-->
A Moça e a Vasilha de Leite
"Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.
- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei , naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me invejarão as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos dirão que sou a noiva mais elegante da cidade.
Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado."
(Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha)
Baseada em uma fábula de Esopo
Fernando Kitzinger Dannemann
Fernando Kitzinger Dannemann
SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
A fábula é um pequeno texto fácil de ser compreendido. As sugestões sobre o estudo desta fábula devem ser adaptadas de acordo com o grau de dificuldade e de escolaridade dos alunos. O professor também pode diversificar as atividades em cada turma.
1- ORALIDADE:
a- Você conhece a fábula “A Moça e a Vasilha de Leite”?
b- Quem é o autor do texto?
c- Conhece outras fábulas desse autor? Quais?
d- Leitura do Professor
e- Leitura do Aluno
2- DIVISÃO DA ESTRUTURA:
a- Situação inicial:
b- Obstáculo:
c- Tentativa de solução:
d- Resultado final:
e- Moral:
3- QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
a- Quem é a personagem principal?
b- Quais as características desta personagem?
c- Existem personagens secundários?
d- Há um narrador? Quem?
e- Onde o fato aconteceu?
f- Identifique no texto palavras que expressem lugar.
g- Identifique palavras que dão pistas da época em que os fatos
aconteceram
h- Quais os verbos do texto que indicam as ações da moça?
h- Quais os verbos do texto que indicam as ações da moça?
4- ARGUMENTAÇÃO:
a- Por que a moça não concretizou seus sonhos?
b- Qual a importância de se planejar o que se quer conquistar na vida?
c- Quando uma pessoa deve iniciar os planos para sua vida?
d- Você tem planos para sua vida? Se tiver, especifique alguns.
e- O que fazer quando algo não acontece conforme planejamos?
f- Como você explica a moral do texto: ” Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha”?
g- Escreva outra moral para o texto.
5- EXPRESSÃO ESCRITA:
a- Reescrever o texto em forma de teatro – para ser representado.
b- Escrever um texto falando dos planos para sua vida
c- Escrever uma fábula de acordo com a estrutura:
- Situação inicial:
- Obstáculo:
- Tentativa de solução:
- Resultado final:
- Moral:
d- Leitura dos textos escritos
6- PESQUISA
(Apenas uma página)(Um tema para cada dupla)
a- Aleitamento materno
b- Amas de leite
c- Bancos de leite materno
d- Osteoporose
e- Lactose
f- A farra do boi
g- Dia de São Firmino, em Pamplona, Espanha
h- A vaca, na Índia
i- Leite de soja e seus derivados
j- Leite de búfala
k- Leite de cabra
l- Receitas feitas com leite de vaca
m- Ordenha manual e ordenha mecânica
n- Regiões produtoras de leite.
o- Melhore raças bovinas na produção de leite
(A pesquisa poderá ser explicada pelos alunos)
7- CONCURSO DE FRASES SOBRE O LEITE.
a- Escrita individual
b- Escolher as 3 melhores de cada sala para uma premiação simbólica.
8- PODUÇÃO DE POESIAS
9- EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Expressar em desenhos o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.
-->
10- FOTOGRAFIA
a- mulheres amamentando;
b- Animais amamentando.
c- Crianças e adultos bebendo leite
11- ENCERRAMENTO:
a- EXPOSIÇÃO:
- textos pesquisados
- das frases vencedoras
- dos textos teatrais escritos
- Dos desenhos
- das fotos
- das poesias escritas
b- DRAMATIZAÇÃO
Em equipe, representar o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.
c- PREMIAÇÃO PARA AS MELHORES DE CADA CATEGORIA
- Primeiro colocado - um pacotinho de doce de leite.
- Segundo colocado - um pacotinho de bala de leite
- Terceiro colocado - um pacote de bolacha de leite
d- confraternização com doces feitos pelos alunos:
- Pudim de leite
- Doce de leite
- Balas...
OUTRAS SUGESTÕES:
Pinte três quarto das vacas
Pinte um terço das vacas
Desenho para colorir
IMAGENS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:
Links
http://www.educ.fc.ul.pt/ - Exercícios com numerais
http://www.soportugues.com.br - Um ótimo site sobre Língua Portuguesa
Sugestão excelente!
ResponderExcluirQue saudades me trouxeste da infância...e da minha escolinha.
Beijnho
Quanta riqueza extraída de uma fábula. Parabéns!
ResponderExcluirBel
parabens pelo blog e pela coordenação de atividades
ResponderExcluirtbm tenho um blog, so q o meu é mais geral, falo sobre tudo, inclusive projetos didáticos
da uma olhada lá
bjks
http://trakkinnas.blogspot.com/
Paraqbéns pela criatividade. Gostei bastante.
ResponderExcluirObrigada pelas sugestões.
Lindinalva Matos