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Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006
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10 de novembro de 2015
1 de novembro de 2015
Pontilhismo
O Pontilhismo é uma
técnica de pintura, saída do movimento impressionista,
em que pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela
justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador
(imagem).
técnica baseia-se na lei das cores complementares, avanço científico
impulsionado no século XIX, pelo químico Michel
Chevreul. Trata-se de uma consequência extrema dos supostos
ensinamentos dos impressionistas, segundo os quais as cores
deviam ser justapostas e não entre mescladas, deixando à retina a
tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas
impressões registradas.
A técnica de utilização de pontos
coloridos justapostos também pode ser considerada o culminar do desprezo dos
impressionistas pela linha, uma vez que esta é somente uma abstração do Homem para
representar a natureza.
Esta técnica foi criada na França,
com grande impulso de Georges
Seurat e Paul Signac,
em meados do século XIX.
Georges
Seurat (1859-1891),
é aquele que se pode considerar o iniciador desta corrente artística. O seu
grande contributo inovador consistiu na decomposição prismática da
cor e na mistura óptica que ela provoca, deixando para segundo plano a
representação do instante luminoso que tanto havia apaixonado os
impressionistas. Suas obras podem ser consideradas o ponto máximo atingido pelo
pontilhismo, tal como Tarde de Domingo na Ilha de Grande
Jatte e a obra-prima inacabada O Circo.
No Brasil,
diversos artistas atuantes no período da Primeira República (1889-1930) empregaram
procedimentos divisionistas, especialmente em suas paisagens e pinturas
decorativas. Podemos destacar, nesse sentido, os nomes de Belmiro de Almeida, Eliseu
Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa, Guttmann
Bicho, entre outros. O painel central do teto do Foyer do Teatro
Municipal do Rio de Janeiro é um exemplo de pintura decorativa onde Eliseu
Visconti empregou vários estilos e procedimentos artísticos,
inclusive o pontilhismo.
Exemplo de pontilhismo.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Fazer uma composição com um tema preferido, preenchendo a imagem toda com pontinhos, feitos com canetinhas
hidrocolor. A sombras e as partes com a sensação de volume, devem receber maior ou
menor quantidade de pontos. Antes de iniciar o trabalho, um modelo deve ser escolhido.
Categoria:
Impressionismo
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