Quando um trava-linguas é repetido de forma rápida ou várias vezes seguidas, provoca um problema de dicção ou paralisia da língua; é praticamente impossível pronunciar um trava-línguas sem uma concentração intensa no que se está dizendo
Ex.: Toco preto, Porco crespo, repetido rapidamente.
O professor motivará os alunos para que recitem bem alto e da mesma forma que ele fizer. Ou seja, quando o professor falar lentamente, eles respondem lentamente; quando falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo, devendo ter o cuidado de não expor alguma criança que possua dificuldades como gagueira ou outro problema de fala. Iniciar com frases simples e depois as mais complexas. Também poderá passar como tarefa, para que os alunos mais tímidos treinem em casa.
O professor também poderá organizar um concurso. O vencedores serão aqueles que melhor memorizarem e pronunciarem os trava-línguas. Também poderá trabalhar a cultura popular coletando informações sobre folclore com as famílias dos alunos, podendo inclusive pensar na elaboração de um livro da turma.
Para valorizar a importância de cuidar da boca e da garganta, a importância da voz, como ela nos faz falta , como o cigarro prejudica a voz, o tom de voz que usamos com as outras pessoas, como gritar pode tornar uma pessoa afônica, a importância da higiene bucal, etc., poderá convidar um fonoaudiólogo, para dar uma palestra.
Alguns trava-línguas
Pó pô o pó?
Pó pô.
Tatá tatuou o tatu.
Cair no poço não posso.
Porco seco, corpo crespo.
Bagre branco, branco bagre.
Fia, fio a fio , fino fio, frio a frio.
Amo a ama, mas a ama ama o amo.
O ó que som tem? Ora de u, ora de ó.
Xuxa! A Sasha fez xixi no chão da sala!
Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
O peito do pé preferido de Pedro é preto.
Tente falar esta palavra: "Tapibaquígrafo"
Atrás da porta torta tem uma porca morta.
Quem a paca cara compra, paca cara pagará.
O chará chora. Em Araxá o chará achará chá.
Um limão, mil limões, um milhão de limões.
Traga três pratos de trigro para três tigres tristes.
A Gigi já jejuou hoje e o João enjoou e jejuou junto.
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra
Lara amarra a arara rara, a rara arara de Araraquara
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia
A melão melou a mala, a mala melou a mula e a mula melou a mola.
A rã erra e rói na rinha, o réu erra e urra na raia, o rei erra e ri na rua.
Essa é uma ideia ótima para ajudar no desenvolvimento da projeção da voz.
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