Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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14 de setembro de 2014

Chapeuzinho Vermelho - Imagens


Abaixo estão postadas algumas imagens que circulam na Internet. Apesar retratarem o mesmo tema, cada artista se expressou de forma diferente, conforme sua visão. Essas figuras estão hospedadas no site Pinterest http://www.pinterest.com/tbordignon/ .



Essa primeira imagem é bem simples, mas nela é possível encontrar elementos da fábula “Chapeuzinho Vermelho”:
A menina está caracterizada, usando a capa e o capuz vermelhos;
A casa da Vovó é isolada e fica num local alto;
Chapeuzinho está indo para a casa de sua avó.
O Lobo, a Vovó, a Mamãe o Caçador e o presente não aparecem.




            Esta Chapeuzinho também está só. Segura em suas mãos o cesto de presentes. A imagem nos remete ao clima natalino quando no hemisfério norte é inverno. Isso é notado nos galhos secos, no vento gelado que agita a capa da menina. Para protegê-la do frio, a capa está bem fechada e a touca da garota está bem ajustada à cabeça.




            Esta Chapeuzinho Vermelho é uma menina maior. É loura, como grande parte das crianças europeias. Nessa imagem ela está numa casa, pois o fundo da imagem é uma parede. Tem a fisionomia de uma criança preocupada com o que ouve ou vê. Há poucas cores na figura, o destaque é para a capa vermelha. A cor do cesto é semelhante à cor do fundo. Dentro do cesto não há flores, parece que há hortaliças.



            Chapeuzinho chegou à casa da Vovó. A Vovó não abre a porta, é a menina quem faz isso sozinha. Pela altura da maçaneta, a criança é bem pequena, entre seis e oito anos. O cesto está cheio de presentes, coberto com um guardanapo branco, um sinal de higiene. O corpo de Chapeuzinho pende para o lado do cesto, talvez muito peso para seu tamanho. A sombra refletida na porta faz deduzir que está entardecendo. Aparentemente, a casa da Vovó é simples, mas bem cuidada, com flores no jardim.



            A quinta figura mostra o interior da casa de Chapeuzinho, onde sua mãe está preparando o cesto para a Vovó. A menina, para ver melhor, sobe em um banquinho, isso a deixa maior, mostrando que é uma menina curiosa e com desejo de aprender. Observando a figura, vê-se que acontece um diálogo entre mãe e filha. As roupas da mãe e da filha nos remetem ao final do Século XIX ou início do Século XX aproximadamente. Ao fundo, num canto da cozinha, as chamas de um fogão a lenha ardem. A mãe de Chapeuzinho preparou algo com massa, pois o rolo de abrir massas está sobre a mesa. Um prato contém o alimento preparado.




            A sexta figura mostra Chapeuzinho quase chegando à casa da Vovó, que está localizada no alto de uma colina. Ao seu redor há árvores. Uma chaminé lança fumaça no ar, dando sinal que a Vovó está em casa e acendeu a lareira para se aquecer. Abaixo da colina fica floresta, as árvores estão secas, algumas têm botões de flores e dão sinal de que a primavera não está longe. A impressão que se tem é que está frio, pois as árvores do fundo estão envoltas numa névoa branca e Chapeuzinho está usando capa e capuz. A aparência do lobo é de bonzinho, mas a menina foi surpreendida pelo Lobo Mau, pois sua fisionomia é de medo e a do lobo é de felicidade. Além disso, o Lobo está num lugar mais escuro, como se estivesse escondido. 



            Chapeuzinho passa por um caminho sombrio, onde as árvores secas se convergem, formando um túnel. Ela foi surpreendida pelo Lobo, pois este chegou por trás. O olhar do Lobo está direcionado para o cesto que Chapeuzinho carrega. Pelo movimento de sua língua, ele quer comer os presentes destinados à Vovó.




            Nesta figura Chapeuzinho está num local aberto, mas ao fundo vê-se a floresta sombria e escura. A criança não carrega nenhum presente para a Vovó. Seu olhar é de tristeza. O Lobo chega por trás. É grande e negro, seu olhar é assustador, suas presas também. O desenho passa a impressão de um lobo perigoso, mal intencionado e Chapeuzinho, uma menina indefesa, precisando de ajuda.



