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No Século XIX havia diversos tipos de cultura: a
popular, a erudita; a nacional; a cultura geral e outras, só os burgueses
tinham acesso a ela. No Século XX surgem novos meios de comunicação e estas
culturas foram dominadas pela Indústria Cultural com
o objetivo de atingir a massa, isto é, a maioria da população.. O
cinema, o rádio e a televisão, ganharam destaque e passaram a igualar os tipos
de cultura. Essa divulgação teve auxílio dos meios de comunicação: jornais,
revistas, rádio, TV, internet.
A
Indústria Cultural é o resultado de uma atividade econômica produzida em larga
escala, está ligada ao capitalismo industrial e financeiro e oprime as demais
culturas, valorizando somente os gostos
culturais da massa. Não respeita a propriedade intelectual (autor, marcas,
patentes) e pratica a pirataria de livros, CDs e filmes, obras de arte. As
pessoas consomem produtos padronizados, influenciadas pela propaganda maçante e
sensacionalista que gera uma necessidade compulsiva de comprar. As pessoas
compram sem pensar. Quem não consome se sente marginalizado e pode ser
discriminado por não ser idêntico. O objetivo do fabricante é manter o controle
e assim garantir o seu lucro.
Edgar
Morin afirma que uma industrialização se processa paralelamente, mais sutil e
mais perigosa, a industrialização da alma humana que acontece na imaginação e dá
às pessoas meios de escapar da dura realidade social, diminuindo sua capacidade
de pensar por si próprio, pois a Indústria Cultural promete vida e felicidade para
as pessoas. Exemplos:
-
Filmes, programas e novelas que agradam a maioria; telejornais que apresentam
uma realidade difícil, enquanto as novelas apresentam uma realidade fácil; tristeza
com a morte de um personagem da novela e indiferença com uma morte real.
- Um outro exemplo pode ser constatado através
da música. Os músicos são escravos das gravadoras. Eles só podem gravar músicas
que vendem bem, mesmo que elas não tenham qualidade. O músico que não vende bem
é descartado. Por esse motivo as letras musicais são muito parecidas,
geralmente de conteúdo medíocre, só preenchem o silêncio e geram falta de
comunicação. Além disso, influenciam na formação e no comportamento das crianças
e despertam a sexualidade precoce.
A
Indústria Cultural é imposta e torna quase inevitável o seu consumo,
principalmente se as pessoas não têm o
seu olhar e a sua sensibilidade educados e o acesso indispensável à diversas culturas. É quase impossível resistir às
imagens e símbolos que inundam a mente humana o tempo todo. Este é o motor que
move a indústria cultural e aliena as mentalidades despreparadas.
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