Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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6 de junho de 2009

Brincadeira com barbante

Sabe aquela brincadeira que fazíamos com barbante quando éramos crianças. Você pode aperfeiçoá-la. No site http://www.isfa.org você encontra uma infinidade de exemplos. Se treinar um pouco olhando as figuras pode se tornar um(a) craque no assunto. Acesse os links:

http://www.isfa.org/sfm.htm
Outros links -> Aqui

2 de junho de 2009

Obras de arte




Estas obras foram expostas no dia 25 de maio de 2009 na Casa da Cultura da cidade vizinha de Assis Chateaubriand. Foi um evento que contou com a presença de diversas autoridades locais. O objetivo da exposição era valorizar os artistas e saber artístico, fazendo com que a qualidade de vida da sociedade seja melhor a cada dia e proporcionar condições para que as crianças se expressem e tomem gosto pelas artes visuais. São obras exclusivas do artista plástico Vivaldo Simoneto. Foram feitas com jornais para mostrar que não se deve descatar materiais que podem ter reaproveitamento e que com criatividade é possível reciclar fazendo arte e colaborar com a presevação da natureza. Vivaldo sugere que sua proposta pode ser aplicada nas escolas e ainda alerta às autoridades para que invistam em projetos de reciclagem ligados à arte.

Conheça melhor o artista visitando seu site: http://www.vivaldosimoneto.com.br/

31 de maio de 2009

Poluição da água

27 de maio de 2009

Cartoom


Desenvolva um texto com seus alunos de acordo com sua intuição ou desperte sua sensibilidade para os problemas sociais. Pode ser sobre "A fome e a miséria" "desmatamento e desertificação" "Insensibilidade politica" Consequências de desastres ambientais" "previsões para o futuro da humanidade"...

Eu voltarei

Meu companheiro de vida será um homem corajoso de trabalho,
servidor do próximo,
honesto e simples, de pensamentos limpos.


Seremos padeiros e teremos padarias.
Muitos filhos à nossa volta.
Cada nascer de um filho
será marcado com o plantio de uma árvore simbólica.
A árvore de Paulo, a árvore de Manoel,
a árvore de Ruth, a árvore de Roseta.


Seremos alegres e estaremos sempre a cantar.
Nossas panificadoras terão feixes de trigo enfeitando suas portas,
teremos uma fazenda e um Horto Florestal.
Plantaremos o mogno, o jacarandá,
o pau-ferro, o pau-brasil, a aroeira, o cedro.
Plantarei árvores para as gerações futuras.


Meus filhos plantarão o trigo e o milho, e serão padeiros.
Terão moinhos e serrarias e panificadoras.
Deixarei no mundo uma vasta descendência de homens
e mulheres, ligados profundamente
ao trabalho e à terra que os ensinarei a amar.


E eu morrerei tranqüilamente dentro de um campo de trigo ou
milharal, ouvindo ao longe o cântico alegre dos ceifeiros.
Eu voltarei...
A pedra do meu túmulo
será enfeitada de espigas de trigo
e cereais quebrados
minha oferta póstuma às formigas
que têm suas casinhas subterra
e aos pássaros cantores
que têm seus ninhos nas altas e floridas
frondes.

Eu voltarei...



Cora Coralina

25 de maio de 2009

Recicle tudo o que puder


Reduzir, reutilizar e reciclar são as palavras chave para a sustentabilidade.


O consumo sustentável tem três regras de ouro, conhecidas como os três erres: Reduzir, Reutilizar, e Reciclar. Veja como você pode colocá-las em prática.


Redução – Reduzir o consumo desnecessário é o início da preservação do meio ambiente, evitando a poluição, o esgotamento de recursos e o aquecimento global.

Reutilização – Sempre que consumirmos, é importante verificar um meio de utilizar novamente os materiais, prolongar a sua vida útil e evitar o descarte.

Reciclagem – Separe o seu lixo e recicle tudo o que puder. Podem ser reciclados óleos usados, eletrodomésticos, pilhas, baterias, borracha, madeira, livros, automóveis, etc. Aprenda a usar as lixeiras coloridas:


Marrom: lixo orgânico

Vermelho: plásticos

Verde: vidros

Azul: papéis

Amarelo: metais

Preto: madeira

Roxo: resíduos radioativos

Cinza: resíduos gerais não recicláveis, ou misturados, ou contaminados não possíveis de separação.

