosse um bom chefe de família.
- Só quando todas essas práticas tinham sido realizadas é que a aldeia festejava.



5- No Alto Xingu, um jovem se submete a ritual de passagem onde sua pele é arranhada até sangrar com o uso de dentes de peixe

6-Em Jerusalém, durante o Yom Kippur, judeus ortodoxos se "purificam" com o auxílio de uma galinha viva. Segundo a crença, ao passar sobre suas cabeças o animal "absorve" os seus pecados.

7- As tradições africanas e afro-brasileiras, como o candomblé colocam bebidas, galinha preta nas encruzilhadas

8- Os africanos possuem lugares de culto, embora muito modestos: pequenas cabanas, altares junto aos caminhos, cumes de montanhas... As oferendas são feitas para pedir saúde, vida, sucesso...

9- Os astecas praticavam sacrifícios com derramamento de sangue. Ofereciam o coração de animais ou de seres humanos para satisfazer os deuses.

10- No Hinduísmo é feito uma risca no cabelo da mulher grávida
11- Na índia, a cada seis anos, milhos de pessoas vão se banhar no rio Ganges para se purificar. 



Muçulmanos fazem cinco orações diárias voltado para a cidade de Meca. As orações devem ser feitas em momentos concretos do dia, que não correspondem a horas, mas a etapas do curso do Sol:
- Ao alvorecer
- Ao meio-dia, depois do sol ter atingir o seu ponto máximo;
- Entre o meio-dia e o pôr-do-sol;
- Logo após o pôr-do-sol;
- De noite, pelo menos uma hora e meia após o pôr-do-sol e antes da meia-noite.
Consistem na recitação de um conjunto de versículos do Alcorão um ciclo de posições (em pé, curvado, de joelhos, prostrado e sentado) a que se chama de rakca;

Rito



Rito

É uma cerimônia festiva e tradicional organizada, onde as pessoas se expressam por meio de gestos, símbolos, comportamentos, linguagens, transmitindo um sentido coerente ao ritual. O rito registra a memória de um povo. A nossa vida é marcada por rituais. Ex: (batismo) – (casamento) – (formatura) usados para marcar o que passou e a chegada de algo novo

Importância dos ritos
Promovem o contacto com o sagrado e, por conseguinte, com a divindade. Nestes ritos, o homem invoca, louva e agradece ao seu deus, ou deuses,



Uma cerimônia pode incluir:
um local sagrado - templos, mesquitas, igrejas, etc.
objetos sagrados - talismãs, árvores, altares, estátuas, cálices, etc.
sacerdotes - ou pessoas consagradas (pastores, rabinos, ancião, pai-de-santo)  para conduzirem os cultos.
palavras e gestos sagrados - orações, invocações e leitura de textos sagrados, acompanhadas de gestos (Ex: cachimbo, vela, postura das mãos...)




Tipos de Ritos


Um dos ritos mais simples é a oração. Esta é uma cerimônia que oferece uma aproximação ao sagrado com um mínimo de requisitos; muitas vezes basta apenas o a palavra para estabelecer uma ligação com a divindade. A oração pode ser individual, onde tende a assumir características mais livres, de acordo com cada indivíduo; ou pode ser coletiva, cantada pela comunidade na cerimônia ou guiada pelo sacerdote, rabino, pastor, ancião...  A oração pode ainda ser acompanhada de gestos (dançar, ajoelhar ou curvar, unir as mãos, etc.) ou apoiada por objetos ou locais sagrados (cruzes, máscaras, armas; mesquitas, capelas, etc.).

Quando nasce uma criança, para que seja aceita pela comunidade, é necessário um ritual que o torne parte do grupo social. Este ritual pode consistir no batismo, circuncisão, atribuição de um nome.

