Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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31 de março de 2014

Música e dança na Pré-História


 Sabe-se que o homem primitivo teve desde muito cedo necessidade de comunicar. Para isso usava, por exemplo, sinais sonoros como: gritos, sons corporais, batimentos com pedras ou com ramos de árvores, etc. No fundo, o homem pré-histórico tinha como principal objectivo o de imitar a natureza e não o de fazer música. Mas desde o momento que o homem começou a produzir sons com a intenção de fazer música, pode-se afirmar que se deu início ao longo percurso da história da música. Assim o homem começou a fazer uso da música nas suas cerimônias e rituais, como por exemplo, na evocação das forças da natureza, no culto dos mortos, no decorrer da caça,...
Começou por usar apenas a voz e os diversos sons corporais, mais tarde, também introduziu gradualmente instrumentos que construía para usar nas suas músicas e danças numa tentativa de agradar mais aos deuses.
Depois de descobrir a beleza e a funcionalidade da música o homem nunca mais se separou dela.
Não temos, hoje, clareza nem de quando e nem de que por que razões o homem dançou pela primeira vez, no entanto na medida em a arqueologia consegue traduzir as inscrições dos “povos pré-históricos”, ela nos indica a existência da dança como parte integrante de cerimônias religiosas, nos permitindo considerar a possibilidade de que a dança tenha nascido a partir ou de forma concomitante ao nascimento da religião. Foram encontradas gravuras de figuras dançando nas cavernas de Lascaux, na medida em que estes homens usavam estas inscrições para retratar aspectos importantes de seu dia-a-dia e de sua cultura, como os relacionados à caça, a morte e a rituais religiosos, podemos inferir que essas figuras dançantes fizessem parte destes rituais de cunho religioso, básicos para a sociedade de então.
A dança, provavelmente, veio da necessidade de exprimir a alegria ou de aplacar fúrias dos deuses.


 ATIVIDADE: Criar um desenho que mostre movimento e em que se consiga imaginar sons, música, canto, como no modelo acima.

27 de março de 2014

Romero Brito


"Abaporu" de Tarsila do Amaral e "Abaporu" de Romero Brito - Releitura da pintura de Tarsila do Amaral


Romero Britto é um artista brasileiro que foi criado em favelas de Recife e hoje vive nos Estado Unidos. Seus trabalhos são coloridos e alegres e sou admirado no mundo todo.
Começou a vender seus primeiros quadros nas feiras de Recife.
Em 1989, um empresário sueco conheceu e gostou de seus trabalhos e contratou para promover seus produtos nos Estados Unidos.
Suas pinturas tornaram-se conhecidas e hoje, seus quadros são adquiridos por várias personalidades internacionais do cinema, da musica, do esporte e da política.

Empresas com interesse em cultura popular, como Absoluty Vodka, IBM, Disney, Pepsi e Grand Manier, incorporaram as pinturas de Britto em seus projetos especiais.

O trabalho de Romero Brito é dividido em linhas pretas e colorido com com cores variadas e contrastantes recheadas de elementos como traços e círculos maiores e menores.

Sugestão:
Fazer Releitura da Monalisa no estilo de Romero Brito



Trabalho em equipe: Cartaz: 
Fazer uma releitura da pintura "O grito" usando papéis coloridos,  
observando as características de Romero Brito