Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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1 de fevereiro de 2016

Explorando os Sentimentos


Tema: Música.
A música muitas vezes remete a lembranças, sentimentos e libera emoções retidas. 


ROTEIRO:

1-    Distribua para cada aluno uma folha de papel, lápis preto e borracha.
2-    Cada aluno deve pensar numa pessoa que admira, nas suas qualidades, no seu jeito de ser, suas características. Pode ser uma pessoa presente ou não. 
3-    Coloque uma música suave.
4-    Em seguida peça aos participantes que, silenciosamente, criem um desenho sobre a pessoa escolhida, procurando retratar o sentimento inspirado pela música.
5-    Solicite que alguns mostrem e expliquem o desenho feito.
6-    Também pode ser montado um painel.





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Desenho abaixo foi feito com caneta esferográfica, inspirado numa amiga que canta e emociona, seu nome é Teresinha Barcelos Negrello 


19 de dezembro de 2015

Oh Holy Night











15 de novembro de 2015

Decoração Natalina


Que graça essa decoração de Natal.
Pode ser feita em madeira ou papelão no 
tamanho desejado para enfeitar um ambiente. 
Possibilita uma variedade de opções, por exemplo: 
ser colorido ou forrado com tecido ou papel. 




Encontrado em https://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/


10 de novembro de 2015

Árvores de Natal









https://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/


1 de novembro de 2015

Pontilhismo





            O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
             técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
            A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.
            Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
            Georges Seurat (1859-1891), é aquele que se pode considerar o iniciador desta corrente artística. O seu grande contributo inovador consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.



            No Brasil, diversos artistas atuantes no período da Primeira República (1889-1930) empregaram procedimentos divisionistas, especialmente em suas paisagens e pinturas decorativas. Podemos destacar, nesse sentido, os nomes de Belmiro de AlmeidaEliseu ViscontiRodolfo ChambellandArtur Timóteo da CostaGuttmann Bicho, entre outros. O painel central do teto do Foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um exemplo de pintura decorativa onde Eliseu Visconti empregou vários estilos e procedimentos artísticos, inclusive o pontilhismo.


Exemplo de pontilhismo.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

Fazer uma composição com um tema preferido, preenchendo a imagem toda com pontinhos, feitos com canetinhas hidrocolor. A sombras e as partes com a sensação de volume, devem receber maior ou menor quantidade de pontos. Antes de iniciar o trabalho, um modelo deve ser escolhido.




25 de outubro de 2015

Escultura musical


Um exemplo de escultura musical. Para fazer a escultura, busquei algumas peças de sucata com sonoridade. Em seguida, fiz a escultura em base de ferro. A sonoridade ficou muito bonita, semelhante àquelas feitas com pedras. 



20 de outubro de 2015

Artesanato para o Natal


Sugestões de trabalhos manuais com tema natalino, encontrados no site https://www.pinterest.com/. É necessário fazer um cadastro. Mais fácil se entrar com o Facebook.





Balões e vidros de leite de coco.



13 de outubro de 2015

Pictograma



                Um pictograma é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenho figurativo estilizado que funciona como um signo de uma língua escrita, não transcrevendo nem tendo relação explícita com a língua oral, mas transmitindo ideias e objetivos. Sua origem data da antiguidade ou da Pré-História, na escrita cuneiforme, nos hieróglifos e nos desenhos rupestres.   

            Atualmente, o uso do pictograma tem sido muito frequente na sinalização de locais públicos e no designe gráfico. Embora os pictogramas pareçam ser autoexplicativos e universais, em realidade, eles possuem limitações culturais. Por exemplo: em pictogramas de banheiro, onde o sexo é diferenciado por uma representação de uma figura feminina usando uma saia, ocorre problemas de identificação por usuários não-ocidentais. Estudos mostraram que homens de culturas em que o uso de saias masculinas é comum, como alguns povos árabes, têm dificuldade em compreender a diferenciação entre sexos em pictogramas ocidentais. 

PICTOGRAMA SOBRE QUALIDADE DE VIDA:



ATIVIDADE PARA O ALUNO:

Escolher um tema e criar um pictograma sobre:
a- Cuidados com a saúde
b- Trânsito nas pequenas ou grandes cidades
c- Futebol
d-Livre





6 de outubro de 2015

The Iron Horse, 1924 - O Cavalo de Ferro: Legendas em Português (AVec)



SÍNTESE

            “O cavalo de ferro”, de 1924, mostra que o presidente Lincoln autoriza a construção da estrada de ferro Transcontinental. O construtor (Will Walling) e agrimensor (George O´Brien), começam a traçar o mapa para a melhor rota. Embora eles encontrem uma nova passagem, além da previamente esperada, a ambição dos homens que trabalham no projeto complica a execução. Homens enfrentam índios, bandidos e outros problemas durante a construção  que ligaria o leste ao oeste do país. Com tema histórico, momentos de drama, comédia  e romance, O Cavalo de Ferro, merece um lugar de honra e destaque na história do cinema, porque reescreve a história da América mostrando como uma nação se constrói no Oeste a partir da bravura e união de homens simples. O homem branco é valorizado pelo que faz e o índio é mostrado como o indesejável. Nenhum índio fala no filme, eles fazem parte da natureza, por isso são selvagens, espreitam, atacam, impedem o progresso. A trilha sonora acompanha as ações. Para ações tensas, a música torna-se tensa.

O Grande Roubo do Trem - The Great Train Robbery (1903)



SÍNTESE

             No filme “O grande roubo do trem” de 1903, dois ladrões rendem um guarda ferroviário e ordena-lhe que dê uma falsa mensagem ao maquinista para que pare o trem na estação. Os bandidos entram no trem e roubam o cofre que estava sob a proteção de um guarda, vão em direção ao trem, lutam com alguns homens, forçam o maquinista a parar e a desacoplá-lo do vagão de passageiros. Roubam os passageiros, fogem e comemoram a vitória. O guarda ferroviário é encontrado e a polícia é avisada. Depois de descobertos, começa uma perseguição a cavalo com a morte de todos os ladrões no tiroteio final. O filme é considerado o primeiro faroeste da história do cinema e mesmo mudo,  mostra a realidade da sociedade americana. Como exemplo temos a violência no momento em que uma pessoa (boneco) é atirada violentamente do trem em movimento, uma cena que deve ter chocado quem a viu, Inovador para época, pois foi filmado em cenas externas.