Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

4 de março de 2011

Francisco de Assis


UM GRANDE LÍDER

Fundador da Ordem dos Frades menores, nasceu em Assis, Itália, e morreu em Porciúncula. Comemora-se o seu dia em 04 de outubro. Era filho de um rico comerciante de tecidos e teve uma juventude fútil e descuidada em companhia de outros jovens boêmios.

Francisco se converteu quando estava em uma igreja e pareceu-lhe ouvir uma imagem de Cristo dizer-lhe: -" Francisco, restaura minha casa decadente", ele entendeu que templo estava velho e precisa de uma reforma. Então, ele vendeu mercadorias da loja de seu pai para reformar o templo e seu pai ficou furioso e o deserdou. O jovem saiu de casa, sem dinheiro algum, para viver uma vida de pobreza.

Após três anos, ele e mais onze companheiros tornaram-se pregadores de cidade em cidade, com simplicidade e humildade. Assim ele fundou a Ordem dos Frades Menores.

            Por toda a Itália Francisco e seus seguidores pregavam ao povo, rico ou pobre, a fé e a penitência. Eles recusavam posses e conhecimentos humanos.  Francisco nunca foi ordenado sacerdote. Em 1212 por duas vezes tentou ser missionário entre os mulçumanos, mas não conseguiu. Só conseguiu quando acompanhou os cruzados ao Egito, em 1219.

            Em 1224, enquanto Francisco pregava nos Montes Apeninos, apareceram-lhe no corpo cicatrizes correspondentes às cinco chagas do Cristo crucificado, fenômeno chamado de "estigmatização". Com esse sofrimento físico, Francisco ficou fraqueza até que, dois anos depois, ele faleceu.
                                                        
            A admiração por Francisco de Assis espalhou-se entre pessoas de todas as crenças porque Francisco de Assis foi um homem de grande espiritualidade e mostrou isso em tudo o que disse e fez. Em 1979 foi proclamado patrono dos ecologistas.

ATIVIDADE 01:
1-       Quem era Francisco de Assis?
2-       Como se deu sua conversão?
3-       Por que Francisco foi deserdado por seu pai?
4-       O que Francisco pregava aos ricos e aos pobres?
5-       O que Francisco não conseguiu fazer?
6-       Que fenômeno lhe aconteceu enquanto pregava nos Montes Apeninos?
7-       Como se chama este fenômeno?
8-       Qual o resultado dos estigmas no corpo de Francisco?
9-       Por que a fama e a admiração por Francisco se espalharam pelo mundo?

Para colorir


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)