Dedico este blog aos poetas, sonhadores, sábios pesquisadores, idealistas, aos que apreciam a arte e a todos que descobiram a inteligência como Dom de Deus e que usam seus talentos e dons para realizar causas nobres em benefício da humanidade.
Pesquisa personalizada

25 de maio de 2008

Dinâmicas de leitura


O QUE VOCÊ DIZ

a) O Professor solicita a um aluno que complete livremente, com suas idéias, a frase: ”O que o texto me diz:...”;

b) O professor solicita a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo ao texto:...”;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: “O que eu digo a meus colegas:...”


Observações:

1a.) a dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases;

2a.) a etapa c, especialmente, estimula a criatividade do aluno;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições a aprendizagem e manifestando percepções pessoais.



RESPONDA DIFERENTE

a) O Professor solicita a um aluno que elabore uma pergunta sobre o texto;

b) O Professor solicita a outro aluno que responda à pergunta feita pelo colega;

c) O Professor solicita a um terceiro aluno que responda à mesma pergunta de uma outra maneira. Esta outra maneira poderá ser|:

c.1) Com outra informações;

c.2) Substituindo palavras por outras, que poderão ser sinônimas, ou não;

c.3) Invertendo a ordem das palavras;

c.4) Falando com uma entonação especial de voz;

c.5) Expressando a resposta por gestos;

c.6) Expressando a resposta por desenhos e sinais, ou por figuras etc. O aluno usará, então, sua criatividade;

d) O Professor solicita ao primeiro aluno (que elaborou a pergunta) que diga qual das duas formulações de resposta prefere e por quê.


Observações:

1a.) O Professor poderá comentar a pergunta, as duas formulações da resposta e, também, s preferência manifestada pelo aluno que elaborou a pergunta;

2a.) A dinâmica poderá ter continuidade com a elaboração de uma nova pergunta;

3a.) Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

Fonte de Pesquisa: DINÂMICAS DE LEITURA PARA SALA DE AULA de Mary Rangel, Editora Vozes

10 comentários:

Professor Sérgio disse...

Muito bom!Continue publicando outras dinâmicas de leitura,pois a mesma é chave de aprendizagem para as demais disciplinas...Por favor,corrija o nome da editora que é Vozes e não vozes.Uma ótima semana para a senhora.
Professor Sérgio

terezinha bordignon disse...

Professor

Eu não havia percebido, obrigada por me avisar.

DIANA disse...

Parabéns Professora Terezinha!
Suas dinâmicas de leituras são ótimas. Estou trabalhando com meus alunos também.
Penso que se todos nós professores, dermos nossas mãos em favor do aprendizado dos nossos alunos, teremos uma educação bem melhor.
Abraços...
Professora Diana.

Cristiano disse...

Professora Terezinha,

Parabenizo-lhe pela seleção de dinâmicas, gostei bastante...

Espero que continue publicando mais dinâmicas, ajudando principalmente pessoas como eu que não tenho acesso ao livro de Mary Rangel.

Muito Obrigado!

soniasutton disse...

Gosto muito deste blog!

Discípula de Jorge Ben Jor disse...

Obrigada por compartilhar!!!
Isso me faz acreditar cada vez mais na educação e de que td é possível qd cremos!

Parabéns!!!!!

"Nós não podemos fazer grandes coisas. Apenas pequenas coisas com grande amor." (Madre Teresa)

Tia paty disse...

Nossa eu adorei as dinâmicas, muito legal.
Obrigada pela a idéia.

Anônimo disse...

Adorei, mas indique o tipo de texto!

terezinha bordignon disse...

Você pode utilizar essa dinâmica para qualquer turma, desde as séries iniciais até o segundo grau. O tipo de texto depende da série em que você vai aplicar, pode ser uma fábula, um texto humorístico, uma narrativa ou outro.

Tany Andreia Bento dos Santos disse...

Gostei muito
Obrigada por compartilhar!!!