Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

5 de outubro de 2006

Como resumir texto



1. Ler todo o texto.
2. Reler, sublinhando frases ou palavras importantes.
3. Identificar as idéias principais e essenciais, apenas a informação central..
Observar:
. De quem se fala.
. O que se fala.
. Quais os exemplos.
. Se há idéias contrárias.
. O que dizem essas idéias.
. O tempo.
. O lugar.
. As características das pessoas
. As causas, etc.)

4. Excluir informações adicionais de menor importância e detalhes de pouca significação.

5. Não escrever diálogos, descrições detalhadas, cenas ou personagens secundárias.
Somente personagens, ambientes e ações mais importantes.
6. Registrar apenas o que o autor escreveu, com palavras suas, sem comentar as idéias.
Sem usar expressões como "segundo o autor", "o autor afirmou que".
7. Resumir de cada parágrafo, porque cada um encerra uma idéia diferente.
8. Ler os parágrafos resumidos e observar se todas as partes estão bem ligadas e formam um todo.
9. Observar as palavras que fazem a ligação entre as diferentes idéias do texto:
"por causa de", "assim sendo", "além do mais", "pois", "em decorrência de", "por
outro lado", "da mesma forma".
10.O resumo não deve ultrapassar 20% da extensão do texto original, no máximo a metade do texto.
11.O resumo tem três partes: (Podem ser escritas num único parágrafo)
Introdução: Frase que introduz o assunto e resume tudo que será falado.
Desenvolvimento: Resumo das idéias principais, ligeiramente comentadas.
Conclusão: Frase que sintetiza tudo.
Um presente muito especial
João não via a hora que chegasse seu aniversário, no inicio do mês de agosto. Contava os dias, as horas e os minutos, pois sabia que ganharia um jogo eletrônico, pelo qual esperava com tanta ansiedade.
O tempo passou lentamente, mas finalmente chegou o dia tão esperado. Ao acordar, olhou para o lado e junto à sua cama estava o brinquedo de seus sonhos.
Súbito saltou da cama, deu pulos de alegria e correu para chamar o irmão e mostrar-lhe seu presente. Seus olhos brilhavam de satisfação quando, juntamente com o irmãozinho, começou a brincar.
Durante toda a tarde não saíram de perto do novo brinquedo. Foi só quando já estava quase escurecendo que lembraram de convidar um amigo de João, o qual morava no mesmo prédio, para brincar com eles.
Assim que telefonou para o amigo, ele correu para o apartamento e os três brincaram até a hora do jantar.
RESUMO:
João aguardava ansiosamente pelo dia do seu aniversário, no inicio do mês de agosto, pois ganharia um jogo eletrônico. Ao acordar, nesse dia, encontrou o presente. Foi correndo mostrá-lo a seu irmão, com o qual brincou durante toda a tarde. Lembrou-se de telefonar para um amigo que morava no mesmo prédio. chamando-o para brincar também. Os três se divertiram muito com o jogo até a hora do jantar.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Resumir o texto abaixo:
TRAUMA SUPERADO

Era uma vez uma pata que não queria mais ter filhos para não engordar. Decidiu chocar seus três ovos numa chocadeira comunitária. Dois patinhos nasceram bonitos, muito vistosos. O último nasceu feio, raquítico, porque faltou energia elétrica na sua hora de nascer. Quase morreu, coitado! Deram-lhe o nome de Patinho Feio.
Depois de uma semana do nascimento, mamãe pata foi à piscina do Piquiri Country Clube com seus jovens filhos. Todos muito felizes no primeiro banho, pularam do trampolim. Patinho Feio quase morreu afogado, pois era muito magro e suas penas escassas. Seus irmãos e sua mãe, envergonhados e com mania de grandeza, ignoraram o fato. Por sorte o pobrezinho encontrou uma bóia e saiu do perigo. Enquanto isso, mamãe pata bronzeava suas penas ao sol tomando Sprit gelada e seus irmãos tomando Coca-cola e comendo X salada.Patinho Feio reclamou de fome e sede, mas só recebeu Q. Suco e Miliopã.
Numa manhã, Mamãe pata foi ao shopin center de Umuarama comprar óculos de sol para si, “walkman” para seus dois belos filhos e sandálias havaianas para Patinho Feio. Todos que o viram o acharam horrível. Um grupo de patos funks deram-lhe golpes de karatê na cabeça. Sua mãe nem tentou defendê-lo. Teve que fugir para não morrer.
O tempo foi passando... tudo piorava. O patinho tornou-se um adolescente revoltado. Cansado com tanta discriminação, decidiu tirar passaporte . Sem dinheiro, escondeu-se no porão de um navio e viajou para os Estados Unidos da América. Durante a viagem, passou muita fome. Para comer tinha que roubar comida.
Nos Estados Unidos arrumou emprego de garção e aperfeiçoou-se em natação. Ficou adulto, forte, com belas plumas. Tratou-se por um ano com um analista e teve seu trauma quase superado, pois ainda não tinha coragem para se olhar num espelho. Ganhou uma quantia milionária num cassino de Las Vegas e voltou para o Brasil.
Aqui chegando, retornou à piscina onde nadou quando criança. Olhou para a água e viu um cisne muito belo. Era sua imagem refletida na água. Nesse instante curou-se completamente do trauma. Seu complexo de inferioridade terminou.
Agora é um executivo famoso de uma empresa multinacional. Tem mansão, piscina de hidromassagem, BMW, esposa e belos filhos. Realizou todos os seus sonhos, dizem que ele tem até um clube particular.

10 comentários:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)