A entrada na idade adulta. A puberdade  requer um ritual de passagem que, a maioria das vezes, simboliza a morte da infância e o renascimento enquanto adulto. Os ritos da morte e renascimento, porém, podem ser cruéis e até brutais. Surgem muitos testes de resistência e de coragem, especialmente para os rapazes, e mesmo mutilações; um dos símbolos da morte e renascimento, nalgumas religiões, encontra-se no ritual de colocar os jovens em túmulos especiais para o efeito ou no receber de um novo nome. A iniciação no novo estatuto é ainda acompanhada pela aprendizagem de segredos religiosos próprios a cada sexo, e de tradições, deveres, leis, direitos, técnicas e tarefas próprios do adulto.


O casamento. O ritual que acompanha o casamento destina-se a tornar clara a união de um homem e de uma mulher, separando-se das respectivas famílias (ou separando-se apenas de uma, sendo um dos cônjuges integrado na família do companheiro) e recebendo a aprovação de ambas as famílias para a união.


A morte. Os ritos fúnebres permitem que o morto entre no reino dos mortos. Se não forem realizados, o morto fica impossibilitado de permanecer quer no reino dos mortos quer no dos vivos, deambulando sem sossego por entre os dois. Muitas vezes, estas cerimônias incluem ritos cujo objetivo é impedir que o morto regresse ao mundo dos vivos, onde poderia exercer uma influência maligna.



9 de junho de 2014

Tela


Tela feita com materiais baratos. Após uma seleção de retalhos de tecido, flores artificiais, rendas, face de porcelana, pele de coelho, folha de ouro, conchinhas do mar, etiquetas de papelão, jeans, pedaços de espelhos, corda, chave, chaveiro, paetê..., colei os objetos e dei forma a uma boneca. O fundo foi pintado com pó de cacos de telha diluído em cola branca e água, numa proporção de 50%,  as ondas foram feitas com retalhos de jeans. As conchinhas do mar, a chave e o chaveiro foram revestidos de folha de ouro. 






4 de junho de 2014

Ecologia e Meio Ambiente


"O menino que atormenta os animais há de mais tarde atormentar a família e a pátria. "
(Pitágoras, matemático grego, 497 a.C.)




SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
a- Leitura do pensamento de Pitágoras para os alunos;

b- Questioná-los oralmente ou por escrito:
- O que significa atormentar;
- Indague se o pensamento de Pitágoras ainda é válido para os dias atuais, e por quais razões;
- Pergunte de que forma se pode atormentar a família;
- Peça exemplos acontecimentos onde pessoas atormentaram a Pátria;
- Solicite exemplos expressos na figura.

c- Oriente uma pesquisa de outros pensamentos de Pitágoras

d- Na aula seguinte:
- Leitura dos pensamentos pesquisados pelos alunos;
- Escreva alguns pensamentos de Pitágoras no quadro;
- Peça para o aluno que copie um deles;
- Mande que façam um desenho sobre o pensamento escolhido;
- Exposição das figuras e do pensamento.







Os Retirantes



Os Retirantes _ Cândido Portinari – 1944 - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

OS RETIRANTES
           
            Cândido Portinari nasceu em 1903 em Brodosqui, Estado de São Paulo. Desde criança trabalhou na lavou de café, fato que influenciou sua obra. Aos 9 anos entrou em contato com a pintura, auxiliando na restauração da Igreja Matriz local. Aos 15 foi sozinho para o Rio de Janeiro onde trabalhou durante o dia e estudou  Artes à noite. Começou a expor seu trabalho e em 1925, com 23 anos,  atraiu a atenção dos críticos. Tornou se uma artista admirado no Brasil e na Europa, onde conheceu vários países e obras de pintores famosos.  Voltou para o Brasil e encontrou sua maneira de pintar. O café passou a ser seu tema favorito. Pintou grandes painéis em locais públicos e passou a expressar a realidade vivida pelos trabalhadores: Cansaço, sofrimento e temas políticos. Numa viagem a Nova York visitou o museu de Arte Moderna e conheceu a pintura cubista de Picasso, Guernica e se Surpreendeu. Neste momento de sua vida era grande admirador do Partido Comunista, o que fez com que suas obras fossem  rejeitadas até pela Igreja e assim ele o passou ele passa a ser visto como um perigo à sociedade. Naquele momento histórico, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto aconteciam na Europa, No Brasil, o nordeste é dizimado pela seca, e Getúlio Vargas é o Presidente da República.
Portinari pintou “Os Retirantes”  sob esses acontecimentos. 

