Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

10 de julho de 2007

Males da humanidade

FOFOCA, CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E MENTIRA


1 – FOFOCA: (intriga, mexerico, bisbilhotice).

Quão lamentável, mas este mal É o “disse que me disse”, que tem levados muitos a servirem aos propósitos maléficos. Vigie o vosso falar, para que não incorram no erro e sejam considerados por todos como fofoqueiros e indignos de confiança.

2 – CALÚNIA: (Falsa imputação (a alguém) de um fato definido como crime. Mentira, falsidade, invenção.)

Infelizmente esta prática é relativamente comum, frutificando a desarmonia e uma série de conseqüência. Se tens alguma queixa contra outrem, seja espiritual e procure a pessoa, numa conversa franca e ungida resolva as pendências.


3 – DIFAMAÇÃO: (Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; Falar mal)

O ato de difamar é visível entre pessoas. A satisfação de muitos é observar a vida alheia e destacar os erros, é prazeroso para estes falar da vida do próximo. Tudo é motivo para apontar e falar. Estes semeiam a discórdia.


4 – MENTIRA: (Mentir é afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade)

A mentira está muito atuante entre as pessoas. A sociedade atual tem a mentira como uma necessidade no dia-a-dia. Jamais devemos compactuar com a mentira. Nossa palavra deve ser sempre verdadeira, esta condição se aplica em todos os aspectos da vida; seja profissional, pessoal e ou religioso.


.Elias R. de Oliveira

http://www.vivos.com.br/index.htm

“A fofoca é o mais desprezível dos vícios; pois, por não poder influenciar o espírito e o caráter dos sábios, rasteja como uma serpente venenosa e refugia-se na alma dos fracos, tolos e ociosos”

(Gutemberg B. de Macedo)

O GALO E A RAPOSA



Fugindo as Galinhas e o Galo de uma Raposa, subiram na árvore. Como a Raposa não poderia fazer-lhes mal lá de baixo, cautelosamente disse ao galo: Vocês podem descer tranqüilamente, que agora decidiu-se fazer a paz universal entre todas as aves e animais; portanto, desçam aqui para festejarmos juntos este dia! O galo entendeu logo tratar-se de uma mentira; mas com dissimulação respondeu:- Esta novidade por certo é ótima e alegre, mas estou vendo três Cães chegando; vamos esperar por eles e então desceremos para comemorarmos todos juntos. Porém a Raposa, sem mais esperar, deu meia volta dizendo:- Bem, eu temo que eles ainda não saibam das novidades e me matem. E assim a Raposa foi embora bem depressa e as Galinhas e o Galo ficaram seguros.

Fábula de Esopo


Um comentário:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)