Laranja: pilhas e baterias



A separação de objetos facilita a reciclagem e ajuda a preservar a qualidade dos materiais


Proteste - fevereiro de 2009

21 de maio de 2009

A Vaca em destaque

PARÁBOLA DA VACA
Luiz Colombini

Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada.

Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo.


- O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos.


O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo: - Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo.




O discípulo não acreditou.

- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem!

O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem:




- Vá lá e empurre a vaquinha.
Indignado porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.


Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ajudar a família, pedir desculpas.


Ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores e flores.O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora.

Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.

Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá.


- Claro que sei. Você está olhando para ela.

Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis. Espantado, dirigiu-se ao homem e disse:

- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre há alguns anos e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo?


O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu:

- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Moral da história: às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação.
Trabalhe a vaca em diferentes situações:

Arte

Arte

Arte









Produção de texto

Tempo de vacas magras



Pesquisa
sobre vaca sagrada


Metáfora




Para fazer uma releitura

14 de maio de 2009

Oração do milho


Senhor, nada valho.
Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres,


Meu grão, perdido por acaso,
Nasce e cresce na terra descuidada.
Ponho folhas e haste, e se me ajudardes, Senhor, mesmo planta
De acaso, solitária,
dou espigas e devolvo em muitos grãos
o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo
E de mim não se faz o pão alvo universal.
O justo não me consagrou Pão de Vida, nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial dos que
Trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre,
Alimento de rústicos e animais do jugo.


Quando os deuses da Hélade corriam pelos bosques,
Coroados de rosas e de espigas,
Quando os hebreus iam em longas caravanas
Buscar na terra do Egito o trigo dos faraós,
Quando Rute respigava cantando nas searas do Booz
E Jesus abençoava os trigais maduros,
Eu era apenas o bró nativo das tabas ameríndias.
Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante.
Sou a farinha econômica do proletário.
Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha.
Alimento de porcos e do triste mu de carga.
O que me planta não levanta comércio, nem avantaja dinheiro.
Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado.
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece.
Sou o cacarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos.
Sou a pobreza vegetal agradecida a Vós, Senhor,
Que me fizestes necessário e humilde.
Sou o milho.


Cora Coralina

12 de maio de 2009

O homem e o bosque


O HOMEM E O BOSQUE

Um lenhador, tendo perdido o cabo de seu machado, entrou certo dia na floresta e em tom de humildade, pediu-lhe que deixasse cortar um galho de árvore a fim de confeccionar outro para a sua ferramenta, prometendo em troca só devastar outras florestas.

Respeitaria ali, assim se obrigava, os antigos robles cuja vetuzes era tão respeitada pelo povo, não tocaria no pinho esguio e resinoso que fazia o encanto dos olhos, assim como respeitaria todas as demais plantas.

Deu-lhe a floresta o galho pedido; o lenhador no mesmo instante despojou-o da casca, rapidamente preparou o novo cabo e ajeitou-lhe na ponta o machado.

A seguir, o miserável, vibrando a arma renovada, pôs-se a cortar impiedosamente ciprestes, robles, louros e teixos, sem nada respeitar. E cada tronco que se abatia ao solo, doridamente gemia:

- Ah, fomos nós, desditosos, que lhe fornecemos os meios para nos abater!

A fábula explica a moral que no mundo, geralmente, paga-se o benefício recebido com fria ingratidão.

PENSAMENTOS:

A ingratidão é um direito do qual não se deve fazer uso. ( Machado de Assis)

A ingratidão é sempre uma forma de fraqueza. Nunca vi homens hábeis serem ingratos. ( johann Goethe )

Não dês a ninguém aquilo que te peça, mas aquilo que achas que necessita; e suporta logo a ingratidão. ( Miguel de Unamuno )


2 de maio de 2009

Uso da vírgula


Este texto está circulando na Internet. Veja como é excelente para professor de Português trabalhar sobre a importância do uso correto da vírgula.

Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais
SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM

15 de abril de 2009

Atividade com espelho-1



Antes do aluno desenvolver seu texto, o professor pode comentar sobre um dos temas:
- Vaidade femina, exagero ou necessidade?
- Independência feminina
- O visual da mulher moderna

O desenho também pode ser usado para desenvolver um diálo entre profissional e cliente, um monólogo da personagem com o espelho ou ainda um teatro

14 de abril de 2009

O que é a fome?


O que é a fome?

