Ele pode ser definido como o roteiro de uma tarefa docente de previsão
de atividades didáticas selecionadas e organizadas de acordo os objetivos
propostos para serem desenvolvidas pelo professor em sala de aula junto a seus
alunos. Um bom planejamento é escrito baseado num diagnóstico das necessidades do
aluno e permite reflexão, revisão do que não foi atingido, adequação e
avaliação durante seu desenvolvimento. Todo planejamento antecipa de forma
organizada todas as etapas do trabalho escolar.
Os
elementos principais de um planejamento são objetivos, conteúdos e métodos. Os
objetivos antecipam as ações que serão
executadas e mantém o ritmo do trabalho do professor. Não precisa ser longo,
pode ser abreviado.e nunca será perfeito, sempre que se julgar necessário,
haverá uma oportunidade para, usar sua flexibilidade para ajustes frente a
novas situações e posteriormente melhorá-lo. Isso também melhora o desempenho
do professor e a qualidade da educação, evita perda de tempo, ajuda a fugir da
improvisação e da rotina, facilita no preparo das aulas e na seleção do
material.
O
planejamento tem uma ordem sequencial adequada ao ano escolar, objetividade,
coerência e orienta o trabalho de cada escola em todos os aspectos com
vantagens: Trás economia de tempo, de recursos e de esforços, mostra as ações,
as ferramentas, os recursos, a evolução do trabalho, antecipa necessidades, permite um trabalho
diferenciado, conforme a necessidade da turma.. Em contraposição, exige
esforços, empenho, pesquisa.
Ele deve ser um guia e assegurar uma unidade. Para isso, precisa estar
integrado às necessidades do país e expressar o pensamento filosófico de uma
linha teórica, seguir as orientações das Diretrizes curriculares do Projeto
Político Pedagógico da Escola. Além disso,
necessita ser autêntico e ser redigido conforme a realidade do contexto
em que o sistema de ensino está inserido. Refere-se ao que cada professor vai
fazer para atingir objetivos de aprendizagem em sala de aula durante o ano letivo
e precisa responder às necessidades, interesses e motivações dos alunos.
Em suma: O improviso pode ser uma das razões
de fracasso. O planejamento é a tarefa de traçar os caminhos a seguir, uma
necessidade constante que o professor deve executar como parte de sua
tarefa. Cada professor deve elaborar o seu É um conjunto de atividades que
o professor seleciona e organiza os elementos de cada situação de aprendizagem,
a fim de criar as melhores condições para atingir os objetivos. Fornece um quadro para as atividades de
ensino, orientações para de aprendizagem. É preciso valorizar a importância de
planejar e criar condições para uma aprendizagem eficaz. O planejamento do
ensino e um trabalho educativo, cujas medidas tomadas vão afetar o futuro do aluno e da educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)