Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

2 de fevereiro de 2015

Pensamentos para reflexão



"Assim como o pescador de pérolas prende uma pedra na cintura e desce ao fundo do mar para buscá-las, cada um de nós deve se munir de desapego, mergulhar dentro de si mesmo e encontrar sua pérola". (Ramana Maharshi)

"Ser independente é para poucos. É um privilégio dos fortes". (Nietzsche)
"Quem espera levantar voo sem antes passar pelo aprendizado básico está condenado a uma queda da qual não se reerguerá". (Nietzsche)

"Quem tem imaginação tira do nada um mundo". (Einstein)

"A imaginação serve para viajar e custa bem menos". (Gustavo Adolfo Bécquer-poeta espanhol)

"A autoridade corrompe tanto o mestre quanto o discípulo". (Krishnamurti - filósofo indiano)


29 de janeiro de 2015

Romantismo




ESCOLAS LITERÁRIAS
ROMANTISMO
PERÍODO
1836-1880
MARCO INICIAL
Suspiros poéticos e saudades (Gonçalves de Magalhães)
PANORAMA DA ÉPOCA
  • Aumento do comércio interno
  • Início da exploração do café em São Paulo
  • Consolidação da Independência
GÊNEROS
Prosa (romance indianista, histórico, regionalista e social)
Poesia (lírica e social)
Teatro (comédia social)
CARACTERÍSTICAS
  • Temas  patrióticos
  • Índio como símbolo nacional
  • Exaltação da natureza
  • Subjetivismo
  • Idealização do amor e da mulher
  • Escapismo
SÍNTESE
Predomínio da imaginação sobre a razão
REPRESENTANTES
Joaquim Manuel de Macedo
José de Alencar
Manuel Antônio de Almeida
Visconde de Taunay
Bernardo Guimarães
Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Castro Alves