A Pop Art é um movimento
artístico expressionista popular que surgiu na Inglaterra nos finais dos anos
50 e nos Estados Unidos no final da década de 60. Foi um movimento
reacionário à arte abstrata, muito consumida pela elite.
Serviu aos
valores dos países que precisaram reconstruir suas economias após a Segunda
Guerra, e cujo pensamento era consumir
exageradamente para aquecer a economia.
A Pop Art está
a serviço da Indústria Cultural e da Cultura de Massa. A industria Cultural vê
as coisas como descartáveis, fabrica
produtos baratos e em série.
O ser humano também é visto como descartável. Os
trabalhadores que fabricam não são valorizados à altura do que merecem. Também
serve à Cultura de Massa que faz o uso de linguagem simples para atender
pessoas com pouca cultura.
Uma linguagem própria foi
desenvolvida pela A Pop Art. Passou a fazer uso de imagens da publicidade e dos
meios de comunicação: logomarcas, produtos populares, artistas do cinema e da
música. Dentre suas características, destacam-se: o
uso de cores vivas, a modificação do objeto, a apresentação da mesma imagem em
cores diferentes.
Com meios de comunicação
cada vez mais aperfeiçoados, a vida das pessoas foi sendo continuamente afetada
pela Arte Pop continua estimulando ao
consumismo exagerado. Está em quase todos os lugares: revistas, jornais,
cartazes, internet, propagandas espalhadas em panfletos, outdoors. ..
O desenho a seguir foi
inspirado em uma propaganda para vender calçados, que usa a Internet de uma
forma muito eficiente, pois faz a venda pelo site e após o pagamento do produto,
chega agilmente ao consumidor. Os
modelos expostos no site são muito variados e adequam-se às estações do ano e às tendências da moda e
ao bolso do consumidor. O principal alvo é o público feminino. A marca do
produto que está no desenho é uma alegoria à marca dos calçados vendidos pela
Internet.
As figuras foram pintados
em cores vivas como na Art Pop. Conforme os preceitos da indústria cultural e
da cultura de massa. A cor é um dos fatores decisivos na venda de um produto. Incentiva
o consumidor a sentir uma necessidade impulsionado pelas apelações do “compre
agora, aproveite, frete grátis, compre com cartão, baixo custo” Ela pode
despertar o desejo de compra e influenciar na decisão de adquirir o produto,
mesmo o comprador não tendo muito poder aquisitivo. Ela também faz com que um
produto se torne descartável até mesmo antes de ser consumido, se deixar de
estar nas tendência da moda. Ou faz com que o consumidor se sinta ultrapassado
para acompanhar a moda e o ritmo da vida
moderna e decida pela compra novos produtos.
Pense no seu dia a dia, no que o agrada na nossa cultura de massa,
produza uma Pop Art.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)