            Nesta figura chapeuzinho mora perto da Vovó, mas de uma casa não é possível avistar a outra, pois há uma floresta entre elas. Contornando a floresta há uma estrada. É por ela que Chapeuzinho vai à casa da Vovó. A garota está feliz, parece inocente, não sabe o que está para acontecer. O Lobo é apresentado como aquele que engana. Parece que ele está correndo para chegar antes de Chapeuzinho à casa da Vovó. É perigoso, pois suas unhas são grandes, está com a boca aberta mostrando os longos dentes.


            Nesta imagem, o destaque é para o Lobo. Proporcionalmente a Chapeuzinho, seu tamanho é gigantesco, como o que habita o imaginário infantil. Está com olhos e boca abertos, parece estar sorrindo. Sua aparência causa medo. Chapeuzinho, muitas vezes menor que o Lobo, torna-se indefesa. Está só diante de um monstro de boca aberta e mal intencionado.



            Semelhante à figura anterior, o lobo desta imagem também é ameaçador. A menina é menor que a Chapeuzinho anterior. O Lobo está com a boca muito próxima da menina. Ambos estão na floresta. Chapeuzinho vai à casa da Vovó pelo caminho da floresta. 



            Chapeuzinho fala com o Lobo e aponta numa direção, ela não aparenta estar com medo do Lobo. Se observarmos a vegetação, eles estão na floresta. O Lobo está interessado na cesta que Chapeuzinho carrega.



            Nesta imagem, a casa da Vovó situa-se perto da floresta. No fundo da floresta, em meio às árvores sombrias, uma matilha de lobos se afasta. Ainda atrás, percebe-se um tronco de árvore caído, flores e vegetação rasteira. A casa da Vovó tem uma janela aberta onde pousa um pequeno pássaro. No seu interior há claridade amarelada, indicando que há fogo aceso, de vela ou de lareira. Lobo e Chapeuzinho estão fora de casa. O Lobo é grande e está com a boca aberta. Está deitado no chão com a boca aberta, dominando a cena. Chapeuzinho não demonstra alegria. Ela está sentada sobre o Lobo e ambos trocam olhares. A impressão que se tem é que o Lobo já comeu a Vovó, espantou os demais lobos e agora está interessado em comer Chapeuzinho Vermelho.



           Num cenário colorido há dois ambientes: o caminho florido e a floresta ao fundo. No caminho, Chapeuzinho colhe flores, inocente, sem notar que está sendo observada pelo Lobo. Este se camufla entre as árvores para não ser descoberto, é enorme e está lambendo os beiços.  



            A cena se repete como na figura anterior, a diferença está na distância e no tamanho do Lobo.



            Chapeuzinho corre perigo, foi abocanhada pelo Lobo voraz, mas se esforça e se defende para não ser morta. Como o Lobo é muito maior que a menina, sua boca é enorme, nela cabe Chapeuzinho inteira, isso torna a cena mais perigosa. 




            A vegetação indica que o Lobo está na floresta. Sua boca enorme está fechada, ele não sente mais fome. Pelo tamanho de sua barriga, a Vovó foi devorada. A pesar do Lobo ter uma fisionomia tranquila, é um lobo mau, porque além do ventre enorme, os dentes aguçados estão à mostra. Ele concretizou sua intenção.




            Esta imagem conta a fábula numa versão diferente. A floresta não é escura. Suas árvores têm folhas verdes e amarelas. No chão há flores e a luz solar é amarelada, o que faz pensar que a estação do ano a primavera em seu início. Chapeuzinho vermelho carrega o cestinho para a Vovozinha e mostra para o Lobo um coração. O Lobo, sentado, e não em posição de ataque, está sereno e segura na boca uma flor. Há união e amizade entre Chapeuzinho e o Lobo.



            O Lobo, deitado, com os olhos fechados, ouve atento a leitura que Chapeuzinho faz para ele. Ambos são amigos íntimos.

            O Lobo frequenta a casa de Chapeuzinho, lê os livros da menina com gosto. Seu tamanho já não causa medo, eles são amigos.



            O Lobo parece manso, foi domesticado e é tratado como um cão. Apesar disso, recebeu no pescoço uma coleira e agora caminha com Chapeuzinho preso a uma corrente, para não fugir ou amedrontar pessoas. Quem está no comando é Chapeuzinho. O Lobo já não tem altivez, caminha de cabeça baixa.



