Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

24 de outubro de 2014

Corujas


Professor de Arte, trabalhe o mesmo tema de forma  diferenciada.  

Faça uma coruja a partir de uma pinha seca e algodão. 
Os olhos, as asas e o bico podem ser feitos com outros materiais: 
(E.V.A., papel, plástico, etc. 


Colagem usando papel rasgado




Colagem feita com diversos tipos de sementes







19 de outubro de 2014

The Kid - Charlie Chaplin


Cinema mudo - O Garoto - 1921

Esta é uma cena do filme “O Garoto” de 1921, com Charles Chaplin e Jackie Coogan. Ela se passa num subúrbio pobre e miserável, onde Chaplin, um vidraceiro, vive com seu filho adotivo. Eles enfrentam muitas dificuldades, e Carlito sente e demonstra grande amor pelo menino. Trata-se de uma criança abandonada pela mãe, Edna, que por ser muito pobre não tinha condições de criá-la.  Em pouco tempo a mãe se tornou uma atriz famosa, enquanto Carlito cria o filho a seu modo, formando uma dupla que usa de diversas artimanhas para conseguir dinheiro para o sustento. O garoto travesso quebra vidraças e Chaplin vende vidros para substituir os vidros quebrados, uma verdadeira luta pela sobrevivência. Apesar da vida simples, ambos são felizes. O filme combina drama e comédia, abrange temas como as desigualdades sociais e luta entre o bem e o mal. Ainda hoje continua atual, comove e provoca risos, denuncia a injustiça e a pobreza das classes menos favorecidas. Mostra o drama de mães em situação miserável, que preferem abandonar seus filhos para não vê-los marginalizados. Comovente.





SUGESTÃO:
Escrever um texto narrando esta cena



17 de outubro de 2014

Pintura feita com carimbo de quiabo


Veja que ideia genial para trabalhar pintura com os alunos. Muito fácil de fazer, pode ser realizada com séries iniciais ou mais avançadas. Para os pequeninos use guache e papel para criar cartões ou painéis coloridos. Os alunos maiores podem criar faixas decorativas, pintar guardanapos, camisetas, decorar objetos, etc. Corte quiabos de vários tamanhos ao meio, forme grupos e bom trabalho.



Adicionado de http://www.pinterest.com/source/buzzfeed.com/



12 de outubro de 2014

Arte Grega



Introdução
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos. 



A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.




Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
Parthenon de Atenas
- Colosso de Rodes
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria

Um dos templos gregos mais conhecidos é o Parthenon  na Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).




Pintura GregaA pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.








Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.



SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

1- Complete os nomes das partes de uma coluna




2- Complete com os nomes das colunas conforme suas características:


3- Pinte as cerâmicas com as cores usadas pelos gregos:








4- Crie pinturas cerâmicas semelhantes aos gregos:








5- Criação de peças de argila: vasos, colunas, figuras humanas... Depois que as peças estiverem secas, realizar a pintura com tinta guache.

Fonte:
http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm
http://pt.scribd.com/doc/57781381/Arte-Grega
http://www.culturamix.com/cultura/historia/informacoes-sobre-a-arte-grega


9 de outubro de 2014

Fotografia antiga



Esta foto mostra um casal com sete filhos, mas aparenta ser recente, anos cinquenta talvez. Há mais leveza nas roupas das meninas e das moças, as mangas são curtas, só a mãe usa mangas longas. Os meninos, apesar do terno, não usam gravata, apenas o pai e o filho mais velho.

O local tem características de estúdio. O fundo parece tratar-se de uma pintura. Não houve um bom enquadramento, os meninos das duas laterais bem como os pés das pessoas foram cortados, talvez tenha sido um truque  para aproximar mais as pessoas. As crianças e os mais velhos estão na frente. Apenas a menina de roupa clara parece estar mais a vontade, ela desvia o olhar da câmera e sorri. Seu corpo está levemente virado para a mesma direção do olhar.