Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

10 de julho de 2007

Fábula


O GATO VELHO E A RATA NOVINHA


Uma ratinha ingênua e inexperiente, ao sair da sua toca teve a infelicidade de cair nas garras de um velho gato sabido. Mas, julgando que podia enternecê-lo, com sua vozinha flébil e mimosa implora clemência.

_ Deixa-me viver; será acaso pesada a carga para esta despensa um ratinha tão insignificante como eu, que tão pouco se alimenta? Vê, um simples grão de trigo é bastante para meu estômago e uma pequenina noz já me engorda; achas que com isso matarei de fome o dono, a dona e demais gente dessa casa? Não creio! Deixa-me viver mais algum tempo, agora estou muito magra ainda, mas quando crescer e ficar mais gordinha, terás em mim um delicioso petisco para teus senhores filhos; reservai pois esta regalia!

Esta e outras coisas dizia a pobre ratinha, pensando comover o velho gatão; mas este respondeu:

_ Não há dúvida que te enganaste. Justamente a mim é que se dizem tais coisas? É o mesmo que falar a um surdo! Gato e velho, perdoar alguém! Isto jamais aconteceu. De acordo com a lei em vigor neste mundo, vais morrer e passar para meu bucho; vai discursar lá dentro, que não te faltará ensejo. Quanto aos meus filhos, não terão dificuldade em encontrar outros manjares por aí, não lhes falta estofo. _ Assim dizendo, abocanhou a ingênua tragando-a de uma só vez.

Eis o sentido moral conveniente a esta fábula:

“A mocidade ilude-se que pode conseguir tudo, pois não se dá conta que a velhice é implacável”.

La Fontaine


O GATO VELHO E A RATA NOVINHA

Uma rata novinha e inexp’riente,
Tentando enternecer um velho gato:

“Não me comas, dizia; sê clemente!...
Pequena sou, a fome não te mato!
Espera uns meses mais; bela pitança
Em mim terão teus filhos!

_ Perdoar,
Um gato, e gato velho? Louca esp’rança!
Não te deixo aos filhos meus um tal manjar!”

Tudo julga alcançar a mocidade,
E é cruel a velhice, na verdade!

Alberto França


2 comentários:

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)