Tela feita com materiais baratos. Após uma seleção de retalhos de tecido, flores artificiais, rendas, face de porcelana, pele de coelho, folha de ouro, conchinhas do mar, etiquetas de papelão, jeans, pedaços de espelhos, corda, chave, chaveiro, paetê..., colei os objetos e dei forma a uma boneca. O fundo foi pintado com pó de cacos de telha diluído em cola branca e água, numa proporção de 50%, as ondas foram feitas com retalhos de jeans. As conchinhas do mar, a chave e o chaveiro foram revestidos de folha de ouro.
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
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9 de junho de 2014
4 de junho de 2014
Ecologia e Meio Ambiente
"O menino que atormenta os animais há de mais tarde atormentar a família e a pátria. "
(Pitágoras, matemático grego, 497 a.C.)
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
a- Leitura do pensamento de Pitágoras para os alunos;
b- Questioná-los oralmente ou por escrito:
- O que significa atormentar;
- Indague se o pensamento de Pitágoras ainda é válido para os dias atuais, e por quais razões;
- Pergunte de que forma se pode atormentar a família;
- Peça exemplos acontecimentos onde pessoas atormentaram a Pátria;
- Solicite exemplos expressos na figura.
c- Oriente uma pesquisa de outros pensamentos de Pitágoras
d- Na aula seguinte:
- Leitura dos pensamentos pesquisados pelos alunos;
- Escreva alguns pensamentos de Pitágoras no quadro;
- Peça para o aluno que copie um deles;
- Mande que façam um desenho sobre o pensamento escolhido;
- Exposição das figuras e do pensamento.
Categoria:
ecologia,
Valores - III
Os Retirantes
Os Retirantes _ Cândido Portinari – 1944 - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis
Chateaubriand.
OS RETIRANTES
Cândido
Portinari nasceu em 1903 em Brodosqui, Estado de São Paulo. Desde criança
trabalhou na lavou de café, fato que influenciou sua obra. Aos 9 anos entrou em
contato com a pintura, auxiliando na restauração da Igreja Matriz local. Aos 15
foi sozinho para o Rio de Janeiro onde trabalhou durante o dia e estudou Artes à noite. Começou a expor seu trabalho e
em 1925, com 23 anos, atraiu a atenção
dos críticos. Tornou se uma artista admirado no Brasil e na Europa, onde
conheceu vários países e obras de pintores famosos. Voltou para o Brasil e encontrou sua maneira
de pintar. O café passou a ser seu tema favorito. Pintou grandes painéis em
locais públicos e passou a expressar a realidade vivida pelos trabalhadores:
Cansaço, sofrimento e temas políticos. Numa viagem a Nova York visitou o museu
de Arte Moderna e conheceu a pintura cubista de Picasso, Guernica e se
Surpreendeu. Neste momento de sua vida era grande admirador do Partido
Comunista, o que fez com que suas obras fossem rejeitadas até pela Igreja e assim ele o
passou ele passa a ser visto como um perigo à sociedade. Naquele momento
histórico, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto aconteciam na Europa, No
Brasil, o nordeste é dizimado pela seca, e Getúlio Vargas é o Presidente da
República.
Portinari pintou “Os Retirantes” sob esses acontecimentos.
Numa análise estética percebe-se que sua
obra recebeu influências de Pablo Picasso, pois tem traços do cubismo, algumas
roupas têm formas geométricas. Não existe perspectiva, é com se fosse uma
escultura. O fundo distante tem umas poucas montanhas bem claras. As cores são
escuras e dão um ar pesado à tela.
Portinari empenhou-se em
mostrar a falta de uma política sem preocupação com a situação do nordestino
brasileiro. Mostrou a situação de trabalhadores rurais que eram penalizados
sempre que a miséria atingia, como acontecia no país naquele momento. A pintura “Os Retirantes”, acentua as
desigualdades sociais: a pobreza e consequentemente a fome. São nove personagens que olham para o
expectador. A tela mostra a necessidade que o nordestino tem de abandonar sua
terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Duas famílias, duas
gerações. Analisando dessa forma, é possível perceber que Portinari foi realmente
um homem voltado para as questões sociais, pelo fato de ter presenciado isso no
Brasil, um pintor que procurou retratar pessoas reais, famílias numerosas, o
homem, preso ao campo e o Brasil, essencialmente rural, e isso o incomodava.
Esses
argumentos são imprescindíveis quando se
quer observar a obra do ponto de vista poético. Portinari foi influenciado
desde pequeno pelo que presenciou. Para atingir seu objetivo de atrair a
atenção da situação brasileira, Portinari lançou mão da dramatização. Procurou criticar
o sistema de governo para chamar a atenção e provocar uma mudança. Mostrou-os
paupérrimos e em pleno êxodo, tudo o que
têm, cabe numa pequena trouxa: A pé, descalços,sem o mínimo de segurança e bem
estar, duas famílias com filhos pequenos fogem da seca. A miséria e o perigo
iminente de morte. os igualou. Todos são mostrados desfigurados, cadavéricos, com
ar de tristeza e solidão, esfarrapados, nus ou seminus buscando apoio encontrando
proteção uns nos outros, já que não podem contar com ninguém mais, como
Portinari estava habituado a ver. Usou
cores escuras, como se as pessoas estivessem sujas. Portinari também mostrou um grave problema de
saúde: uma criança seminua com aparência de portadora de esquistossomose, uma
doença acarretada geralmente quando há falta de saneamento básico. Não há
nenhuma vegetação. Avista-se ao longe o cume de algumas montanhas. O céu também
foi pintado para chamar a atenção. Além de escuro, muitos pássaros negros,
abutres, esperando o momento em que o grupo não resistir mais e sucumbir. O
cajado do senhor mais idoso e uma ave formam uma imagem que lembram o cajado da
personagem morte. O sofrimento desta família mostra a situação de inúmeras
famílias brasileira. Portinari não poupou esforços para fazer uma crítica
social.
Categoria:
Cândido Portinari
1 de junho de 2014
Escrevendo letra de música
VAMOS PRESERVAR
Preservar é o nosso compromisso,
lata velha, pneu velho vai pro lixo!
Vamos todos ajudar, o negócio é reciclar
pra fazer o nosso mundo respirar!
Preservar é o nosso compromisso,
garrafa velha, embalagem vai pro lixo!
Separar, reciclar, vamos tudo transformar
pra fazer o nosso mundo respirar!
SUGESTÃO
a) Cantar a musica com os alunos.
b) Formar equipes - É importante que elas não se comuniquem para serem originais..
c) Pedir que às equipes escrevam outras quadrinhas sobre reciclagem e meio ambiente.
d) Cada equipe canta sua quadrinha.
e) Partilhar as quadrinhas com as outras equipes.
f) Cantar a música novamente incluindo a criação de todos.
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