Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de março de 2007

Dia internacional da mulher


Oito de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Nada mais justo, já que nas últimas década vem conquistando um espaço cada vez maior numa sociedade tipicamente machista. Esse avanço tem sido lento e gradual, graças a sua competência, força de vontade, sonho e persistência em busca dos seus objetivos. Ainda enfrenta preconceito no mercado de trabalho e na política, mas pede respeito. Quer garantir igualdade entre os sexos.

A mulher tem conquistado espaço porque comparada ao homem tem uma vantagens: a maternidade. Isto a fez desenvolver o seu lado intuitivo. Toma decisões rápidas, demonstra maior afetividade. O fato de ter sido inferior na história a fortaleceu ainda mais. Não mede esforços para atingir sua realização pessoal. Estuda mais que os homens, esforça-se, está mais preparada, sabe impor seu ponto de vista, enfrenta desafios, não tem medo de competir, é persistente.

Na realidade, mulher e homem possuem suas características próprias. Um é complemento do outro. Ambos são indispensáveis, têm o mesmo valor, só que a persistência e teimosia feminina, nessa sociedade machista sempre foi motivo para desvirtuar a mulher. A fábula de La Fontaine ilustra o ponto de vista da época em que foi escrita e que perdura até os dias atuais.

T. Bordignon

A MULHER AFOGADA

Uma mulher, ao atravessar um rio, afogou-se e desapareceu. O marido mui extremoso andava a procurá-la, pois queria dar-lhe uma sepultura decente e cristã.

Um grupo de pessoas passeava junto à margem do rio. O marido pergunta a um e outro se acaso não tinham visto o corpo da esposa ou ao menos algum vestígio que lhe pudesse orientar a busca.

_ Não vi nada, _ dizia um _ talvez tenha seguido a correnteza que é muito forte, procurai mais abaixo.

_ Não, _ replica um outro _ é melhor fazer o contrário; procurai rio acima, talvez a acheis. Por mais veloz que seja o declive da corrente, o espírito de contradição, inato nas mulheres, lhe terá feito certamente abandonar o rumo certo só para vos fazer uma pirraça.

La Fontaine

2 comentários:

  1. Tenho percebido que os homens andam perdidos ultimamente, não sabem como lidar com essa nova mulher que não aceita o machismo deles.

    ResponderExcluir
  2. Será que somos assim, tão mázinhas?! rsrsrss

    Os desencontros entre ambos os sexos ainda estão longe de acabar...

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)