Encontrado em http://www.pinterest.com/tbordignon/
Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
TRANSLATE
Busque arquivos antigos
2 de dezembro de 2014
17 de novembro de 2014
Realismo
O Realismo surgiu na pintura francesa entre 1850 e 1900 e se
desenvolveu durante a industrialização das sociedades. A
palavra realismo designa uma maneira de agir, de
interpretar a realidade de forma objetiva racional.
ARQUITETURA
Os arquitetos e engenheiros procuram responder às novas necessidades urbanas,
criadas pela industrialização. Em vez de ricos palácios e templos, eles
constroem fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas,
escolas, hospitais e moradias. Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a
Torre Eiffel.
ESCULTURA
Auguste Rodin procurou recriar os seres
tais como eles são. Os escultores preferiam os temas com uma intenção política.
Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.
PINTURA
Características da pintura:
- O pintor buscava representar o mundo de maneira real, tal qual ele é;
Temas da pintura:
Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar injustiças, desigualdades, miséria dos trabalhadores e riqueza dos burgueses
Principais pintores:
Características da pintura:
- O pintor buscava representar o mundo de maneira real, tal qual ele é;
Temas da pintura:
Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar injustiças, desigualdades, miséria dos trabalhadores e riqueza dos burgueses
Principais pintores:
Courbet - foi considerado o criador do realismo social na pintura, pois
procurou retratar em suas telas temas da vida cotidiana,no século XIX. Obra
destacada: Moças Peneirando o Trigo.
Jean-François Millet, sensível observador da vida campestre. Foi educado
num meio de profunda religiosidade e respeito pela natureza. Trabalhou na
lavoura desde muito cedo.
Johannes
Vermeer foi um
fantástico pintor Holandes. Ele nasceu em Delf em 1632 e morreu lá mesmo em
1675, com apenas 43 anos. Vermeer nos deixou algumas das mais realistas
pinturas já feitas. Seu estilo e sua técnica fotográfica até hoje impressionam.
Poucos pintores trabalharam com a luz tão bem quanto ele
http://www.historiadaarte.com.br/linha/realismo.html
http://www.historiadaarte.com.br/linha/realismo.html
Sugestões de atividades:
Desenhar e pintar um animal de estimação, representando-o de maneira real.
Com lápis 6B, olhar na própria mão e desenhá-la.
Construir uma maquete usando caixas de papelão.
Fazer uma escultura numa vela sete dias. (Usar espátulas de manicure para fazer a escultura)
Categoria:
Realismo
Fotografia antiga
O que se nota de início nesta fotografia é a semelhança. Só
há homens. Todos estão vestidos de acordo com o costume da época: usam terno,
colete, chapéus e bigodes. Destacam-se o relógio dentro do bolso do colete e o cravo na lapela do paletó.
Aparentam ser homens simples que se reuniram para festejar, pois dois deles
seguram garrafas e um deles um copo que parecer de vinho.. Estão num ambiente
externo, notam-se pedaços de troncos no chão e flores. O fundo verdadeiro foi
encoberto por um tecido estendido. Apesar da foto sugerir que eles participam
de uma festa, suas fisionomias não demonstram isso, pois estão sérios.
Categoria:
Fotografia
9 de novembro de 2014
Arte natalina
Diversas sugestões para o Professor trabalhar o tema Natal. Elas podem atender turmas do Ensino Fundamental ao Segundo Grau. São ideias simples: árvores, guirlandas, decoração de ambiente, dobraduras..., que utilizam materiais baratos como papel, papelão, retalhos, recicláveis ou da natureza. Todas encontradas no site http://www.pinterest.com/ Para acessar o site é necessário abrir abrir uma conta.
Categoria:
Dia de Natal
2 de novembro de 2014
Arte com jornal - I
Por ser um material barato e encontrado em abundância, o jornal pode ser um excelente material para ser usado pelo professor em aulas de Arte. Nesta postagem estão algumas sugestões. Todas encontradas no site http://www.pinterest.com/ . Recortes formando figuras variadas. O professor pode aproveitar a ideia para trabalhar com seus alunos datas festivas. Juntando os trabalhos dos alunos montará painéis criativos.
Categoria:
Arte com jornal
31 de outubro de 2014
27 de outubro de 2014
Ser Humano
http://media-cache-ak0.pinimg.com/736x/2d/08/47/2d0847eb4b392fbfabbbe71f8bf46d99.jpg
A
morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando
existe a morte, não existimos mais. (Epicuro)
Se quiseres poder suportar a
vida, fica pronto para aceitar a morte. (Freud)
Quando o homem fala da
eternidade, é como o cego que fala da luz. (São Gregório)
É sempre muito cedo ou muito tarde e hei de morrer sem ter visto a vida toda. (Autor
desconhecido
Categoria:
Dia de Finados,
Pensamentos2
24 de outubro de 2014
Corujas
Professor de Arte, trabalhe o mesmo tema de forma diferenciada.