A fome de que se trata aqui significa a situação em que uma pessoa fica, durante um período prolongado, carente de alimentos que lhe forneçam as calorias (energia) e os elementos nutritivos necessários à vida e à saúde do seu organismo. Os especialistas em nutrição diferenciam dois tipos de fome: a global e a parcial.

A fome global, também chamada fome energética ou calórica, é entendida como a incapacidade de a ração alimentar diária ingerida por uma pessoa fornecer as calorias equivalentes à energia gasta pelo organismo nos trabalhos realizados.
Além das calorias, a alimentação deve fornecer determinados elementos nutritivos – como proteínas, vitaminas e sais minerais – que cumpram a função de restaurar as células, os tecidos e os órgãos de todo o nosso organismo. A falta prolongada de qualquer dessas substâncias na alimentação provoca distúrbios e lesões no organismo, com graves conseqüências à saúde. Essa é a
fome denominada parcial ou específica. http://www.coladaweb.com



Mecanismo da fome

O mecanismo da fome é controlado por um sistema complexo de comunicação entre diversas proteínas liberadas pelo aparelho digestivo e envolve mais de 250 genes herdados de nossos pais. Visando a manter o equilíbrio energético do organismo, cada um desses genes produz uma determinada proteína. Sua regulação é tão precisa que se a pessoa ingerir 120kcal a mais do que suas necessidades energéticas por dia (o que equivale a um copo de refrigerante), no final de 10 anos terá engordado 50k.
O estômago é um importante regulador do apetite. Quando está vazio, há a liberação de grelina, um hormônio que age no cérebro e dispara a sensação de fome que diminui gradativamente à medida que comemos. A passagem dos alimentos para os intestinos provoca a liberação de outro hormônio, representado pela sigla PYY, que também age no cérebro, ativando o centro de saciedade e provocando a perda de apetite. O balanço estabelecido entre esses dois hormônios, grelina e PYY, indica quando se deve iniciar ou terminar uma refeição.
Dependendo do tipo de alimentos ingeridos, há uma composição diferente na liberação desses hormônios. Por exemplo, carboidratos simples, como a batata e os doces, são absorvidos antes de os intestinos liberarem o hormônio PYY inibidor da fome. Quebrados pela insulina produzida pelo pâncreas, esses carboidratos ingeridos em excesso transformam-se em células gordurosas.
No entanto, a gordura de alimentos, como a da carne vermelha, por exemplo, passa rapidamente para os intestinos e libera PYY induzindo mais depressa a sensação de saciedade. Essa constatação derruba antigos mitos que condenavam a ingestão de certos alimentos mais gordurosos como prejudiciais à saúde... http://drauziovarella.ig.com.br



Depoimento: Anorexia nervosa

Tenho 17 anos, 1, 65 metros e aproximadamente 49 quilos. A dois anos atrás era modelo, mas passei a comer mais do que devia, e todos sabem que nessa carreira em hipótese alguma pode-se estar acima do peso; Então me lembrei de um filme que vi em certa ocasião que justamente falava sobre BULIMIA e ANOREXIA. . . até aí nem sabia que essas doenças existiam. . . mas no filme as protagonistas forçavam o vômito e paravam de comer. . . então passei a achar que aquelas duas alternativas eram a solução de meu problema. Passei uma semana comendo e vomitando sendo que às vezes nem engolia, eu já tinha um recipiente ao lado para eu mastigar e cuspir. . . (nojento não?! mais aposto, que quantas fizeram isso sem ninguém saber heim!?!). Em cinco dias consegui emagrecer 5 quilos, para mim foi a fórmula de dieta mais eficaz que vi até hoje, mas deixa muitas seqüelas. . . como a culpa de comer a sensação de impotência diante da comida etc. Bem mais depois dessa semana, fiquei um ano sem ter tido essa vontade de comer para depois vomitar, talvez porque uma época comecei a achar muito trabalho forçar para vomitar. . . Mas nessa semana comecei a me achar gorda demais, me olho no espelho e o que vejo é um abdome enorme!!só isso que vejo e nada mais, embora todos digam que estou magérrima, que não tenho onde mais emagrecer pois, me acham magra demais. Mais eu não! estou gorda e pronto! Comecei novamente a forçar o vômito, para...
http://disturbioanorexia.blogspot.com



Música - A fome - Paulo Padilha

Segunda-feira acordei contrariado
Sonhei com supermercado mas não tinha o que comer
Virei de lado vou dormir mais um bocado
Tô com o sono perturbado mais tarde vou resolver

