http://www.pulpitocristao.com/wp-content/uploads/2011/06/manipulacao.jpg
No Século XIX havia diversos tipos de cultura: a
popular, a erudita; a nacional; a cultura geral e outras, só os burgueses
tinham acesso a ela. No Século XX surgem novos meios de comunicação e estas
culturas foram dominadas pela Indústria Cultural com
o objetivo de atingir a massa, isto é, a maioria da população.. O
cinema, o rádio e a televisão, ganharam destaque e passaram a igualar os tipos
de cultura. Essa divulgação teve auxílio dos meios de comunicação: jornais,
revistas, rádio, TV, internet.
A
Indústria Cultural é o resultado de uma atividade econômica produzida em larga
escala, está ligada ao capitalismo industrial e financeiro e oprime as demais
culturas, valorizando somente os gostos
culturais da massa. Não respeita a propriedade intelectual (autor, marcas,
patentes) e pratica a pirataria de livros, CDs e filmes, obras de arte. As
pessoas consomem produtos padronizados, influenciadas pela propaganda maçante e
sensacionalista que gera uma necessidade compulsiva de comprar. As pessoas
compram sem pensar. Quem não consome se sente marginalizado e pode ser
discriminado por não ser idêntico. O objetivo do fabricante é manter o controle
e assim garantir o seu lucro.
Edgar
Morin afirma que uma industrialização se processa paralelamente, mais sutil e
mais perigosa, a industrialização da alma humana que acontece na imaginação e dá
às pessoas meios de escapar da dura realidade social, diminuindo sua capacidade
de pensar por si próprio, pois a Indústria Cultural promete vida e felicidade para
as pessoas. Exemplos:
-
Filmes, programas e novelas que agradam a maioria; telejornais que apresentam
uma realidade difícil, enquanto as novelas apresentam uma realidade fácil; tristeza
com a morte de um personagem da novela e indiferença com uma morte real.
- Um outro exemplo pode ser constatado através
da música. Os músicos são escravos das gravadoras. Eles só podem gravar músicas
que vendem bem, mesmo que elas não tenham qualidade. O músico que não vende bem
é descartado. Por esse motivo as letras musicais são muito parecidas,
geralmente de conteúdo medíocre, só preenchem o silêncio e geram falta de
comunicação. Além disso, influenciam na formação e no comportamento das crianças
e despertam a sexualidade precoce.
A
Indústria Cultural é imposta e torna quase inevitável o seu consumo,
principalmente se as pessoas não têm o
seu olhar e a sua sensibilidade educados e o acesso indispensável à diversas culturas. É quase impossível resistir às
imagens e símbolos que inundam a mente humana o tempo todo. Este é o motor que
move a indústria cultural e aliena as mentalidades despreparadas.
http://enancib.sites.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/545/473
Observe as cores usadas em Che Guevara e pinte a imagem da moça
Pinte o Papai Noel em cores diferentes da tradicional.
Leia:
Todo mundo
precisa consumir para viver. Comer, vestir-se, morar, passear, viajar fazem
parte do ritual de compra, venda e troca que persegue o homem há séculos. Mas
para grande parte da humanidade o ato de comprar atingiu um sentido quase transcendental.
Ter virou sinônimo de ser. A capacidade de adquirir e possuir coisas passou a
ser o termômetro que mede valores como competência, felicidade e sucesso. Quem
pode consumir está no topo. Quem não pode é ignorado pelo outro lado.
http://revistaforum.com.br/blog/2011/10/consumo-logo-existo/
Responda:
a- Por que as pessoas consomem?
b- O que as leva a consumir?
Eu Adoro Minha Televisão
Eu adoro a minha televisão
Ela me conta as coisas como elas são
Se as coisas vão mal
É só mudar de canal
Eu adoro minha televisão
Ela é: meus olhos, meu coração
Estando triste ou contente
O que eu sinto, ela sente
Eu prefiro ficar
Deitado no sofá
Olhando a maravilhosa vida dos outros
Passar
Eu adoro minha televisão
Diante dela eu fico sem ação
Ela me faz muito bem
Eu não preciso de mais ninguém
Eu adoro a minha televisão
Felicidade apertando um botão
Vejo o que eu nunca vou ter
Vejo quem eu nunca vou ser
Eu prefiro ficar......
O personagem da música diz que adora a
televisão dele, e explica os motivos. Fale com ele e
explique o que você aprendeu sobre Indústria Cultural, fale se você concorda ou discorda dele e por quais motivos.
Os calçados estão entre os produtos de consumo mais desejados pelas mulheres. Faça uma colagem em forma de mosaico.
Crie uma colagem usando recortes de produtos da Indústria Cultural.