Faça uma coruja a partir de uma pinha seca e algodão.
Os olhos, as asas e o bico podem ser feitos com outros materiais:
(E.V.A., papel, plástico, etc.
Colagem usando papel rasgado
Colagem feita com diversos tipos de sementes
Categoria:
Artesanato
19 de outubro de 2014
The Kid - Charlie Chaplin
Cinema mudo - O Garoto - 1921
Esta é uma cena do
filme “O Garoto” de 1921, com Charles Chaplin e Jackie Coogan. Ela se passa num
subúrbio pobre e miserável, onde Chaplin, um vidraceiro, vive com seu filho adotivo. Eles enfrentam muitas dificuldades, e Carlito sente e demonstra grande amor pelo menino. Trata-se de uma criança abandonada pela mãe, Edna, que
por ser muito pobre não tinha condições de criá-la. Em pouco tempo a mãe se tornou uma atriz
famosa, enquanto Carlito cria o filho a seu modo, formando uma dupla que usa
de diversas artimanhas para conseguir dinheiro para o sustento. O garoto travesso
quebra vidraças e Chaplin vende vidros para substituir os vidros quebrados, uma
verdadeira luta pela sobrevivência. Apesar da vida simples, ambos são felizes.
O filme combina drama e comédia, abrange temas como as desigualdades sociais e
luta entre o bem e o mal. Ainda hoje continua atual, comove e provoca risos,
denuncia a injustiça e a pobreza das classes menos favorecidas. Mostra o drama
de mães em situação miserável, que preferem abandonar seus filhos para não
vê-los marginalizados. Comovente.
SUGESTÃO:
Escrever um texto narrando esta cena
Acesse o filme completo: 1:07:58
Categoria:
Filmes
17 de outubro de 2014
Pintura feita com carimbo de quiabo
Veja que ideia genial para trabalhar pintura com os alunos. Muito fácil de fazer, pode ser realizada com séries iniciais ou mais avançadas. Para os pequeninos use guache e papel para criar cartões ou painéis coloridos. Os alunos maiores podem criar faixas decorativas, pintar guardanapos, camisetas, decorar objetos, etc. Corte quiabos de vários tamanhos ao meio, forme grupos e bom trabalho.
Adicionado de http://www.pinterest.com/source/buzzfeed.com/
Categoria:
Pintura
12 de outubro de 2014
Arte Grega
Introdução
Os gregos antigos se destacaram
muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura
impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do
cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos
e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo,
eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se
pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados
com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos
apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica
deste estilo era o uso de base circular.
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Parthenon de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria
Um dos templos gregos mais conhecidos é o Parthenon na Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a .C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
Pintura GregaA pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os
pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias
e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo
de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes,
principalmente de templos e palácios.
Escultura
Grega
As
esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores
gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e
detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas
esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente,
representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades
esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas
pelos escultores gregos.SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1- Complete os nomes das partes de uma coluna
2- Complete com os nomes das colunas
conforme suas características:
3- Pinte as cerâmicas com as cores usadas pelos gregos:
4- Crie pinturas cerâmicas
semelhantes aos gregos:
5- Criação de peças de argila: vasos, colunas, figuras humanas... Depois que as peças estiverem secas, realizar a pintura com tinta guache.
Fonte:
http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm
http://pt.scribd.com/doc/57781381/Arte-Grega
http://www.culturamix.com/cultura/historia/informacoes-sobre-a-arte-grega
Categoria:
História da Arte
9 de outubro de 2014
Fotografia antiga
Esta foto mostra um casal com sete filhos, mas
aparenta ser recente, anos cinquenta talvez. Há mais leveza nas roupas das
meninas e das moças, as mangas são curtas, só a mãe usa mangas longas. Os
meninos, apesar do terno, não usam gravata, apenas o pai e o filho mais velho.
O local tem características de estúdio. O fundo parece
tratar-se de uma pintura. Não houve um bom enquadramento, os meninos das duas
laterais bem como os pés das pessoas foram cortados, talvez tenha sido um
truque para aproximar mais as pessoas. As
crianças e os mais velhos estão na frente. Apenas a menina de roupa clara
parece estar mais a vontade, ela desvia o olhar da câmera e sorri. Seu corpo está
levemente virado para a mesma direção do olhar.
Categoria:
Fotografia
Assinar:
Postagens (Atom)