A fotografia evoluiu, descobriram-se
novas técnicas, as máquinas fotográficas foram aperfeiçoadas, surgiram
equipamentos auxiliares, livros específicos, publicações em revistas, cursos,
faculdades. Atualmente há os amantes da fotografia, amadores, que gostam de
registrar momentos para não perdê-los, pelo puro prazer de vê-los depois; e os
profissionais, que estudam e aplicam seus conhecimentos teóricos, artistas que trabalham
como repórteres das mais variadas categorias, ganham prêmios, trabalham para
revistas, jornais, televisões, fazem campanhas publicitárias, verdadeiros
laboratórios, são pessoas que procuram se manter atualizadas.
Com tudo isso, não basta comprar bons
equipamentos para fazer boas fotografias, é preciso conhecer algumas regras e saber
manuseá-los, saber tirar proveito da capacidade dos equipamentos que se tem em
mãos. É necessário conhecimento. É preciso aprender a linguagem fotográfica:
saber focalizar uma imagem, escolher o melhor ângulo, aprender como usar a luz,
seja ela natural ou artificial. Além disso, também é importante desenvolver a
sensibilidade no olhar para reconhecer uma boa cena, escolher um tema.
Uma boa imagem fala por si só, informa,
sensibiliza, convence, vende, critica, emociona. Fotografar é registrar
opinião, pois cada fotógrafo seleciona o que quer fotografar segundo sua
concepção de mundo. A sua abordagem define o que expressa. Cabe ao fotógrafo
adequar a fotografia à sua sensibilidade e criatividade.
Esta publicação não é um estudo
aprofundado, apenas pretende mostrar, de modo superficial um pouco do que foi
exposto.
As três fotografias escolhidas foram
selecionadas de propagandas da revista Estilo, mês de setembro de 2012, Editora
Abril. O tema que elas abordam é a moda feminina. Elas apresentam diferenças e
semelhanças.
As semelhanças que se destacam são:
As três fotografias ocupam todo o
espaço, o enquadramento de cada uma delas é o Plano Médio. A composição de cada
uma está adequada ao tema a que elas se propõem, a publicidade. Há equilíbrio,
os fotógrafos buscaram harmonia e conforto visual ao expectador. Não há
movimento. A luz entra pelo lado direito e cria sombras.
Esta é uma fotografia externa feita com a câmera
posicionada um pouco abaixo do centro. A luz do ambiente penetra pelo lado
direito, iluminando também o muro e aparentemente um corrimão de escada. O
Rosto da modelo recebe essa luz de forma mais intensa. Algumas partes do seu
rosto e do seu corpo são realçadas, outras ficam na penumbra. Em primeiro plano
está a bolsa dourada que também é destacada pela luz. Posteriormente a figura
da modelo. Como o primeiro e o segundo plano estão muito próximos do terceiro,
a perspectiva quase não é notada, pode ser vista nos tijolos do muro, os que
estão à direita do observador se apresentam maiores. A textura do muro,
revelada pela luz é rústica. A cor escura das roupas, combinando com o ambiente
sugere independência, vida noturna, poder. O foco está na bolsa situada na
parte inferior do quadro, a cor dourada estimula o leitor da imagem que ela tem
requinte e sabe escolher bons produtos que combinam com seu estilo de vida.
Esta fotografia foi feita em estúdio. Em primeiro
plano está a modelo. Ela recebe uma luz branda. Seu rosto não está muito
destacado. O foco está na saia do vestido na parte inferior, ele é confortável,
dá liberdade de movimentos e chama a atenção. O cruzar de pernas sugere
feminilidade. A perspectiva pode ser notada no distanciamento da cadeira com a
parede do fundo e nos braços da cadeira, na perna e braço da mulher. As cores
estão em harmonia, combinando com o ambiente aconchegante, com a posição
confortável da modelo, com seu gesto. A combinação desses elementos com a cor
da fotografia passa um clima de ternura, romantismo, flerte e sofisticação.
Fotografia realizada em estúdio. O fundo azul
não apresenta imagem de parede nem textura, passa uma sensação de infinito. A
presença da modelo entre as linhas luminosas, horizontais e diagonais deixam a
fotografia surreal, mas é o que faz o expectador imaginar uma perspectiva. A
luz penetra no ambiente pelo lado direito. O rosto e o colo da modelo são
iluminados, mas o foco é para a estampa da roupa, na parte inferior da
fotografia. A posição dos braços, combinado com a fisionomia, com a cor de sua
roupa, sugerem uma mulher indignada, silenciosa, observadora e solitária.
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A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)