a) O Professor solicita a um aluno que complete livremente, com suas idéias, a frase: ”O que o texto me diz:...”;
b) O professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo ao texto:...”;
c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo a meus colegas:...”
Observações:
1a.) a dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases;
2a.) a etapa c, especialmente, estimula a criatividade do aluno;
3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições a aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
RESPONDA DIFERENTE
a) O Professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;
b) O Professor solicita a outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;
c) O Professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta de uma outra maneira. Esta outra maneira poderá ser|:
c.1) Com outra informações;
c.2) Substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas, ou não;
c.3) Invertendo a ordem das palavras;
c.4) Falando com uma entonação especial de voz;
c.5) Expressando a resposta por gestos;
c.6) Expressando a resposta por desenhos e sinais, ou por figuras etc. O aluno usará, então, sua criatividade;
d) O Professor solicita ao primeiro aluno (que elaborou a pergunta) que diga qual das duas formulações de resposta prefere e por quê.
Observações:
1a.) O Professor poderá comentar a pergunta, as duas formulações da resposta e, também, s preferência manifestada pelo aluno que elaborou a pergunta;
2a.) A dinâmica poderá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta;
3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
Fonte de Pesquisa: DINÂMICAS DE LEITURA PARA SALA DE AULA de Mary Rangel, Editora Vozes