TRANSLATE

Busque arquivos antigos

14 de fevereiro de 2014

O poder da imagem


As imagens já eram usadas pelos homens primitivos. Elas foram lidas, estudadas e permitiram descobrir as características e o modo de viver naquele período histórico.

            Vivemos numa sociedade imediatista em que a imagem é essencial para perpetuar a informação e a cultura. As imagens reforçam a mensagem, produzem sensações diferentes nas pessoas. Seu entendimento depende da cultura e do grau de instrução e da subjetividade, das características de cada época. Diariamente somos submetidos a uma enorme quantidade de novas imagens, figurativas e abstratas, na televisão, no cinema, em revistas, em jornais, na Internet, obtidas com a ajuda de aparelhos eletrônicos. O olhar pode ser limitado por razões sociais. A tirania dos dominadores  perpetua cegueira para conduzir os homens impondo-lhes o olhar em silêncio. Eles temem o poder das imagens.

            Vários pensamentos surgem em nossa mente quando olhamos uma imagem. Uma imagem bem elaborada transmite a informação imediatamente. Tantas são as suas funções e é  preciso saber lidar com elas, pois as imagens são ambíguas e produzem efeitos que podem interferir na consciência: Elas amedrontam, mexem com os sonhos, informam, confundem, despertam curiosidade, vendem, entristecem, alegram, seduzem, mostram, polemizam, mentem, enfurecem, acalmam, registram fatos, ficam para a posteridade, confirmam uma verdade, orientam uma investigação, servem de prova, convidam, corrompem, apontam, simbolizam, vendem, enfatizam, polemizam, denunciam, contestam, perpetuam, passam credibilidade, manipulam consciência, escandalizam, exploram, são ofensivas, libertadoras, repressivas.

            As pessoas habituam-se a imagens e passam a ignorá-las, por isso, é importante cuidar da própria imagem. A imagem pessoal é um patrimônio que trabalha a nosso favor deve ser construído cuidadosamente, porque ela serve de estratégia para mostrar competência e destacar uma pessoa de outras, para promover oportunidades, obter respeito e valorização.

            Quando se reproduz algo através da Arte, cada pessoa faz essa reprodução à sua maneira, ou a partir de idéias abstratas, utilizando imagens capturadas pelo olhar ou através de câmeras. Para analisar uma imagem é necessário ver o que ela tem de conotação e denotação. Denotação é sua enumeração e descrição num contexto e no espaço. Conotação é a análise da mensagem oculta. Esta análise difere de pessoa para pessoa. Muitas vezes não entendemos um texto, mas entendemos sua imagem; esquecemos o que foi escrito, mas não esquecemos uma ilustração. As imagens estão em todas as partes e vieram para ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)