TRANSLATE

Busque arquivos antigos

1 de março de 2007

Dia internacional da mulher


Oito de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Nada mais justo, já que nas últimas década vem conquistando um espaço cada vez maior numa sociedade tipicamente machista. Esse avanço tem sido lento e gradual, graças a sua competência, força de vontade, sonho e persistência em busca dos seus objetivos. Ainda enfrenta preconceito no mercado de trabalho e na política, mas pede respeito. Quer garantir igualdade entre os sexos.

A mulher tem conquistado espaço porque comparada ao homem tem uma vantagens: a maternidade. Isto a fez desenvolver o seu lado intuitivo. Toma decisões rápidas, demonstra maior afetividade. O fato de ter sido inferior na história a fortaleceu ainda mais. Não mede esforços para atingir sua realização pessoal. Estuda mais que os homens, esforça-se, está mais preparada, sabe impor seu ponto de vista, enfrenta desafios, não tem medo de competir, é persistente.

Na realidade, mulher e homem possuem suas características próprias. Um é complemento do outro. Ambos são indispensáveis, têm o mesmo valor, só que a persistência e teimosia feminina, nessa sociedade machista sempre foi motivo para desvirtuar a mulher. A fábula de La Fontaine ilustra o ponto de vista da época em que foi escrita e que perdura até os dias atuais.

T. Bordignon

A MULHER AFOGADA

Uma mulher, ao atravessar um rio, afogou-se e desapareceu. O marido mui extremoso andava a procurá-la, pois queria dar-lhe uma sepultura decente e cristã.

Um grupo de pessoas passeava junto à margem do rio. O marido pergunta a um e outro se acaso não tinham visto o corpo da esposa ou ao menos algum vestígio que lhe pudesse orientar a busca.

_ Não vi nada, _ dizia um _ talvez tenha seguido a correnteza que é muito forte, procurai mais abaixo.

_ Não, _ replica um outro _ é melhor fazer o contrário; procurai rio acima, talvez a acheis. Por mais veloz que seja o declive da corrente, o espírito de contradição, inato nas mulheres, lhe terá feito certamente abandonar o rumo certo só para vos fazer uma pirraça.

La Fontaine

2 comentários:

  1. Tenho percebido que os homens andam perdidos ultimamente, não sabem como lidar com essa nova mulher que não aceita o machismo deles.

    ResponderExcluir
  2. Será que somos assim, tão mázinhas?! rsrsrss

    Os desencontros entre ambos os sexos ainda estão longe de acabar...

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)