Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de fevereiro de 2016

Explorando os Sentimentos


Tema: Música.
A música muitas vezes remete a lembranças, sentimentos e libera emoções retidas. 


ROTEIRO:

1-    Distribua para cada aluno uma folha de papel, lápis preto e borracha.
2-    Cada aluno deve pensar numa pessoa que admira, nas suas qualidades, no seu jeito de ser, suas características. Pode ser uma pessoa presente ou não. 
3-    Coloque uma música suave.
4-    Em seguida peça aos participantes que, silenciosamente, criem um desenho sobre a pessoa escolhida, procurando retratar o sentimento inspirado pela música.
5-    Solicite que alguns mostrem e expliquem o desenho feito.
6-    Também pode ser montado um painel.





*******

Desenho abaixo foi feito com caneta esferográfica, inspirado numa amiga que canta e emociona, seu nome é Teresinha Barcelos Negrello 


19 de dezembro de 2015

Oh Holy Night











15 de novembro de 2015

Decoração Natalina


Que graça essa decoração de Natal.
Pode ser feita em madeira ou papelão no 
tamanho desejado para enfeitar um ambiente. 
Possibilita uma variedade de opções, por exemplo: 
ser colorido ou forrado com tecido ou papel. 




Encontrado em https://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/


10 de novembro de 2015

Árvores de Natal









https://www.pinterest.com/tbordignon/escolar-iii/


1 de novembro de 2015

Pontilhismo





            O Pontilhismo é uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista, em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador (imagem).
             técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico impulsionado no século XIX, pelo químico Michel Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
            A técnica de utilização de pontos coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para representar a natureza.
            Esta técnica foi criada na França, com grande impulso de Georges Seurat e Paul Signac, em meados do século XIX.
            Georges Seurat (1859-1891), é aquele que se pode considerar o iniciador desta corrente artística. O seu grande contributo inovador consistiu na decomposição prismática da cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.



            No Brasil, diversos artistas atuantes no período da Primeira República (1889-1930) empregaram procedimentos divisionistas, especialmente em suas paisagens e pinturas decorativas. Podemos destacar, nesse sentido, os nomes de Belmiro de AlmeidaEliseu ViscontiRodolfo ChambellandArtur Timóteo da CostaGuttmann Bicho, entre outros. O painel central do teto do Foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro é um exemplo de pintura decorativa onde Eliseu Visconti empregou vários estilos e procedimentos artísticos, inclusive o pontilhismo.


Exemplo de pontilhismo.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

Fazer uma composição com um tema preferido, preenchendo a imagem toda com pontinhos, feitos com canetinhas hidrocolor. A sombras e as partes com a sensação de volume, devem receber maior ou menor quantidade de pontos. Antes de iniciar o trabalho, um modelo deve ser escolhido.