TRANSLATE

Busque arquivos antigos

31 de março de 2007

Primeiro de abril



Há muitas explicações sobre o Dia da Mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do Século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. No início, a confusão foi geral, os meios de comunicação ainda eram inexistentes. A invenção da imprensa aconteceu anos depois.

Alguns franceses ficaram revoltados, resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los. Surgiram as brincadeiras. Oa franceses mandavam uma carta por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é 1 de abril. Mande este burro para onde ele quiser ir". Enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam, como convites para amigos assistirem ao enlace matrimonial de pessoas que nem se quer se conheciam, mencionando a igreja, o dia e a hora do casamento.

Duzentos anos depois esse costume se espalhou para a Inglaterra e depois para todo o mundo

Mo Brasil, o 1 de abril começou a ser difundido em Pernambuco, onde circulou " A Mentira", um periodico lançado em 1 de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.

Todos nós sabemos que não é honesto mentir, mas nesta data as mentiras estão liberadas. Só não exagere, conte ou invente alguma coisa sem maldade para não prejudicar ninguém, mas lembre-se de gritar "1 de abril" antes que alguém leve a sério sua brincadeira.



MANCHETES MENTIROSAS PUBLICADAS PELA MÍDIA NO DIA 1 DE ABRIL:

CNN (EUA)
Fumaças que se desprendiam do World Trade Center no atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 formavam a imagem de satanás.

JORNAIS DO VIETNÃ
Diego Maradona, ex-capitão da seleção argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã.

MOSCOU TIMES (RUSSIA)
A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa.

RÁDIO MEDI (MARROCOS)
Brasil não participa da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção vai ser usado na luta contra o incêndio em Roraima.

STAR (ÁFRICA DO SUL)
A África do Sul compra Moçambique por US$ 10 bilhões.

THE INDEPENDENT (EUA)


Lavrador da ilha de Melos, na Grécia, fez a maior descoberta arqueológica do século, encontrando em suas terras os braços da célebre Vênus de Milo, a mais famosa escultura do mundo, presente no Museu do Louvre, em Paris



ALGUNS MENTIROSOS FAMOSOS

BARÃO DE MUNCHAUSEN
O alemão Karl Friederich Hieronymus, mais conhecido como barão de Munchausen, viveu entre 1720 e 1797. Quando voltou da guerra contra os turcos, passou a relatar suas aventuras aos amigos. As histórias extraordinárias do barão foram lançadas em livro onde conta como venceu um exército inteiro fantasiado de galinha, como saiu de um poço muito fundo puxando os próprios cabelos, como cavalgou em uma bala de canhão e como ficou pendurado com seu cavalo na torre de uma igreja e subiu até a Lua escalando uma corda.

PEDRO MALASARTES
Pedro Malasartes é um típico caipira brasileiro. Conta histórias cheias de artimanhas e astúcias. Pedro Malasartes foi interpretado no cinema pelo ator Amácio Mazzaropi, em 1960.

PINÓQUIO
Criado pelo escritor italiano Carlo Collodi, Pinóquio é um boneco de madeira que quer se transformar num menino de verdade. A particularidade do boneco é que seu nariza cresce cada vez que conta uma mentira.


OUTRAS MANEIRAS DE MENCIONAR A PALAVRA "MENTIRA"
  • lenda
  • cascata
  • conto
  • conto da carochinha
  • conto do vigário
  • lorota
  • conversa...
ALGUMAS MENTIRAS SUPERCOMUNS:

Obrigado pelo presente, era exatamente o que eu estava precisando!
Somos apenas bons amigos.
Estou sem troco, leve uma balinha.
Eu estava passando por aqui e resolvi subir.
Puxa, como você emagreceu!
Essa roupa é a sua cara!
Não vou contar pra ninguém!
Eu ão pude evitar.


ALGUMAS VERDADES SOBRE AS MENTIRAS:
  • É possível enganar pucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.
  • Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.
  • Mentira tem perna curta.
  • Mentir faz crescer o nariz.
FÁBULA DE ESOPO


O modo mais rápido de perder o caráter é deixar de ser honesto.
Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
_ Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas!
Os vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar. Ele caçoou de todos. Mas um dia o lobo apareceu de fato, e começou a atacar as ovelhas. Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
_ Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém socorreu e o pastor perdeu todo o rebanhoa.
"Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade"

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Invente uma estória engraçada e original sobre o Dia da Mentira. Aproveite para revelar a maior mentira que você já inventou, mas não esqueça que é só para brincar e não magoar os colegas ou fazer maldades.

Leitura de PINÓQUIO



FONTE DE PESQUISA:

Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ziraldo e Portal Educacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)