Ao meio-dia como a fome não sumia
Eu fui na casa da tia e pedi pra me benzer
Ô olegário seu problema eu não resolvo
Um prato de arroz com ovo feijão farinha e couve
Talvez possa resolver

Nossa que fome eu tô
Passei o dia inteirinho sem comer
Eu já não sei o que fazer da minha vida
Por um prato de comida vou matar ou morrer

Na terça-feira com uma fome danada
Peguei o rumo da estrada e fui andando sem destino
E fui pedindo auxílio pra quem passava
Mas o povo ignorava e assim eu ia seguindo

Na quarta-feira com a barriga vazia
Eu fui na delegacia e pedi pra me prender
Seu delegado eu não fiz nada de errado
Mas quero ser enjaulado ou até mesmo acorrentado
Se me derem o que comer

Seu olegário se o senhor está com fome
Então mate um home e come não venha me interromper
Mas faz dois dias que eu não como nem farelo
Tô ficando amarelo o que é que eu vou fazer

Nossa que fome que eu tô
Passei o dia inteirinho sem comer
Seu delegado por um prato de comida
Eu selei a minha vida naquele come não come
Acabei matando um home e o senhor tem que me prender
http://paulo-padilha.musicas.mus.br



O Bicho - Manuel Bandeira
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.




Sugestões:

- Leitura e compreensão do texto
- Estudo do vocabulário
- Comparação dos textos
- Pesquisa: A fome no mundo - Suas causas e consequências
- Expressar a fome num desenho
- Exposição do desenho em mural

1 de abril de 2009

Páscoa - Desenhos para colorir










Fonte: Diversos sites da Internet

25 de março de 2009

Respeito



Hoje eles não respeitam os professores
porque já não respeitam os pais
e amanhã não vão respeitar ninguém.


http://oqueeojantar.blogs.sapo.pt


15 de março de 2009

Pensamentos verdadeiros


"A vantagem é recíproca, pois os homens, enquanto ensinam, aprendem."
SÊNECA (4a.C-65), filósofo romano)

"só é útil oconhecimento que nos torna melhores."
SÓCRATES (470-399 a.C.)

"Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar."
GEIR CAMPOS (1924-1990, poeta e escritor nascido no Espírito Santo

Escava dentro de ti, é lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre."
MARCO AURÉLIO ANTONINO (121-180), imperador romano.

"Todos veem o que pareces; poucos sabem o que és."
NICOLAU MAQUIAVEL (1469 - 1527), pensador e escritor italiano.

"A vida é tão preciosa para uma criatura muda quanto é para o homem. Assim como ele busca a felicidade e teme a dor, assim como ele quer viver e não morrer, todas as outras criaturas anseiam o mesmo."
DALAI LAMA, lider político do Tibete

"O sorriso que ofereceres a ti voltará."
GUERRA JUNQUEIRO (1850-1923), poeta português

"Mudar de opinião e concordar com quem te corrige é também o comportamento de um homem livre."
IMPERADOR MARCO AURÉLIO

"Nem todos os homens podem ser importantes, mas todos podem ser bons."
CONFÚCIO (551 - 479 a.C.), filósofo chinês

"Dar menos que o seu melhor é sacrificar o dom que recebeu."
STEVE PREFONTAINE (1951 - 1975), corredor olímpico dos EUA

"Não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar."
GEIR CAMPOS (1924-1990, poeta e escritor nascido no Espírito Santo

Escava dentro de ti, é lá que está a fonte do bem, e esta pode jorrar continuamente, se escavares sempre."
MARCO AURÉLIO ANTONINO (121-180), imperador romano.

"Todos veem o que pareces; poucos sabem o que és."
NICOLAU MAQUIAVEL (1469 - 1527)

8 de março de 2009

O sapato


O SAPATO
Um dia um homem já de certa idade abordou um ônibus. Enquanto subia, um de seus sapatos escorregou para o lado de fora. A porta se fechou e o ônibus saiu, então ficou incapaz de recuperá-lo. O homem tranquilamente retirou seu outro sapato e jogou-o pela janela.Um rapaz no ônibus, vendo o que aconteceu e não podendo ajudar ao homem, perguntou:
Notei o que o senhor fez. Por que jogou fora seu outro sapato?
O homem prontamente respondeu:
De forma que quem o encontrar seja capaz de usá-los. Provavelmente apenas alguém necessitado dará importância à um sapato usado encontrada na rua. E de nada lhe adiantará apenas um pé de sapato.