Dedico este blog aos poetas, sonhadores, sábios pesquisadores, idealistas, aos que apreciam a arte e a todos que descobiram a inteligência como Dom de Deus e que usam seus talentos e dons para realizar causas nobres em benefício da humanidade.
Pesquisa personalizada

28 de agosto de 2007

Arte e oralidade

O professor de Português também pode trabalhar arte.

Os objetivos desta postagem são:
-Desinibir o aluno para falar em público , desenvolver a oralidade, despertar no educando o gosto pelas artes e conhecer as características de importantes obras de arte e seus autores.


BIOGRAFIA DE VERMEER
Johannes Vermeer nasceu em 1632, na cidade de Delft, filho de Reynier e de Digna Vermeer. Durante alguns anos fez seu aprendizado em pintura e em 1653 foi admitido na Associação de Saint Luke of Delft, como mestre.
Vermeer foi um dos maiores pintores holandeses do século XVII, e mesmo sendo tão randiosa, sua obra permaneceu esquecida até meados do século XIX. Somente 35 de suas telas são conhecidas e nenhuma parece ter sido vendida.
Uma grande parte de seus trabalhos retratam cenas domésticas com uma ou duas figuras lendo, escrevendo ou tocando instrumentos musicais. A utilização da luz pelo artista sempre foi feita de forma esplendorosa e suas pinturas transmitiam muita paz, talvez devido às suas próprias meditações e análises do mundo que o cercava. Suas telas apresentam grande precisão na composição e na representação do espaço.
Jan Vermeer faleceu em 1675, em Delft, aos 43 anos.
Fonte de pesquisa: www.arteehistoria.com.br

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
Primeira parte:
-Leitura do texto.
-Pintura com lápis de cor da “Moça do brinco de pérola” , sem mostrar como é a pintura original.
-Após a pintura, mostrar para os alunos as cores da pintura original.


Moça do brinco de pérola - Vermeer
Segunda parte:
Levar cópias de obras de arte:
Reprodução das obras de arte com:
-Colagem de papel ou cascas de ovos, lãs, tecidos, folhas secas...
-Desenho com lápis ou carvão (pode ser de brasa)
-Pintura com guache ou outra tinta
-Pintura com flores...
-Recolher os trabalhos
-Veja alguns modelos, os alunos tem muita criatividade, com certeza saberão fazer a releitura de forma muito criativa.
Terceira parte:
Trabalho em grupo:
-Os alunos deverão pesquisar biografias de outros pintores:
-Apresentar oralmente a biografia do pintor num cenário como o de alguma tela famosa do artista. Apresentar os personagens atrás de uma moldura caracterizados como na pintura. Atrás da pessoa colar um fundo como o fundo da tela original.
Exemplo com a Monalisa
Fotografar o a-luno caracterizado durante a apresentação.
-Marcar uma data para entregar a foto e o texto da biografia digitados


Quarta parte:
Exposição de trabalhos:
-Exposição dos trabalhos da segunda e da terceira parte da sugestão.
-Uma biografia resumida do artista deverá ser colada ao lado da foto, ou os alunos do trabalho explicam aos visitantes.
- Exposição de fotos de manifestações artísticas populares. Veja um exemplo:
Jhoni Morgado pintou esta Monalisa numa singela residência 
em Alto Piquiri, sua terra natal.




Versões da Monalisa encontradas na Internet



15 comentários:

Antônio P. Andrade disse...

São trabalhos criativos, que dão vazão ao uso do dialogismo (Bakhtin) e da intertextualidade (Kristeva). Muito interessantes.

Cle disse...

Olá...sou professora de artes da rede municipal de ensino. Achei bárbaro sua pesquisa e organização "das Monalisas", seria possível tu me mandar o Slide por e-mail, gostaria de trabalhar com meus alunos.
Grata
Cleciane
cle_taruhn@hotmail.com

terezinha bordignon disse...

Já enviei o slide das monalisas.

Que artista heim? É muito lindo o seu trabalho. Parabéns.

Lucia disse...

