Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

10 de outubro de 2006

Um blog


Há tempos procurava algo com que me identificasse. Tive a idéia de passar adiante coisas que vivencio e aprendo, como também alguma experiência de professora, de sala de aula mesmo. Pensei muito, mas não sabia como. Surgiu uma luz. Por que não um blog? Mas como? Blog é para jovem! – pensei. Juntando muita curiosidade e cinco minutos de explicação de meu afilhado, iniciei sua criação. Consegui o primeiro blog, que não deu certo. Aproveitando os arquivos e aprendendo com os próprios erros, surgiu o Sala de Aula. Gostei.

Está direcionado aos professores de Língua Portuguesa e Ensino Religioso Interconfessional que buscam diversificar suas aulas e não têm muito tempo para isso. Também pretende facilitar o preparo de aulas para os professores iniciantes, talvez ainda um pouco inseguros. O Blog não tem compromisso com seqüência de conteúdos, outros blogs já fazem isso. Como gosto de fotografia, pintura, artesanato e culinária..., decidi publicar sobre isto também, penso que assim não fica cansativo para o visitante nem para mim.

Não sou escritora. Pode ser que você conheça muitos dos textos publicados, o que não significa que devem ser descartados. Muitos deles são aulas que preparei durante minha vida profissional, claro que fiz uma adequação, ilustrando-os com fotos. Analise, você tem a opção de escolher. Além do mais, estão aí, prontinhos. O trabalho de preparar as aulas exige silêncio, abstração, mas na maioria das vezes é feito, no local de trabalho, no barulho: sirenes, barulho de crianças, um colega que chega ou sai da sala dos professores, um funcionário colando um recado, ou que realiza a limpeza na hora que você está mais inspirado, e adeus concentração. Utilize algumas aulas prontas, é só imprimir e adaptar à sua maneira. Desconsidere o que não lhe for útil e diminua o tempo gasto na preparação das aulas.

Já me disseram que eu não ganho nada publicando blog, mas todo professor sabe que quem ensina, não perde nada. Ao contrário, ganha experiência, atualiza-se, revê. Pretendo publicar novas postagens todos os meses. Não pense que é fácil. Pode ser que com o tempo eu me canse de publicar este blog. Mesmo que isso aconteça, já valeu a pena, pois sei que pude ser útil a alguém.

Terezinha Bordignon

4 comentários:

  1. Olá colega,

    Também sou professora de Portugues e adorei visitar o seu blog. Foi para mim também um ótimo exemplo e ótimas as idéias.

    Parabéns!

    Ana Valéria

    ResponderExcluir
  2. Tb estou adorando o seu blog...
    São idéias geniais, textos simples e muito significativos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Procurando aulas, achei seu blog. Excelente sua idéia, parabéns. Sou professora de Ciências e posso aproveitar suas idéias. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é um dos mais inteligentes e criativos blogs sobre língua portuguesa...Muitas vezes recorro a ele para dar minhas aulas e os alunos gostam muito! PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)