Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

26 de agosto de 2009

A Raposa e as uvas


Como trabalhar a fábula "A Raposa e as Uvas"
com alunos de séries iniciais.
Algumas sugestões:

1- Monte o cenário na sala de aula com algumas uvas no alto, fantasie-se de raposa e represente a cena, ou faça a representação usando teatrinho de fantoches. Aquele que é montado numa caixa de papelão e o professor se esconde atrás para dramatizar o texto;

3- Após isso, faça perguntas orais para os alunos, sobre o que entenderam. Aproveite também para explicar os significados algumas palavras do texto;

4- Se os alunos já escrevem, ensine-os a escrever algumas palavras do texto.

5- Através de figuras, ensine antônimos: Ex: bom e mau, em cima e embaixo, verde e maduro, doce a azedo...

6- Os alunos podem colorir um desenho da raposa ou fazer uma colagem de um cacho de uvas.

7- Para encerrar, distribua algumas uvas maduras para os alunos, peça que as comam sem pressa. Após isso, pergunte sobre a sensação de saboreá-las e essa fábula nunca mais será esquecida.

8- Outras sugestões para trabalhar a fábula.

17 de agosto de 2009

A moça e a vasilha de leite




-->
A Moça e a Vasilha de Leite

"Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele.
- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Como me invejarão as amigas! Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Todos dirão que sou a noiva mais elegante da cidade.
Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado."


(Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha)

Baseada em uma fábula de Esopo
Fernando Kitzinger Dannemann

SUGESTÕES PARA O PROFESSOR:
A fábula é um pequeno texto fácil de ser compreendido. As sugestões sobre o estudo desta fábula devem ser adaptadas de acordo com o grau de dificuldade e de escolaridade dos alunos. O professor também pode diversificar as atividades em cada turma.

1- ORALIDADE:
a- Você conhece a fábula “A Moça e a Vasilha de Leite”?
b- Quem é o autor do texto?
c- Conhece outras fábulas desse autor? Quais?
d- Leitura do Professor
e- Leitura do Aluno

2- DIVISÃO DA ESTRUTURA:
a- Situação inicial:
b- Obstáculo:
c- Tentativa de solução:
d- Resultado final:
e- Moral:



-->
3- QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
a- Quem é a personagem principal?
b- Quais as características desta personagem?
c- Existem personagens secundários?
d- Há um narrador? Quem?
e- Onde o fato aconteceu?
f- Identifique no texto palavras que expressem lugar.
g- Identifique palavras que dão pistas da época em que os fatos
aconteceram
h- Quais os verbos do texto que indicam as ações da moça?



-->
4- ARGUMENTAÇÃO:
a- Por que a moça não concretizou seus sonhos?
b- Qual a importância de se planejar o que se quer conquistar na vida?
c- Quando uma pessoa deve iniciar os planos para sua vida?
d- Você tem planos para sua vida? Se tiver, especifique alguns.
e- O que fazer quando algo não acontece conforme planejamos?
f- Como você explica a moral do texto: ” Não se deve contar com o ovo quando ele ainda está dentro da galinha”?
g- Escreva outra moral para o texto.



-->
5- EXPRESSÃO ESCRITA:
a- Reescrever o texto em forma de teatro – para ser representado.
b- Escrever um texto falando dos planos para sua vida
c- Escrever uma fábula de acordo com a estrutura:
- Situação inicial:
- Obstáculo:
- Tentativa de solução:
- Resultado final:
- Moral:
d- Leitura dos textos escritos

-->
-->
6- PESQUISA
(Apenas uma página)(Um tema para cada dupla)

a- Aleitamento materno
b- Amas de leite
c- Bancos de leite materno
d- Osteoporose
e- Lactose
f- A farra do boi
g- Dia de São Firmino, em Pamplona, Espanha
h- A vaca, na Índia
i- Leite de soja e seus derivados
j- Leite de búfala
k- Leite de cabra
l- Receitas feitas com leite de vaca
m- Ordenha manual e ordenha mecânica
n- Regiões produtoras de leite.
o- Melhore raças bovinas na produção de leite

(A pesquisa poderá ser explicada pelos alunos)


-->
7- CONCURSO DE FRASES SOBRE O LEITE.
a- Escrita individual
b- Escolher as 3 melhores de cada sala para uma premiação simbólica.

8- PODUÇÃO DE POESIAS

9- EXPRESSÃO ARTÍSTICA
Expressar em desenhos o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.




-->
10- FOTOGRAFIA
a- mulheres amamentando;
b- Animais amamentando.
c- Crianças e adultos bebendo leite

11- ENCERRAMENTO:

a- EXPOSIÇÃO:
- textos pesquisados
- das frases vencedoras
- dos textos teatrais escritos
- Dos desenhos
- das fotos
- das poesias escritas

b- DRAMATIZAÇÃO
Em equipe, representar o texto “A moça e a vasilha de leite” e os “textos teatrais” escritos em equipe.

c- PREMIAÇÃO PARA AS MELHORES DE CADA CATEGORIA
- Primeiro colocado - um pacotinho de doce de leite.
- Segundo colocado - um pacotinho de bala de leite
- Terceiro colocado - um pacote de bolacha de leite

--> -->
d- confraternização com doces feitos pelos alunos:
- Pudim de leite
- Doce de leite
- Balas...


OUTRAS SUGESTÕES:






Pinte três quarto das vacas





Pinte um terço das vacas


Desenho para colorir


IMAGENS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO:





Links
http://www.educ.fc.ul.pt/ - Exercícios com numerais

http://www.soportugues.com.br
- Um ótimo site sobre Língua Portuguesa