Não sou da ares de artes, mas achei excelente essa atvidade
Parabens

jhoni morgado disse...

então fiquei muito surpreso ao ver a foto de uma monaliza que pintei a alguns anos atras nessa singela cidade e fiquei muito feliz mesmo isso mostra o verdadeiro poder da arte,meu nome e jonata da silva,e sou nascido em alto piquiri e esse ano no dia 16 de julho fui vencedor do maior concurso de arte do brasil com a maior participação de municipios 240 mais de 800 artistas chamado mapa cultural paulista o maior premio que a cidade que representei guaruja ja conseguiu em toda sua estoria gostari que se possivel isso fosse divulgado ai que conserteza iria servir de inspiração para muit a gente se fiquei muito feliz mesmo ate porque nessa epoca nao tinha dinheiro pra comprar uma camera e sem palavras,hoje sou um artista reconhecido em todo estado de sao paulo e consegentemente no brasil e exterior,minha trajetoria ainda e curta mas tenho certeza que estou muito perto dos grandes artistas ;jhoni morgado,guaruja sao paulo

Anônimo disse...

Oi sou professora de ensino fundamental e medio, sera que possivel me mandar os slids, estou trabalhando com meus alunos releitura da monalisa e achei muito interessante se puder fico grata, veramallaggi@hotmail.com

terezinha bordignon disse...

Oi Vera É fácil Obter, entra no seguinte endereço e baixo e slide

http://www.slide.com/r/YlXcXtdX4j9yAVXNXStyRRWelBteZ0dl?map=2&cy=bb

Um bom trabalho

lindinalva disse...

Ola sou coordenadora de arte e linguas, adorei essa aula gostaria q vc me os slaides por email para que eu possa passar para os meus coordenados. Brigada.
lindy.morais@hotmail.com

Matheus Cruz disse...

Muito boa a técnica. É, realmente, preciso que haja uma mudança no modo de ensinar, do contrário, a educação continuará decaindo.

Projovem Redentora disse...

Oi sou professora de ensino fundamental e medio, sera que possivel me mandar os slids, estou trabalhando com meus alunos releitura da monalisa e achei muito interessante se puder fico grata, tatieichsttat@hotmail.com

terezinha bordignon disse...

Amiga
Você não é a primeira pessoa que me solicita o slide da monalisa, mas infelizmente não consegui atendê-la. Quando fiz o slide no www.slide.com, eu não sabia da dificuldade para baixar o slide. O site só permite a postagem em outro site, não dá nem para enviar por email. Eu tentei fazer outro slide no site http://www.slideshare.net/ , então baixei as fotos da monalisa e gravei em JPEG. Apesar disso, não dá mais para usar as fotos, é preciso procurá-las de novo na Internet, o que leva muito tempo. Comecei uma faculdade de Artes Visuais e este ano peguei umas aulas. Pensei em usar meu slide, mas eu também não consegui.
Desculpe pelo transtorno.

adriana disse...

adorei esse site, estou aprendendo muito .obrigada se possível gostaria sim de receber mais ideias pois sou professora de artes e amo o que faço, adoro trabalhar com teatro,tenho 5 peças maravilhosas, como O FANTASMA DA ÓPERA, O PEQUENO PRÍNCIPE, ROMEU E JULIETA, BELA E A FERA,CINDERELA ,dentre outros se tiver algum por favor me envie e se puder ajudar ,estou aqui , obrigada.bjos

terezinha bordignon disse...

Adriana, atualmente meu blog está parado. Não tenho tido tempo nem para respirar direito. Ideias surgem de vez em quando, mas escrevê-las não tem sido possível. Como eu disse no comentário anterior, estou estudando faculdade, fazendo uma pós e lecionando. Imagine só a minha situação.

Marciele Pauloski disse...

Parabéns, adorei suas propostas de trabalhar a arte.
É uma forma criativa, e lúdica de incluir as artes na educação, saindo da "mesmice"

Amantes de Livros disse...

Ana Paula
Estou trabalhando com o filme A Moça com Brinco de Perola, e adorei a ideia de fazer uma reeleitura da obra usando o próprio aluno.