Há tempos deixei de abastecer este Blog, mesmo assim ele continua ativo, servindo de inspiração para muitos professores. Se você chegou até aqui, saiba que os conteúdos aqui postados são aulas que preparei para mim. Eu não quis guardar minhas experiências, pois sei que a maioria dos professores não têm muito tempo. Aproveite. Blog criado em 18/09/2006

TRANSLATE

Busque arquivos antigos

24 de novembro de 2007

Combate à dengue


Recebi do leitor deste blog, Eduardo Sales, um Power Point sobre uma fórmula fácil, barata e eficaz de combater a dengue. Eu me senti na obrigação de publicar sobre assunto, pela gravidade que o mesmo apresenta. Muitas vezes ouvimos falar da doença, mas não temos consciência do perigo. Pesquisei na INTERNET sobre a doença e encontrei umas imagens. Fiquei chocada com o que vi. Decidi publicá-las também. Pode ser que o leitor também fique chocado como eu, mas o objetivo não este, e sim mostrar o risco que nossa família, nossos amigos e cada um de nós corre e ajudar no combate, enquanto ela não se manifestou dentro de nossas casas.
O QUE É A DENGUE?
Doença de inicio repentino caracterizado por febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, dores musculares e em alguns casos vermelhidão na pele.

Agente Infeccioso: vírus da dengue
Reservatório: homem
Vetor:Mosquito Aedes Aegypthi
Transmissão:picada do mosquito infectado

O Verão está chegando e com as chuvas e o calor o mosquito se prolifera, ele adora água parada e limpa, portanto atenção aos criadouros:
• pratos de plantas
• pneus velhos
• bromélias
• piscinas
• qualquer recipiente que acumula água.

COMBATE À DENGUE

BORRA DE CAFÉ

Uma cientista paulista, a bióloga Alessandra Laranja, do Instituto de Biociências da UNESP (campus de São José do Rio Preto), durante pesquisa da sua dissertação de mestrado, descobriu que a borra do café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.
O processo é extremamente simples: o mosquito pode ser combatido colocando-se borra de café nos pratinhos de coleta de água dos vasos, no prato dos xaxins, dentro das folhas das bromélias. A borra de café, que é produzida todos os dias em praticamente todas as casas tem custo zero. O único trabalho é o de colocá-la nas plantas, inclusive sendo jogada sobre o solo do jardim e quintal.
Os especialistas em saúde pública, entre eles médicos sanitaristas, estão saudando a descoberta de Alessandra, uma vez que, além da ameaça da Dengue 3, possível de acontecer devido às fortes enxurradas de final de ano, surge outra ameaça, proveniente do exterior: a da Dengue tipo 4.
Conforme explica a bióloga, 500 microgramas de cafeína da borra de café por mililitro de água, bloqueia o desenvolvimento da larva no segundo de seus quatro estágios e reduz o tempo de vida dos mosquitos adultos.
Em seu estudo, ela demonstrou que a cafeína da borra de café altera as enzimas esterases, responsáveis por processos fisiológicos fundamentais como o metabolismo hormonal e da reprodução, podendo ser essa a causa dos efeitos verificados sobre a larva e o inseto adulto.
A solução com cafeína pode ser feita com duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água, o que facilita o uso pela população de baixa renda e pode ser aplicada em pratos que ficam sob vasos com plantas, dentro de bromélias e sobre a terra dos vasos, jardins e hortas.
O mosquito se desenvolve até mesmo na película fina de água que às vezes se forma sobre a terra endurecida dos jardins e hortas, também na água dos ralos e de outros recipientes com água parada (pneus,garrafas, latas, caixas d’ água etc.).
"A borra não precisa ser diluída em água para ser usada", diz a bióloga. Pode ser colocada diretamente nos recipientes, já que a água que escorre depois de regar as plantas vai diluí-la. Ou seja: ela recomenda que a borra de café passe a ser usada, também, como um adubo ecologicamente correto.
Atualmente, o método mais usado no combate ao Aedes Aegypti é o aspersão dos inseticidas organofosforados, altamente tóxicos para homens, animais e plantas.

DENGUE HEMORRÁGICA



2 comentários:

  1. L i n k s & S i t e s
    Seleção dos melhores Sites do Brasil!
    http://www.lksites.com

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    - Link Atualizado. Ok!

    Você continua fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está entre
    os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item:

    " CANAL 3 " => Blog = Letra S

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.lksites.com/selo

    Um abraço,
    Dário Dutra

    http://www.lksites.com/
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  2. As pessoas não podem descuidar desse tipo de prevenção.... saúde pública deve ser levada à sério.

    Mais um tema importante a ser divulgado.

    Beijos

    p.s. Quanto ao menino encontrado... que horror, heinn!
    Vou divulgar também.

    ResponderExcluir

A humanidade é um oceano. Se algumas gotas estão sujas, isso não significa que ele todo ficará sujo. (Mahatma Gandhi)