            Nesta imagem Lobo e Chapeuzinho são amigos. Ele está livre na floresta e não é assustador. Chapeuzinho e Lobo fazem piquenique juntos, são amigos.



            O Lobo Mau foi até a casa da Vovó, usou um disfarce, mas foi desmascarado. A Vovó ficou surpresa com a atitude de Chapeuzinho que, corajosa o enfrentou sozinha e o expulsou com autoridade.



            Chapeuzinho não é mais a mesma. Antes de levar os presentes para a Vovó, domina o Lobo, o acorrenta, põe-lhe uma focinheira e sai desfilando com ele como se faz com um cão feroz.



            Chapeuzinho já não leva presentes para a Vovó. Treinou o Lobo para fazer algo que não é próprio de sua natureza. O Lobo obedece, Chapeuzinho manda. Ela agora é uma personagem má e indiferente, o chicote mostra isso. O ambiente é sombrio e nebuloso. As personagens adquiriram características surreais.


Chapeuzinho Vermelho - Atividades




PENSE E RESPONDA:
1- Na sua opinião, por que a Vovó morava sozinha?
2- Por que o Lobo muitas vezes é desenhado em tamanho muito maior que Chapeuzinho?
3- O nome da fábula é “Chapeuzinho Vermelho”. Que diferença faria se o nome da fábula fosse “Chapéu Vermelho” ?
4- Chapeuzinho Vermelho gostava da Vovó? Comprove com exemplos.
5- Na fábula, a Vovó morava perto ou longe da casa de Chapeuzinho? Exemplifique.
6- Chapeuzinho foi obediente a sua mãe? Por quê?
7- A mãe de Chapeuzinho sabia que havia um lobo perigoso na floresta, mesmo assim mandou a menina sozinha na casa de sua avó. Comente a atitude da mãe.
8- As mães atuais vivem alertando seus filhos dos perigos que correm. Que perigos ameaçam as crianças (jovens) hoje?








ESCREVA COMO ENTENDEU AS DUAS IMAGENS ACIMA:

OUTRAS SUGESTÕES:


CONSTRUÇÃO DE MAQUETES




PINTURA DE TRAVESSEIRO, ALMOFADA, PANO DE PRATO...



MOLDE DE CAPA E CAPUZ








CONFECÇÃO DE PERSONAGENS ARTICULADOS.






 PINTURA E MONTAGENS DE CENÁRIOS.





12 de setembro de 2014

Colagem com macarrão












Fonte: http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/

7 de setembro de 2014

Zigurates da Mesopotâmia e Pirâmides do Egito,

            

            A Pré-História foi um período histórico do qual pouco se sabe, pois como não existia ainda a escrita, não foi documentado. O que se sabe desse período é constato naquilo que restou: pinturas rupestres feitas nas paredes de cavernas. O homem do Paleolítico realizou esculturas. No Neolítico aprendeu a tecer, fabricar cerâmicas, construir casas, criou a escrita. Começou a pensar na coletividade.  Nesta época surgiram os dolmens, primeiras construções de grande porte com utilidade coletiva. Assim a humanidade foi evoluindo e fazendo construções cada vez maiores, sempre com alguma utilidade. 



            O Zigurate foi um tipo de templo religioso da Mesopotâmia dedicado ao deus Marduk, construído em formato de pirâmide terraplanada composta de dois a sete andares ou câmaras. Cada andar possuía uma área menor. O centro era construído com tijolos queimados, feitos por escravos, o que lhe concedia maior resistência, enquanto que sua parte externa era construída com tijolos secos ao sol, com menor resistência. Era enfeitado geralmente com vidros de cores variadas. Sua criação deve-se aos sumérios, babilônicos e assírios. Somente os sacerdotes, que eram pessoas de prestígio na sociedade, podiam entrar em seu interior e conversar com os deuses, cabia a eles a responsabilidade da adoração,  interceder pelas necessidades humanas, e de lá controlar a elite. No topo da construção havia um templo onde o rei tomava parte nos rituais religiosos. O acesso ao templo era feito por rampas ou escadarias estreitas que iam de sua base ao cume. Os Zigurates mais antigos foram construídos no final do terceiro milênio a.C. e os mais novos no século VI a.C.


