Dedico este blog aos poetas, sonhadores, sábios pesquisadores, idealistas, aos que apreciam a arte e a todos que descobiram a inteligência como Dom de Deus e que usam seus talentos e dons para realizar causas nobres em benefício da humanidade.
Pesquisa personalizada

3 de fevereiro de 2007

Descrição de ambientes



Descreve com riqueza de detalhes as características do lugar onde se dão os acontecimentos.
EX:“Uma sala repleta de móveis sobre o piso de linóleo, móveis pesados, de feitio antigo: o enorme sofá, a mesa negra, a cristaleira, o relógio...
Introdução:(1º parágrafo) Começar a descrição referindo-se ao lugar como um todo. Localizá-lo precisamente: casa, museu, biblioteca, bairro, cidade, etc.
Desenvolvimento: (2º e 3º parágrafos)
a) Falar da estrutura do ambiente: como são suas paredes (cor, estado de conservação, etc.), apontando a existência e a localização de janelas e portas. Em seguida, as características do chão e do teto, fazendo também observações acerca de sua cor, material com o qual são construídos, estado de conservação e outros detalhes relevantes. Ao falarmos sobre a luminosidade, podemos mencionar, por exemplo, a presença de lustres luxuosos ou, dependendo do local, de uma certa escuridão decorrente da má iluminação. Ainda é possível fazer referência ao aroma de plantas lá existentes ou a outros menos agradáveis, como o do mofo, sensações de calor, frio, dor. Tudo dependerá do tipo de ambiente que você estiver descrevendo.
b) Entramos em pormenores. Escolhemos uma ordem (ou direção) para descrever os móveis, utensílios ou adornos do local. A ordem tanto pode ser da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, como também de trás para a frente, ou vice-versa, levando-se em conta a posição do observador e a disposição dos objetos. Comparar esses detalhes a outros objetos. Atribuir qualidades.
Conclusão: (4º parágrafo) Fazer um comentário geral, que pode ser, por exemplo, sobre a atmosfera do ambiente descrito (de luminosidade, cor e alegria, ou de desolação e tristeza), ressaltando a impressão que causa em quem dele se aproxima ou o freqüenta.
OBSERVAÇÃO:
A pessoa que descreve pode ou não aparecer, em alguns momentos, em meio à descrição. Isso não ocorreu no exemplo acima. Entretanto, você pode fazê-lo, conforme sua vontade.
Exemplo:
O lugar e o tempo
Ao entrar na sala daquele casarão antigo, tem-se, de início, uma desagradável sensação de abandono e de uma certa tristeza.
As paredes, já quase sem cor devido à ação do tempo, as duas janelas fechadas, com suas venezianas carcomidas, situadas na parede oposta à porta, também velha, davam a quem lá chegava a impressão de estar adentrando um museu abandonado. O chão já sem brilho e o teto no qual havia um lustre luxuoso, mas empoeirado e com poucas lâmpadas em funcionamento, confirmavam a impressão inicial. Sentia-se também no ar o odor dos tapetes embolorados.
Da porta, avistavam-se logo à frente alguns móveis em estilo colonial, muito antigos, mas belíssimos - verdadeiras raridades. No centro da sala, uma mesa de cor marrom sobre um tapete persa de rara beleza. Mais perto da porta, uma poltrona revestida por um tecido amarelo florido e, como os outros móveis, empoeirada. Nas paredes, quadros de paisagens e retratos daqueles que algum dia habitaram o que deveria ter sido uma casa esplendorosa.
Em toda a sala pairava uma atmosfera de desolação, de decadência, de envelhecimento, que causavam em quem a contemplava uma sensação de nostalgia.

J. Simões

Exercícios 
- Descreva a sala de aula.
- Escolha um ambiente fechado e descreva-o seguindo as orientações do esquema: Ex: seu quarto, a sala de sua casa, sua igreja...

11 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito, estava precisando mesmo de um texto assim

dvd disse...

Muito Bom! Parabéns pelas dicas; ajudam muito!

dvd disse...

Muito Bom! Essas dicas ajudam muito. Parabéns

Anônimo disse...

Simmm ajudam mesmo! Gostrii tbm ! !

Anônimo disse...

Nossa amei, me ajudou bastante muito obrigada!

Anônimo disse...

ai dentrooo!
hoaihoiehoiaehaoiehaoiehaoiehaieahihdoiheiohois

kelvia disse...

perfeito era um desse que eu estava procurando ;......................
parabéns quem escreveu!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Ótimas dicas!!

Anônimo disse...

Shoooow de bolaaa ! xD

Anônimo disse...

Gostaria de saber de quem é o fragmento acima citado "O lugar e o tempo". Obrigada!

Anônimo disse...

Servio bastante