Numa análise estética percebe-se que sua obra recebeu influências de Pablo Picasso, pois tem traços do cubismo, algumas roupas têm formas geométricas. Não existe perspectiva, é com se fosse uma escultura. O fundo distante tem umas poucas montanhas bem claras. As cores são escuras e dão um ar pesado à tela.
Portinari empenhou-se em mostrar a falta de uma política sem preocupação com a situação do nordestino brasileiro. Mostrou a situação de trabalhadores rurais que eram penalizados sempre que a miséria atingia, como acontecia no país naquele momento.  A pintura “Os Retirantes”, acentua as desigualdades sociais: a pobreza e consequentemente  a fome. São nove personagens que olham para o expectador. A tela mostra a necessidade que o nordestino tem de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Duas famílias, duas gerações. Analisando dessa forma, é possível perceber que Portinari foi realmente um homem voltado para as questões sociais, pelo fato de ter presenciado isso no Brasil, um pintor que procurou retratar pessoas reais, famílias numerosas, o homem, preso ao campo e o Brasil, essencialmente rural, e isso o incomodava.

            Esses argumentos são imprescindíveis  quando se quer observar a obra do ponto de vista poético. Portinari foi influenciado desde pequeno pelo que presenciou. Para atingir seu objetivo de atrair a atenção da situação brasileira, Portinari lançou mão da dramatização. Procurou criticar o sistema de governo para chamar a atenção e provocar uma mudança. Mostrou-os paupérrimos  e em pleno êxodo, tudo o que têm, cabe numa pequena trouxa: A pé, descalços,sem o mínimo de segurança e bem estar, duas famílias com filhos pequenos fogem da seca. A miséria e o perigo iminente de morte. os igualou. Todos são mostrados desfigurados, cadavéricos, com ar de tristeza e solidão, esfarrapados, nus ou seminus buscando apoio encontrando proteção uns nos outros, já que não podem contar com ninguém mais, como Portinari estava habituado a ver.  Usou cores escuras, como se as pessoas estivessem sujas.  Portinari também mostrou um grave problema de saúde: uma criança seminua com aparência de portadora de esquistossomose, uma doença acarretada geralmente quando há falta de saneamento básico. Não há nenhuma vegetação. Avista-se ao longe o cume de algumas montanhas. O céu também foi pintado para chamar a atenção. Além de escuro, muitos pássaros negros, abutres, esperando o momento em que o grupo não resistir mais e sucumbir. O cajado do senhor mais idoso e uma ave formam uma imagem que lembram o cajado da personagem morte. O sofrimento desta família mostra a situação de inúmeras famílias brasileira. Portinari não poupou esforços para fazer uma crítica social.

            Ao retratar a realidade brasileira,  Portinari atingiu seu objetivo e eternizou a obra. Mesmo sendo uma pintura da década de 40, ainda pode ser considerada uma pintura atual”. Ele mostra  problemas sociais que apesar da critica, continuam requentes, embora atualmente existam muitos programas sócias.

1 de junho de 2014

Escrevendo letra de música




VAMOS PRESERVAR

Preservar é o nosso compromisso,
lata velha, pneu velho vai pro lixo!
Vamos todos ajudar, o negócio é reciclar
pra fazer o nosso mundo respirar!

Preservar é o nosso compromisso,
garrafa velha, embalagem vai pro lixo!
Separar, reciclar, vamos tudo transformar
pra fazer o nosso mundo respirar!



SUGESTÃO

a) Cantar a musica com os alunos.
b) Formar equipes - É importante que elas não se comuniquem para serem originais..
c) Pedir que às equipes escrevam outras quadrinhas sobre reciclagem e meio ambiente. 
d) Cada equipe canta sua quadrinha.
e) Partilhar as quadrinhas com as outras equipes.
f) Cantar a  música novamente incluindo a criação de todos.