Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

5 de julho de 2015

Receita de Têmpera





MATERIAIS
Um copo
Um ovo
Uma colher
Um conta-gotas
Pigmentos em pó de cores variadas (pó xadrez, fácil de encontrar nos mercados)
Própolis ou óleo de cravo
Água filtrada
Papel
Pincel

PROCEDIMENTOS:


1-      AGLUTINANTE
Uma gema
Água filtrada
Duas gotas de óleo de cravo ou de própolis

2-      MODO DE FAZER
Quebre o ovo na mão com cuidado e escorra bem toda a clara entre os dedos. Fure a gema e deixe todo o líquido amarelo escorrer num copo, mas descarte a película, pois ela não é solvente e causa mau cheiro. Para cada gema adicione aos poucos duas partes de água filtrada. Misture bem e acrescente duas gotas de própolis ou óleo de cravo, que agem como fungicida e evitam a criação de bolor.



3-      PIGMENTO
Uma colher de café de pigmento em pó
Água

4-      MODO DE FAZER
Misture numa paleta o pigmento em pó com um pouquinho de água até virar uma pasta. Molhe o pincel no aglutinante, misture com pequenas quantidades da pasta e aplique no papel. Depois que a pintura estiver seca pode ser aplicada outra camada de tinta por cima. É possível criar novas cores, misturando pigmentos de cores diferentes. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)