Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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30 de setembro de 2015

Red Hot Chili Peppers - Otherside]




Este é o clipe da Música “Otherside”  do grupo de Rock americano Red Hot Chili Peppers. A estética desse video se inspirou nas características do conflitos interiores e estado emocional do Expressionismo Alemão.

Algumas características comprovam a presença do Expressionismo Alemão:
- Clima psicológico, como se fosse um sonho, ambiente surreal;
- Evocações fúnebres com a morte da personagem, luta consigo mesmo (conflito);
- Poucos personagens, desproporcionais (cão e pássaro grandes);
- Figuras escuras, distorcidas, contraste de luz e sombra, planos inclinados;
- Elementos cubistas: casas, ambulância, galhos de árvores, perspectiva distorcida;
- Formas geométricas, uso de linhas retas, obliquas, profundidade, corredores longos e estreitos, longas escadas;
- Close no rosto e nos olhos da personagens;
- Movimentos repetidos, como o de uma máquina trabalhando
- Inversão de planos 

O Gabinete do Dr. Caligari




O gabinete do Dr. Caligari (1920)


            O Expressionismo Alemão é reflexo da profunda crise espiritual originada nos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial. Segundo as características desse movimento, o expressionismo escapa à lógica, pois é subjetivo. Numa breve explanação, é bom lembrar que Dr. Caligari é um médico louco, que usando uma capa negra e uma cartola, vive alucinações faz mau uso de seus poderes mentais, hipnotiza um jovem e o induz a matar várias pessoas, sem ter consciência daquilo que faz. O filme ganha destaque quando o jovem se recusa a assassinar uma bela jovem. Para desenvolver o enredo tem necessidade de imagens distorcidas e deformadas, que dão sentido à trama e narram a tragédia.
            O Gabinete do Dr. Caligari  é um clássico do terror, lançado em 1919. Apresenta um visual um tanto surrealista. Foi uma das primeiras obras do expressionismo alemão e privilegia o tom escuro,  os estranhos efeitos de forte contraste entre luz e sombra, de cenários e ângulos de câmera distorcidos, além de climas psicológicos, para expressar os delírios de um louco, de forma irreal, abstrata, como as imagens de um sonho. Lida com temas como a demência, o controle mental e obsessão pelo poder, é uma alegoria sobre a situação política e social da Alemanha do pós-guerra, o militarismo e as imposições das autoridades do sistema. Seu roteiro foi escrito com um sentimento de aversão a esse sistema. É um questionamento a respeito da obediência cega à autoridade.
            O cenário é criado com pedaços de madeira e pano pintados com imagens distorcidas e com predomínio de linhas geométricas retas, obliquas e agressivas.  O uso de luz e sombras são típicos do expressionismo. Cenas de telhados, caminhos, pontes, florestas tornam-se surreais e ameaçadores, para expressar visualmente os sentimentos das personagens.  A casa do Dr. Caligari parece pequena e apertada por fora, o que causa uma sensação de incômodo.
            Por se tratar de um filme do início do século XX, quando o cinema estava em seu início e ainda era mudo, a trilha sonora é um elemento primordial, pois conduz o telespectador e mostra sua trama conforme as intenções do expressionismo: suspense, medo, enigma, terror fantasmagórico  estão presentes o tempo todo, conferindo uma atmosfera de pesadelo, sugerindo algo assustador

            O protagonista, bastante convincente, usa forte maquiagem, dirige um olhar perturbador, forte, de ameaça ao telespectador, um visual bastante sombrio. Sua interpretação, por Werner Krauss, o misterioso e cruel médico, Doutor Caligari é bastante exagerada e enigmática. Apresenta movimentos pouco naturais, uma qualidade irreal, fantasiosa, mórbida. O mesmo pode-se dizer do sonâmbulo César. A expressão facial e corporal também provocam medo. O exagero nas expressões buscam externar os sentimentos das personagens. Os figurinos se adéquam às atuações das personagens.