Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

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9 de junho de 2014

Tela


Tela feita com materiais baratos. Após uma seleção de retalhos de tecido, flores artificiais, rendas, face de porcelana, pele de coelho, folha de ouro, conchinhas do mar, etiquetas de papelão, jeans, pedaços de espelhos, corda, chave, chaveiro, paetê..., colei os objetos e dei forma a uma boneca. O fundo foi pintado com pó de cacos de telha diluído em cola branca e água, numa proporção de 50%,  as ondas foram feitas com retalhos de jeans. As conchinhas do mar, a chave e o chaveiro foram revestidos de folha de ouro. 






4 de junho de 2014

Ecologia e Meio Ambiente


"O menino que atormenta os animais há de mais tarde atormentar a família e a pátria. "
(Pitágoras, matemático grego, 497 a.C.)




SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
a- Leitura do pensamento de Pitágoras para os alunos;

b- Questioná-los oralmente ou por escrito:
- O que significa atormentar;
- Indague se o pensamento de Pitágoras ainda é válido para os dias atuais, e por quais razões;
- Pergunte de que forma se pode atormentar a família;
- Peça exemplos acontecimentos onde pessoas atormentaram a Pátria;
- Solicite exemplos expressos na figura.

c- Oriente uma pesquisa de outros pensamentos de Pitágoras

d- Na aula seguinte:
- Leitura dos pensamentos pesquisados pelos alunos;
- Escreva alguns pensamentos de Pitágoras no quadro;
- Peça para o aluno que copie um deles;
- Mande que façam um desenho sobre o pensamento escolhido;
- Exposição das figuras e do pensamento.







Os Retirantes



Os Retirantes _ Cândido Portinari – 1944 - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

OS RETIRANTES
           
            Cândido Portinari nasceu em 1903 em Brodosqui, Estado de São Paulo. Desde criança trabalhou na lavou de café, fato que influenciou sua obra. Aos 9 anos entrou em contato com a pintura, auxiliando na restauração da Igreja Matriz local. Aos 15 foi sozinho para o Rio de Janeiro onde trabalhou durante o dia e estudou  Artes à noite. Começou a expor seu trabalho e em 1925, com 23 anos,  atraiu a atenção dos críticos. Tornou se uma artista admirado no Brasil e na Europa, onde conheceu vários países e obras de pintores famosos.  Voltou para o Brasil e encontrou sua maneira de pintar. O café passou a ser seu tema favorito. Pintou grandes painéis em locais públicos e passou a expressar a realidade vivida pelos trabalhadores: Cansaço, sofrimento e temas políticos. Numa viagem a Nova York visitou o museu de Arte Moderna e conheceu a pintura cubista de Picasso, Guernica e se Surpreendeu. Neste momento de sua vida era grande admirador do Partido Comunista, o que fez com que suas obras fossem  rejeitadas até pela Igreja e assim ele o passou ele passa a ser visto como um perigo à sociedade. Naquele momento histórico, a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto aconteciam na Europa, No Brasil, o nordeste é dizimado pela seca, e Getúlio Vargas é o Presidente da República.
Portinari pintou “Os Retirantes”  sob esses acontecimentos. 

Numa análise estética percebe-se que sua obra recebeu influências de Pablo Picasso, pois tem traços do cubismo, algumas roupas têm formas geométricas. Não existe perspectiva, é com se fosse uma escultura. O fundo distante tem umas poucas montanhas bem claras. As cores são escuras e dão um ar pesado à tela.
Portinari empenhou-se em mostrar a falta de uma política sem preocupação com a situação do nordestino brasileiro. Mostrou a situação de trabalhadores rurais que eram penalizados sempre que a miséria atingia, como acontecia no país naquele momento.  A pintura “Os Retirantes”, acentua as desigualdades sociais: a pobreza e consequentemente  a fome. São nove personagens que olham para o expectador. A tela mostra a necessidade que o nordestino tem de abandonar sua terra em busca de uma vida melhor em outra parte do país. Duas famílias, duas gerações. Analisando dessa forma, é possível perceber que Portinari foi realmente um homem voltado para as questões sociais, pelo fato de ter presenciado isso no Brasil, um pintor que procurou retratar pessoas reais, famílias numerosas, o homem, preso ao campo e o Brasil, essencialmente rural, e isso o incomodava.

            Esses argumentos são imprescindíveis  quando se quer observar a obra do ponto de vista poético. Portinari foi influenciado desde pequeno pelo que presenciou. Para atingir seu objetivo de atrair a atenção da situação brasileira, Portinari lançou mão da dramatização. Procurou criticar o sistema de governo para chamar a atenção e provocar uma mudança. Mostrou-os paupérrimos  e em pleno êxodo, tudo o que têm, cabe numa pequena trouxa: A pé, descalços,sem o mínimo de segurança e bem estar, duas famílias com filhos pequenos fogem da seca. A miséria e o perigo iminente de morte. os igualou. Todos são mostrados desfigurados, cadavéricos, com ar de tristeza e solidão, esfarrapados, nus ou seminus buscando apoio encontrando proteção uns nos outros, já que não podem contar com ninguém mais, como Portinari estava habituado a ver.  Usou cores escuras, como se as pessoas estivessem sujas.  Portinari também mostrou um grave problema de saúde: uma criança seminua com aparência de portadora de esquistossomose, uma doença acarretada geralmente quando há falta de saneamento básico. Não há nenhuma vegetação. Avista-se ao longe o cume de algumas montanhas. O céu também foi pintado para chamar a atenção. Além de escuro, muitos pássaros negros, abutres, esperando o momento em que o grupo não resistir mais e sucumbir. O cajado do senhor mais idoso e uma ave formam uma imagem que lembram o cajado da personagem morte. O sofrimento desta família mostra a situação de inúmeras famílias brasileira. Portinari não poupou esforços para fazer uma crítica social.

            Ao retratar a realidade brasileira,  Portinari atingiu seu objetivo e eternizou a obra. Mesmo sendo uma pintura da década de 40, ainda pode ser considerada uma pintura atual”. Ele mostra  problemas sociais que apesar da critica, continuam requentes, embora atualmente existam muitos programas sócias.

1 de junho de 2014

Escrevendo letra de música




VAMOS PRESERVAR

Preservar é o nosso compromisso,
lata velha, pneu velho vai pro lixo!
Vamos todos ajudar, o negócio é reciclar
pra fazer o nosso mundo respirar!

Preservar é o nosso compromisso,
garrafa velha, embalagem vai pro lixo!
Separar, reciclar, vamos tudo transformar
pra fazer o nosso mundo respirar!



SUGESTÃO

a) Cantar a musica com os alunos.
b) Formar equipes - É importante que elas não se comuniquem para serem originais..
c) Pedir que às equipes escrevam outras quadrinhas sobre reciclagem e meio ambiente. 
d) Cada equipe canta sua quadrinha.
e) Partilhar as quadrinhas com as outras equipes.
f) Cantar a  música novamente incluindo a criação de todos.