Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

2 de fevereiro de 2015

Pensamentos para reflexão



"Assim como o pescador de pérolas prende uma pedra na cintura e desce ao fundo do mar para buscá-las, cada um de nós deve se munir de desapego, mergulhar dentro de si mesmo e encontrar sua pérola". (Ramana Maharshi)

"Ser independente é para poucos. É um privilégio dos fortes". (Nietzsche)
"Quem espera levantar voo sem antes passar pelo aprendizado básico está condenado a uma queda da qual não se reerguerá". (Nietzsche)

"Quem tem imaginação tira do nada um mundo". (Einstein)

"A imaginação serve para viajar e custa bem menos". (Gustavo Adolfo Bécquer-poeta espanhol)

"A autoridade corrompe tanto o mestre quanto o discípulo". (Krishnamurti - filósofo indiano)


29 de janeiro de 2015

Romantismo




ESCOLAS LITERÁRIAS
ROMANTISMO
PERÍODO
1836-1880
MARCO INICIAL
Suspiros poéticos e saudades (Gonçalves de Magalhães)
PANORAMA DA ÉPOCA
  • Aumento do comércio interno
  • Início da exploração do café em São Paulo
  • Consolidação da Independência
GÊNEROS
Prosa (romance indianista, histórico, regionalista e social)
Poesia (lírica e social)
Teatro (comédia social)
CARACTERÍSTICAS
  • Temas  patrióticos
  • Índio como símbolo nacional
  • Exaltação da natureza
  • Subjetivismo
  • Idealização do amor e da mulher
  • Escapismo
SÍNTESE
Predomínio da imaginação sobre a razão
REPRESENTANTES
Joaquim Manuel de Macedo
José de Alencar
Manuel Antônio de Almeida
Visconde de Taunay
Bernardo Guimarães
Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Castro Alves


26 de janeiro de 2015

Tampinhas de garrafas










http://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/


21 de janeiro de 2015

Arcadismo



O Balanço (década de 1930) - Nícolas Lancret

ESCOLAS LITERÁRIAS
ARCADISMO
PERÍODO
1768-1836
MARCO INICIAL
Obras (Claudio Manuel da Costa)
PANORAMA DA ÉPOCA
  • Descoberta do ouro na região das Minas Gerais
  • Expulsão dos Jesuítas do Brasil
  • Inconfidência Mineira
  • Vinda da Corte para o Brasil
  • Proclamação da Independência
GÊNEROS
Poesia (lírica, épica e satírica)
CARACTERÍSTICAS
  • Recuperação da cultura greco-latina
  • Bucolismo
  • Estilo mais simples que o Barroco
  • Aproveitamento do índio como personagem (poesia épica)
  • Denúncia dos desmandos da Coroa portuguesa (poesia satírica)
SÍNTESE
Imitação da cultura greco-romana
REPRESENTANTES
Claudio Manuel da Costa
Tomás Antônio Gonzaga
Basílio da Gama
Santa Rita Durão
Silva Alvarenga

12 de janeiro de 2015

Sabão de álcool



Esta receita de sabão líquido é muito econômica e ótima para ser usada para lavar roupas brancas e coloridas, pisos e louças. Pode ser passada aos aos alunos para que eles levem para suas mães. Também pode ser usada na escola. 



INGREDIENTES
500 gramas de soda cáustica
1 litro de água fria
1litro de óleo
1 litro de álcool (92 graus)
4 litros de água fervente

MODO DE FAZER
Num recipiente de plástico adicione os ingredientes seguindo essa ordem:
- Despeje a soda e a água fria
- Mexa até dissolver a soda
- Acrescente o óleo e misture (1 minuto)
- Acrescente o álcool
- Mexa tudo até engrossar (15 a 20 minutos)
- Acrescente a água fervente
- Mexa até dissolver
- Acrescente 15 litros de água fria


- Misture e guarde em recipiente plástico.