             Os egípcios eram extremamente religiosos. Adoravam um só deus, Aton que era alimentado, banhado e vestido pelos sacerdotes. Acreditavam na ressurreição da alma e na vida após a morte. As Pirâmides eram construções em formato geométrico onde era sepultado o corpo do Faraó ou de uma pessoa importante após sua mumificação. Para os egípcios elas se equiparavam aos raios do sol sobre a Terra, sem o sol não há vida, sem as Pirâmides também. No Egito, o poder era centralizado, o Faraó tinha o governo e considerado uma divindade. O comércio era feito nos templos e palácio e controlado pelo Estado. A base da economia era a agricultura, que era irrigada pelo Nilo. Os camponeses trabalhavam até o meio do ano. A outra metade era dedicada à construção de grandes obras públicas. Faziam parte da elite os monarcas, os sacerdotes, os chefes militares e a classe alta do governo. A Pirâmides foram construídas coma riqueza do império com mão obra escrava. Normalmente eram divididas em duas ou três câmaras. A primeira destinava-se aos profanos, a segunda reservada ao Faraó e a terceira aos sacerdotes.
 
            Fazendo uma comparação entre as duas construções constatam-se algumas diferenças:

  


O Zigurate tinha o formato de uma pirâmide com algumas diferenças: Havia um templo em seu topo destinado  a cerimônias religiosa. Era um local de manifestação do poder de divino. Servia para fazer a transição de deus à terra e do homem ao céu, uma espécie de ponte para se chegar ao paraíso. Acreditava-se ser a morada dos deuses, local que os deuses escolhiam ficavam perto da humanidade. Não se destinava apenas a função religiosa, era um local de estudo dos astrônomos ponto estratégico para observar os inimigos e um local apropriado para estocar os produtos agrícolas. Os Zigurates eram construídos em andares. Seu acesso era feito pelo exterior, por escadas ou rampas.
            As Pirâmides tinham a função de túmulos. O formato era triangular de quatro lados.
Suas quatro faces eram completamente lisas. O acesso a seu interior era protegido por galerias de estátuas de grande porte e esfinges. No interior das Pirâmides, além do corpo mumificado do Faraó, ou de uma pessoa importe, eram guardadas estátuas religiosas, objetos usados em rituais religiosos, tesouros em ouro, prata e pedras preciosas. As Pirâmides foram construídas em pedras, por isso resistiram ao tempo.

fonte: 


1 de setembro de 2014

Elementos gráficos


PONTO


O ponto ocupa no espaço uma posição. Não tem geometricamente dimensão, área ou superfície é simplesmente invisível. Sendo o elemento visual mais simples é necessário graficamente torná-lo visível. Resulta por exemplo do primeiro contacto do lápis com o papel.  Quando se olha para o céu numa noite limpa sem nuvens, observamos uma imensidão de pontos que brilham, são as estrelas.

Podemos encontrar pontos:











Linha 
Um ponto em movimento gera uma linha. Assim uma linha é constituída por um conjunto de pontos. " A linha pode ser definida como o percurso de um ponto - Leonardo da Vince"




O comprimento é a única medida que uma linha pode ter e a sua representação no espaço é infinita.



A linha é um elemento gráfico de desenho muito importante, com ela definem-se as formas e podemos exprimir a nossa imaginação e criatividade.


1. Linha horizontal:
   Representa o nível dos olhos do observador (linha horizontal pontilhada LH).


    Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.


2. Linha vertical:
  É  uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). 






SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1- Identifique os diferentes elementos gráficos de que são compostas as figuras:










2- Colorir o desenho usando pontos ordenados,  aleatórios, concentrados e grandes:



3- Reproduzir a figura e colorir com hidrocollor usando pontos:




4- Colorir o desenho usando os diferentes elementos gráficos:




5-Colorir com caneta hidrocollor e identificar as linhas das figuras:
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6- Pinte as linhas verticais:



7- Pinte as linhas horizontais:



8- Crie uma paisagem utilizando linhas horizontais e verticais,  tamanho mínimo – 16cm x 10 cm

9-Pinte o desenho que você criou      



10- Cole barbante, lã ou linha nas imagens:




Romero Brito. Pintura utilizando elemntos gráficos.



11- Faça uma uma pintura no estilo de Romero Brito:


Painel composto com sobreposição de pontos. Pode ser feito do tamanho que quiser. 
12- Recorte caixas de papelão ou isopor em círculos e cole papéis coloridos, fazendo uma sobreposição.



Fonte:
http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/
http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/elementos_da_perspectiva.php