Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

29 de outubro de 2007

Natal antecipado



Produção de texto:

Quando o Natal se aproxima, os alunos em sala de aula são escassos. Apenas alguns mais necessitados, e o professor dificilmente explora um assunto tão rico. Há muitas atividades que podem ser feitas, como por exemplo: leitura, textos, desenhos, cartões, enfeites de porta, cartas para Papai Noel, árvores, presépios de sucata..., mas a necessidade de reforçar alguns conteúdos e encerrar as avaliações, não permitem muita variação. Que tal adiantar-se um pouco, enquanto todos estão motivados, e dar uma atividade rápida? Com o desenho acima, proponha a seguinte produção de texto:

Numerar os alunos em 1, 2 e 3: Os alunos nº 1, escrevem sobre as delícias e vantagens de um chester assado na ceia de Natal: Os alunos nº 2 escrevem contra, propondo as vantagens de um Natal vegetariano. E os alunos nº 3 escrevem a partir do ponto de vista do chester, propondo o peru para a Ceia de Natal. Terão de argumentar as razões.


Não há necessidade de recolher os textos e fazer a correção. Os alunos deverão de
fazer a leitura para a classe ouvir e comentar.

Um comentário:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)